Trump vence em cinco estados, Hillary aumenta vantagem

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O magnata soma e segue com cinco vitórias e já se considera o mais certo candidato do lado republicano. Hillary venceu em apenas quatro estados mas continua em vantagem entre os democratas.

O empresário Donald Trump venceu as primárias realizadas esta terça-feira nos cinco estados onde houve votação, Delaware, Rhode Island, Connecticut, Maryland e Pensilvânia.

O milionário norte-americano continua assim a liderar a corrida entre os republicanos para a nomeação como candidato do partido para as eleições Presidenciais agendadas para novembro.

Do lado democrata, a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, também conquistou quatro vitórias, perdendo apenas para o adversário Bernie Sanders em Rhode Island.

A vitória nesse estado não é, porém, suficiente para que Sanders, senador pelo estado de Vermont, se consiga aproximar da posição vantajosa conquistada por Clinton.

“Estou ansioso pelas catorze prévias que ainda estão para vir”, disse o candidato, em comunicado, depois de felicitar a sua concorrente pelas vitórias de ontem.

No mesmo comunicado, Bernie Sanders declarou a intenção de permanecer na corrida “até o último voto ser dado”, uma vez que o objetivo é chegar à convenção democrata, marcada para julho, “com tantos delegados quanto possível”.

Por seu lado, Hillary Clinton considerou que as últimas primárias fortalecem a vontade do Partido Democrata em enfrentar os republicanos.

“Temos ainda muitas semanas para competir, mas vamos preparar-nos bem para as eleições presidenciais”, afirmou.

Já do lado republicano, Donald Trump admite que foi uma “vitória muito maior do que a que era esperada” e já se considera um presumível candidato.

Esta última vitória pode garantir ao magnata uma vantagem difícil de ser alcançada pelos seus oponentes, o senador Ted Cruz e o governador John Kasich.

Porém, os dois concorrentes não deitam ainda a toalha ao chão porque, no próximo mês de maio, a corrida eleitoral vai concentrar-se em estados “menos amigáveis” para Trump: Indiana, Nebraska, West Virginia, Oregon e Washington.

A partir de junho, mais precisamente no dia 7, haverá votação em seis estados, inclusive na Califórnia, o maior colégio eleitoral do país.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.