Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. “Apanhe um voo comercial”

Jason Szenes / EPA

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão.

Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos na administração americana para impedir as viagens da democrata Nancy Pelosi com quem mantém um braço-de-ferro por causa do financiamento ao muro na fronteira com o México.

O presidente norte-americano sugeriu que Pelosi deveria concentrar-se no shutdown, a paralisação da administração americana que dura há quase um mês por causa da não aprovação de financiamento do muro na fronteira mexicana.

Isto aconteceu depois de Nancy Pelosi ter pedido ao presidente dos Estados Unidos, na quarta-feira, para adiar o seu discurso anual sobre o estado da nação, que estava marcado para 29 de janeiro.

“Certamente que concordará que adiar eventos de relações públicas é totalmente apropriado”, escreveu Trump esta quinta-feira numa carta dirigida à senadora. Trump cancelou ainda a viagem da delegação americana ao fórum económico de Davos, na Suíça, que vai acontecer durante a próxima semana, pelo mesmo motivo.

O Presidente pôde tomar esta atitude porque tanto uma viagem como a outra iam ser feitas numa aeronave militar. “Obviamente que se quiser fazer a sua viagem num voo comercial, estará certamente no seu direito”, referiu Trump dirigindo-se à presidente da Câmara.

Nancy Pelosi contava ir até ao Afeganistão e a Bruxelas para agradecer aos militares e receber informações sobre a segurança nacional “dos que estão na linha da frente”, indicou o porta-voz da presidente da Câmara, Drew Hammill.

Os serviços federais do governo dos Estados Unidos estão congelados desde 22 de dezembro, fazendo com que este seja o mais longo shutdown da história da política norte-americana.

O Presidente exige que o congresso, agora dominado pelos Democratas, aprove verbas de 5,7 mil milhões de dólares para construir um muro na fronteira mexicana, projeto que é recusado pelo partido.

ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Farmacêutica Purdue Pharma vai declarar falência

A gigante farmacêutica Purdue Pharma pediu proteção contra credores, sucumbido à pressão dos mais de 2600 processos judiciais de que é alvo, na sequência da crise dos opióides, nos Estados Unidos. A farmacêutica com sede em …

Aliança convida partidos “sem cartão dourado” para 36 debates no Youtube

No dia em que os três canais generalistas irão passar em direto o debate entre Rui Rio e António Costa, o partido de Pedro Santana Lopes lançou um convite a todos os partidos sem …

Metro do Porto e Carris reforçam fiscalização

Com a entrada em vigor dos novos passes, Metro do Porto e Carris estão a reforçar a fiscalização para tentarem baixar os números de fraude e garantir que têm o devido retorno financeiro por aderirem …

Bloco de Esquerda quer aumento gradual das pensões mínimas até ao salário mínimo

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, propôs esta segunda-feira o aumento das pensões mais baixas até ao valor do salário mínimo e defendeu que o rendimento dos filhos não deve contar na atribuição …

Associação Berardo vai contestar arresto de obras de arte

A Associação Coleção Berardo (ACB), proprietária das obras de arte do empresário José Berardo, vai contestar de esta segunda-feira a uma semana o arresto de cerca de 2.200 peças, disse à agência Lusa fonte próxima …

Netanyahu quer anexar "todos os colonatos" na Cisjordânia ocupada

Benjamin Netanyahu afirma que quer "estender a soberania a todos os colonatos", incluindo alguns que sejam importantes para a herança de Israel. Eleições são esta terça-feira. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu esta segunda-feira anexar “todos …

Trump rejeita nova acusação de abuso sexual contra Brett Kavanaugh

O Presidente norte-americano considera que a nova acusação de abuso sexual contra o juiz do Supremo Tribunal dos Estados Unidos é "mentira". Os democratas, por sua vez, pedem que Brett Kavanaugh seja destituído do cargo. De acordo …

Câmara de Cascais quer investir seis milhões de euros no forte onde Salazar caiu da cadeira

A autarquia de Cascais apresentou ao Estado um projeto que passa por dar novo uso ao Forte de Santo António da Barra durante 50 anos. Foi lá que Salazar caiu da cadeira, em 1968. A câmara …

Erros de cálculo que ignoram riscos extremos. Apontadas falhas ao estudo do Aeroporto do Montijo

O geógrafo e investigador Carlos Antunes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa critica o Estudo de Impacte Ambiental do aeroporto do Montijo, considerando que apresenta erros de cálculo e que não prevê os …

Homem morre em Guimarães. Terá sido picado por uma vespa

Um homem de 32 anos morreu em Guimarães depois de uma possível reação alérgica à picada de uma vespa. A vítima entrou em paragem cardiorrespiratória. Um homem de 32 anos morreu no sábado à noite na …