Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. “Apanhe um voo comercial”

Jason Szenes / EPA

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão.

Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos na administração americana para impedir as viagens da democrata Nancy Pelosi com quem mantém um braço-de-ferro por causa do financiamento ao muro na fronteira com o México.

O presidente norte-americano sugeriu que Pelosi deveria concentrar-se no shutdown, a paralisação da administração americana que dura há quase um mês por causa da não aprovação de financiamento do muro na fronteira mexicana.

Isto aconteceu depois de Nancy Pelosi ter pedido ao presidente dos Estados Unidos, na quarta-feira, para adiar o seu discurso anual sobre o estado da nação, que estava marcado para 29 de janeiro.

“Certamente que concordará que adiar eventos de relações públicas é totalmente apropriado”, escreveu Trump esta quinta-feira numa carta dirigida à senadora. Trump cancelou ainda a viagem da delegação americana ao fórum económico de Davos, na Suíça, que vai acontecer durante a próxima semana, pelo mesmo motivo.

O Presidente pôde tomar esta atitude porque tanto uma viagem como a outra iam ser feitas numa aeronave militar. “Obviamente que se quiser fazer a sua viagem num voo comercial, estará certamente no seu direito”, referiu Trump dirigindo-se à presidente da Câmara.

Nancy Pelosi contava ir até ao Afeganistão e a Bruxelas para agradecer aos militares e receber informações sobre a segurança nacional “dos que estão na linha da frente”, indicou o porta-voz da presidente da Câmara, Drew Hammill.

Os serviços federais do governo dos Estados Unidos estão congelados desde 22 de dezembro, fazendo com que este seja o mais longo shutdown da história da política norte-americana.

O Presidente exige que o congresso, agora dominado pelos Democratas, aprove verbas de 5,7 mil milhões de dólares para construir um muro na fronteira mexicana, projeto que é recusado pelo partido.

  ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …