Trump de volta aos comícios. EUA ultrapassam os dois milhões de casos

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos anunciou, esta quarta-feira, o regresso dos comícios de campanha, suspensos devido à pandemia de covid-19, e que irão decorrer nos estados da Flórida, Arizona, Carolina do Norte e Oklahoma.

Donald Trump nunca escondeu a vontade em voltar a realizar comícios para a sua recandidatura à presidência dos Estados Unidos, que foram suspensos em março devido à pandemia de covid-19. As eleições estão marcadas para 3 de novembro.

Os responsáveis pela campanha eleitoral do Presidente ainda não forneceram qualquer informação sobre as regras sanitárias que vão ser impostas nestes comícios com grande aglomeração de pessoas, de forma a evitar a propagação do vírus.

Em três dos quatro estados em que vão ocorrer os comícios eleitorais, Arizona, Florida e Carolina do Norte, o número de casos de infeções por covid-19 está a aumentar, segundo noticia o jornal New York Times.

“Vamos recomeçar os comícios e provavelmente o primeiro irá ocorrer em Tulsa (19 de junho), Oklahoma. Haverá um comício enorme na Florida, todos eles serão enormes“, explicou o chefe de Estado.

O Presidente norte-americano fez o anúncio durante uma reunião com apoiantes afro-americanos que decorreu, esta quarta-feira à tarde, e que não estava prevista na sua agenda pública.

Este anúncio acontece numa altura em que o país ultrapassou a marca dos dois milhões de infetados com covid-19, segundo a contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins, continuando a ser de longe o país com mais casos no mundo.

De acordo com os números contabilizados diariamente pela universidade, até às 24h30 de quarta-feira (05h30 de quinta-feira em Lisboa) os Estados Unidos registaram 2.000.464 casos de contágio. O país continua a contabilizar perto de 20 mil novos casos por dia.

Desde que a pandemia começou, os Estados Unidos registaram ainda perto de 113 mil mortos. Perto de 520 mil pessoas foram dadas como curadas.

Com meio milhão de testes realizados por dia, os Estados Unidos são, neste momento, o país com maior triagem per capita.

O Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde (IHME) da Universidade de Washington calcula que, no início de agosto, os Estados Unidos venham a registar mais de 145 mil mortes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …