Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. “Apanhe um voo comercial”

Jason Szenes / EPA

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão.

Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos na administração americana para impedir as viagens da democrata Nancy Pelosi com quem mantém um braço-de-ferro por causa do financiamento ao muro na fronteira com o México.

O presidente norte-americano sugeriu que Pelosi deveria concentrar-se no shutdown, a paralisação da administração americana que dura há quase um mês por causa da não aprovação de financiamento do muro na fronteira mexicana.

Isto aconteceu depois de Nancy Pelosi ter pedido ao presidente dos Estados Unidos, na quarta-feira, para adiar o seu discurso anual sobre o estado da nação, que estava marcado para 29 de janeiro.

“Certamente que concordará que adiar eventos de relações públicas é totalmente apropriado”, escreveu Trump esta quinta-feira numa carta dirigida à senadora. Trump cancelou ainda a viagem da delegação americana ao fórum económico de Davos, na Suíça, que vai acontecer durante a próxima semana, pelo mesmo motivo.

O Presidente pôde tomar esta atitude porque tanto uma viagem como a outra iam ser feitas numa aeronave militar. “Obviamente que se quiser fazer a sua viagem num voo comercial, estará certamente no seu direito”, referiu Trump dirigindo-se à presidente da Câmara.

Nancy Pelosi contava ir até ao Afeganistão e a Bruxelas para agradecer aos militares e receber informações sobre a segurança nacional “dos que estão na linha da frente”, indicou o porta-voz da presidente da Câmara, Drew Hammill.

Os serviços federais do governo dos Estados Unidos estão congelados desde 22 de dezembro, fazendo com que este seja o mais longo shutdown da história da política norte-americana.

O Presidente exige que o congresso, agora dominado pelos Democratas, aprove verbas de 5,7 mil milhões de dólares para construir um muro na fronteira mexicana, projeto que é recusado pelo partido.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …

Veneza com "centenas de milhões" de euros de prejuízo por causa das cheias

A cidade de Veneza, com inundações nos últimos dias, voltou este domingo a registar uma maré alta, mas de menor magnitude, tendo as chuvas intensas que afetam Itália levado a alertas para as cidades de …

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …