Direita volta ao poder. Maioria absoluta para Nova Democracia na Grécia

ORESTIS PANAGIOTOU

O líder do Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis

As primeiras projeções de resultados das eleições de hoje na Grécia indicam uma confortável vitória para o partido conservador Nova Democracia, de Kyriakos Mitsotakis, com quase 40% dos votos.

As projeções oficiais assinalam que o partido da Nova Democracia ganhou as eleições com 39,8% dos votos contra os 31,6% de votos para o partido até agora no poder no país, o Syriza, de Alexis Tsipras.

Ainda de acordo com as primeiras projeções, o partido da Nova Democracia poderá ter conseguido um número de lugares no parlamento Grego suficiente para formar Governo sem necessitar de fazer coligação com outros partidos.

Os gregos foram hoje a votos numas eleições legislativas antecipadas em relação às quais a generalidade das previsões já apontavam o fim da experiência de quatro anos de um Governo dominado pelo partido de esquerda Syriza e pelo regresso ao poder da direita conservadora.

A Nova Democracia repete a vitória registada nas eleições europeias de 26 de maio passado e nas regionais e municipais que decorreram em simultâneo, com segunda volta em 02 de junho.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reconheceu a sua derrota nas eleições legislativas antecipadas de hoje e felicitou o vencedor, o líder da Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, noticia a agência EFE.

Numa conversa telefónica, ambos os líderes acordaram que a transferência de poderes será feira na segunda-feira, imediatamente após Mitsotakis tomar posse perante o Presidente grego, Prokopis Pavlópulos, numa cerimónia que está prevista para as 13:00 locais (11:00 em Lisboa), segundo a mesma fonte.

// Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Os gregos aprenderam à sua custa. Nós, portugueses,só não aprenderemos com a experiência dos gregos se não quisermos.

  2. Agora que a Grécia está na miséria, vêm a direita para pôr as contas em dia e vai zangar o povo, pois vai fazer apertos de cinto… vamos apostar?

      • Claro, exactamente como cá: ninguém tem nada a ver com os problemas do país, a quem quer que se pergunte, a resposta é “a culpa é do governo anterior”…

  3. …..sempre achei que, tanto lá como cá, o pessoal está mais habituado, em maioria absoluta, a usar a direita. Nem mesmo o dinossauro Jerónimo, nunca encontrou jeito em usar a esquerda (…..fosse para o que fosse…….!). E nos tempos que correm a esquerda-caviar, também nao parece ajeitar-se com a…….dita. Não digo mais nada, senão sai…….asneira!!

  4. Oxalá que a Grécia encontre o Rumo certo! A esquerda e “pseudo-esquerda” Gregas falharam…
    FELIZMENTE PORTUGAL ESTÁ NO BOM CAMINHO…

      • Para algures… em parte incerta…
        Eu diria a caminho do próximo grande buraco. Com o enorme aumento da despesa corrente que este governo fez, quando as receitas fiscais caírem em consequência do arrefecimento económico internacional, o buraco está de volta… e em força. Viva o Costa, Centeno & Cia, Lda

  5. Esquerda ou direita, o que importa?
    O que lixa tudo são os que acumulam riqueza à custa de milhares. Os intocáveis. Já sei, já sei: vão dizer que este meu discurso é de “esquerdalha”. Seja do que for, é válido. E podem crer que estes tais “intocáveis” o vão continuar a ser venha que governo vier. O dinheiro compra tudo e escapam-se sempre pelo intervalo dos pingos. É assim em todo o lado. É pena é não vermos isto e depois irmos a correr atrás de opções que trazem agarradas algumas facções com soluções extremas.

RESPONDER

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …