Direita volta ao poder. Maioria absoluta para Nova Democracia na Grécia

ORESTIS PANAGIOTOU

O líder do Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis

As primeiras projeções de resultados das eleições de hoje na Grécia indicam uma confortável vitória para o partido conservador Nova Democracia, de Kyriakos Mitsotakis, com quase 40% dos votos.

As projeções oficiais assinalam que o partido da Nova Democracia ganhou as eleições com 39,8% dos votos contra os 31,6% de votos para o partido até agora no poder no país, o Syriza, de Alexis Tsipras.

Ainda de acordo com as primeiras projeções, o partido da Nova Democracia poderá ter conseguido um número de lugares no parlamento Grego suficiente para formar Governo sem necessitar de fazer coligação com outros partidos.

Os gregos foram hoje a votos numas eleições legislativas antecipadas em relação às quais a generalidade das previsões já apontavam o fim da experiência de quatro anos de um Governo dominado pelo partido de esquerda Syriza e pelo regresso ao poder da direita conservadora.

A Nova Democracia repete a vitória registada nas eleições europeias de 26 de maio passado e nas regionais e municipais que decorreram em simultâneo, com segunda volta em 02 de junho.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reconheceu a sua derrota nas eleições legislativas antecipadas de hoje e felicitou o vencedor, o líder da Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, noticia a agência EFE.

Numa conversa telefónica, ambos os líderes acordaram que a transferência de poderes será feira na segunda-feira, imediatamente após Mitsotakis tomar posse perante o Presidente grego, Prokopis Pavlópulos, numa cerimónia que está prevista para as 13:00 locais (11:00 em Lisboa), segundo a mesma fonte.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Os gregos aprenderam à sua custa. Nós, portugueses,só não aprenderemos com a experiência dos gregos se não quisermos.

  2. Agora que a Grécia está na miséria, vêm a direita para pôr as contas em dia e vai zangar o povo, pois vai fazer apertos de cinto… vamos apostar?

      • Claro, exactamente como cá: ninguém tem nada a ver com os problemas do país, a quem quer que se pergunte, a resposta é “a culpa é do governo anterior”…

  3. …..sempre achei que, tanto lá como cá, o pessoal está mais habituado, em maioria absoluta, a usar a direita. Nem mesmo o dinossauro Jerónimo, nunca encontrou jeito em usar a esquerda (…..fosse para o que fosse…….!). E nos tempos que correm a esquerda-caviar, também nao parece ajeitar-se com a…….dita. Não digo mais nada, senão sai…….asneira!!

  4. Oxalá que a Grécia encontre o Rumo certo! A esquerda e “pseudo-esquerda” Gregas falharam…
    FELIZMENTE PORTUGAL ESTÁ NO BOM CAMINHO…

      • Para algures… em parte incerta…
        Eu diria a caminho do próximo grande buraco. Com o enorme aumento da despesa corrente que este governo fez, quando as receitas fiscais caírem em consequência do arrefecimento económico internacional, o buraco está de volta… e em força. Viva o Costa, Centeno & Cia, Lda

  5. Esquerda ou direita, o que importa?
    O que lixa tudo são os que acumulam riqueza à custa de milhares. Os intocáveis. Já sei, já sei: vão dizer que este meu discurso é de “esquerdalha”. Seja do que for, é válido. E podem crer que estes tais “intocáveis” o vão continuar a ser venha que governo vier. O dinheiro compra tudo e escapam-se sempre pelo intervalo dos pingos. É assim em todo o lado. É pena é não vermos isto e depois irmos a correr atrás de opções que trazem agarradas algumas facções com soluções extremas.

RESPONDER

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …