Direita volta ao poder. Maioria absoluta para Nova Democracia na Grécia

ORESTIS PANAGIOTOU

O líder do Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis

As primeiras projeções de resultados das eleições de hoje na Grécia indicam uma confortável vitória para o partido conservador Nova Democracia, de Kyriakos Mitsotakis, com quase 40% dos votos.

As projeções oficiais assinalam que o partido da Nova Democracia ganhou as eleições com 39,8% dos votos contra os 31,6% de votos para o partido até agora no poder no país, o Syriza, de Alexis Tsipras.

Ainda de acordo com as primeiras projeções, o partido da Nova Democracia poderá ter conseguido um número de lugares no parlamento Grego suficiente para formar Governo sem necessitar de fazer coligação com outros partidos.

Os gregos foram hoje a votos numas eleições legislativas antecipadas em relação às quais a generalidade das previsões já apontavam o fim da experiência de quatro anos de um Governo dominado pelo partido de esquerda Syriza e pelo regresso ao poder da direita conservadora.

A Nova Democracia repete a vitória registada nas eleições europeias de 26 de maio passado e nas regionais e municipais que decorreram em simultâneo, com segunda volta em 02 de junho.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reconheceu a sua derrota nas eleições legislativas antecipadas de hoje e felicitou o vencedor, o líder da Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, noticia a agência EFE.

Numa conversa telefónica, ambos os líderes acordaram que a transferência de poderes será feira na segunda-feira, imediatamente após Mitsotakis tomar posse perante o Presidente grego, Prokopis Pavlópulos, numa cerimónia que está prevista para as 13:00 locais (11:00 em Lisboa), segundo a mesma fonte.

// Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Os gregos aprenderam à sua custa. Nós, portugueses,só não aprenderemos com a experiência dos gregos se não quisermos.

  2. Agora que a Grécia está na miséria, vêm a direita para pôr as contas em dia e vai zangar o povo, pois vai fazer apertos de cinto… vamos apostar?

      • Claro, exactamente como cá: ninguém tem nada a ver com os problemas do país, a quem quer que se pergunte, a resposta é “a culpa é do governo anterior”…

  3. …..sempre achei que, tanto lá como cá, o pessoal está mais habituado, em maioria absoluta, a usar a direita. Nem mesmo o dinossauro Jerónimo, nunca encontrou jeito em usar a esquerda (…..fosse para o que fosse…….!). E nos tempos que correm a esquerda-caviar, também nao parece ajeitar-se com a…….dita. Não digo mais nada, senão sai…….asneira!!

  4. Oxalá que a Grécia encontre o Rumo certo! A esquerda e “pseudo-esquerda” Gregas falharam…
    FELIZMENTE PORTUGAL ESTÁ NO BOM CAMINHO…

      • Para algures… em parte incerta…
        Eu diria a caminho do próximo grande buraco. Com o enorme aumento da despesa corrente que este governo fez, quando as receitas fiscais caírem em consequência do arrefecimento económico internacional, o buraco está de volta… e em força. Viva o Costa, Centeno & Cia, Lda

  5. Esquerda ou direita, o que importa?
    O que lixa tudo são os que acumulam riqueza à custa de milhares. Os intocáveis. Já sei, já sei: vão dizer que este meu discurso é de “esquerdalha”. Seja do que for, é válido. E podem crer que estes tais “intocáveis” o vão continuar a ser venha que governo vier. O dinheiro compra tudo e escapam-se sempre pelo intervalo dos pingos. É assim em todo o lado. É pena é não vermos isto e depois irmos a correr atrás de opções que trazem agarradas algumas facções com soluções extremas.

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …