Tsipras extrema posições e chama criminosos ao FMI e à UE

Julien Warnand / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

Alexis Tsipras, o primeiro-ministro da Grécia, acusa os credores internacionais de terem um plano para “humilhar o povo grego” e de agirem como verdadeiros “criminosos”. Um discurso desafiante e que vem alimentar os receios da saída dos gregos da Zona Euro.

“A Europa deve decidir se quer uma solução que assegure o futuro da Grécia e da Zona Euro ou se quer humilhar o povo grego”, foi desta forma que Alexis Tsipras se dirigiu a elementos do seu partido, o Syriza, reunidos no Parlamento da Grécia para analisarem a difícil situação económica do país.

“Pedem-nos para adoptar um acordo que não apenas não solucionará o problema, mas abismará a economia do país na recessão”, disse ainda Tsipras que coloca assim nas costas dos seus pares da União Europeia a responsabilidade de resolverem o impasse que prossegue nas negociações.

Com a Grécia no limite da bancarrota, o Governo grego joga com os receios da saída da Zona Euro, circunstância de consequências imprevisíveis e que pode acarretar muitos efeitos negativos para todos os Estados membros.

Os credores internacionais exigem ao Governo grego mais cortes, nomeadamente nas pensões, mas Tsipras e companhia não dão sinais de cedência. O primeiro-ministro grego tem argumentado que 45% dos pensionistas gregos já vivem abaixo do limiar da pobreza, recusando assim quaisquer reduções neste domínio.

Mas os ministros do Eurogrupo vão apresentar ao governo de Tsipras números que comprovam que a Grécia é o Estado-membro que mais gasta em pensões, reporta o jornal El Mundo.

De acordo com este diário, o Estado grego dedica ao pagamento de pensões 16,2% do seu PIB, enquanto em Portugal esse valor é de 13,8% e na Holanda de apenas 6,9%.

Os ministros do Eurogrupo vão acenar com estes dados aos responsáveis gregos, na tentativa de os convencerem a fazerem um esforço para, pelo menos, se situarem nos níveis médios da Europa. Falta saber se isso chegará.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O bloco de esqª de lá parece aquele menino dono da bola no recreio… Só se joga qdo e com que ele decide. E qdo um mais ousado lhe tira a bola vai logo ao parlamento dizer “eles são criminosos”!
    Afinal a Grécia é o país da União que maior fatia afecta a pensões! Mais de 16% do pib e nós um pouco menos…

  2. Não gosto lá muito de radicais, mas há um mérito que temos que reconhecer aos ditos: Têm que ter os sobreditos ditos no sítio para sustentarem, totalmente isolados, a sua posição.
    É de facto fácil, desde o início, perceber que é inevitável um acordo. O Euro é como um copo de vidro: Se lhe tirarmos um bocado, só ficam cacos. A seriedade do assunto, aconselha a que não seja tema que sirva para ninguém dar ou tirar, qualquer espécie de “lições”. Afirmações como “Portugal não é a Grécia”, podem fácilmente transformar-se em “A Espanha não é Portugal”, e por aí fora …

    • Talvez os “mercados” já tenham percebido que uma economia a 26 não será contaminada por um único membro só porque é “radical” e a coberto do manto “povo grego” que manifestamente aparece preocupado. Não é razoável evocar o berço da democracia qdo se passa ao lado do facto do facto, de entre outros europeus, o povo português, na penúria, lá ter metido dinheiros…

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …