Trump tentou exclusivo de vacina contra o Covid-19. Maioria dos casos já são fora da China

Luca Zennaro / EPA

O Presidente norte-americano, Donald Trump, tentou, com elevados incentivos económicos, garantir para os Estados Unidos o direito exclusivo de uma potencial vacina contra o coronavírus, na qual trabalha um laboratório alemão, noticiou o Welt am Sonntag.

Segundo o semanário, trata-se da empresa CureVac, com sede na cidade de Tubinga (Sul), que, em colaboração com o Instituto Paul Ehrlich para Vacinas e Medicamentos Biomédicos, está a trabalhar na elaboração de uma possível vacina.

O jornal, que se baseia em informações de círculos próximos do Governo alemão, assegura que representantes do executivo germânico negociaram com a CureVac para evitar que Trump fique com os direitos exclusivos de uma potencial vacina.

Trump está a fazer tudo o que é possível para conseguir uma vacina para os Estados Unidos, “mas precisamente só para os Estados Unidos”, escreve o dominical, citando fontes próximas do executivo alemão.

O governo alemão está “muito interessado em que se desenvolvam vacinas e princípios ativos contra o novo coronavírus também na Alemanha e na Europa”, confirmou um porta-voz do Ministério da Saúde ao Welt an Sonntag, sublinhando, neste sentido, que o executivo mantém intensas conversações com a empresa CureVac.

A empresa recusou fazer declarações sobre esta suposta “indireta, mas manifesta, disputa comercial”, segundo o jornal.

Pandemia pode durar até 2021

Num relatório divulgado pelo jornal The Guardian, o conselheiro médico do governo britânico prevê que, no pior dos casos, a pandemia de Covid-19 se prolongue até à primavera do próximo ano.

O cenário detalhado também sugere que, no Reino Unido, quatro em cada cinco pessoas vão contrair Covid-19. De acordo com a TSF, o relatório da agência britânica de saúde pública prevê ainda o internamento de 7,9 milhões de pessoas no país.

O perito em epidemiologia acredita que o número de casos confirmados vai cair no verão, mas que por volta de novembro vai voltar a aumentar, tal como acontece com a gripe. Todavia, o vírus vai tornar-se menos grave à medida que o corpo humano vai aumento a imunidade.

O Reino Unido está a preparar um um plano de emergência face ao coronavírus. No domingo, foram registadas mais 14 mortes no país, elevando o número de mortos para 35. No total, são 1.372 infetados. O Governo britânico tem estado sob críticas por não ter ainda decretado o encerramento de estabelecimentos de ensino ou o cancelamento de eventos de grande dimensão.

Numa carta aberta, centenas de cientistas urgiram o Governo britânico a rever a estratégia para combater a pandemia de Covid-19 no país por estar a pôr em risco “milhares de vidas” sem necessidade.

O Governo britânico ativou na quinta-feira a segunda fase do plano de combate à Covid-19, destinada a controlar a propagação do novo coronavírus, exortando as pessoas com sintomas para se auto-isolarem durante uma semana.

Nas medidas anunciadas, o Governo proíbe visitas de estudo ao estrangeiro e aconselha as pessoas idosas, mais vulneráveis a esta doença, a não viajarem em cruzeiros, mas não ordenou a proibição de grandes eventos nem o encerramento de escolas.

Maioria dos casos já são fora da China

A China registou hoje 16 novos casos de Covid-19 e 14 mortes, tendo o número de infeções ficado abaixo das 10 mil como 9.898 doentes infetados com o novo coronavírus. Dos 9.898 pacientes de Covid-19, 3.032 permanencem em estado crítico, disse a Comissão de Saúde da China.

Até ao início de segunda-feira na China (16:00 de domingo, em Lisboa), havia 80.860 infeções diagnosticadas, incluindo 67.749 casos recuperados e 3.213 mortos, acrescentou.

Este domingo, pela primeira vez desde que a doença surgiu na cidade de Wuhan, o número de casos no resto do mundo suplantou os registados na China, escreve o DN.

Todas as 14 mortes registadas no domingo ocorreram na província de Hubei, centro da epidemia, e onde várias cidades foram colocadas sob quarentena, com entradas e saídas bloqueadas.

 

Os números de novas infeções e mortes permaneceram abaixo dos 21 diariamente desde 11 de março, de acordo com as estatísticas oficiais. Em 12 de março, o Governo chinês declarou que o pico das transmissões tinha terminado no país.

Por sua vez, na Coreia do Sul, foram registados 74 novos casos de Covid-19, numa descida pelo quinto dia consecutivo e no segundo dia em que o número de infetados é inferior a 100.

Com os novos casos identificados no domingo, a Coreia do Sul conta 8.236 infetados, incluindo 7.024 que continuam ativos, 1.137 que já tiveram alta hospitalar e 75 mortos.

Dos 74 novos casos, 42 foram identificados em Daegu, a cerca de 230 quilómetros a sudeste de Seul, e na vizinha província de Gyeongsang do Norte, o principal foco do país, informou o Centro de Controlo e de Prevenção de Doenças Contagiosas da Coreia (KCDC).

O Governo sul-coreano já pediu às igrejas em todo o país, algumas das quais celebram serviços religiosos com milhares de fiéis várias vezes ao dia, que suspendam as missas.

Na Argentina, também já estão a ser tomadas medidas de contenção, nomeadamente o fecho de fronteiras e a suspensão das aulas. “Fechámos a fronteira da Argentina. Durante os próximos 15 dias, período que pode ser prolongado, as fronteiras da Argentina ficarão fechadas”, anunciou o Presidente argentino.

“Tomámos esta decisão porque o vírus já não vem só da Europa e começa a afetar países vizinhos. E também porque observámos que, pelas fronteiras terrestres, especialmente pela de Misiones [fronteira com o Brasil e o Paraguai] entram turistas das zonas que nós classificámos como de risco”, explicou Alberto Fernández.

easyJet cancela mais voos

A companhia aérea easyJet anunciou esta segunda-feira novos cancelamentos em consequência das restrições impostas pelos governos devido à pandemia de Covid-19 e por causa da redução na procura de viagens, mas sem especificar quais os voos afetados.

Em comunicado, a empresa explica que “esta tomada de posição reflete a estratégia da companhia que poderá implicar, no limite, a não utilização da maioria da frota easyJet”.

No entanto, a empresa garante que continuará a fazer os voos de repatriamento para que os cidadãos possam regressar aos seus países.

“Para ajudar a mitigar o impacto da Covid-19, estão a ser tomadas todas as medidas para diminuir custos e despesas não vitais para o negócio. A não utilização dos aviões fará baixar significativamente os custos variáveis”, é referido na nota.

Contudo, a easyJet adianta que do ponto de vista financeiro tem um saldo positivo de mais de 1,7 mil milhões de euros. “A easyJet não tem refinanciamentos de dívida com vencimentos até 2022 e os financiadores reconhecem a robustez do seu modelo de negócio”, segundo a empresa de aviação.

Na nota, o CEO da empresa, Johan Lundgren, sublinha que a companhia “está a fazer tudo o que está ao alcance para enfrentar os desafios da Covid-19“.

“Continuamos a operar voos de resgate e repatriamento, onde pudermos, para levar todos para casa, para que possam estar com a família e os amigos nestes tempos difíceis”, salienta.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. A região da Lombardia pede ajuda a Cuba, Rússia e China por não confiar nem ter recebido ajuda alguma da UE.
    Circula uma petição, na Casa Branca, onde os cidadãos pedem ao governo esclarecimentos do motivo do encerramento do laboratório militar Fort Detrick de onde provavelmente terá partido o COVID – 19.

        • O COVID-19 foi uma criação dos russos para eliminarem os chineses. E tudo começou com um pato que levaram para o mercado. Houve um chinês que queria fazer pato à pequim e outro que não sendo grande apreciador o comeu à dentada ainda vivo. A culpa é da Isabel dos Santos que vendeu tudo por cá e com o dinheiro foi para o Dubai e para a Rússia conspirar com o Maradona que costuma dar no pó. E o Maduro também coiso. E ainda o Bolsonaro que reunir com o Trump precisamente quando o surto galopou. Pensam que eu sou parvo ou quê? Têm de ler na entrelinhas. E o próprio Pinto da Costa também está metido até ao pescoço mais o Sérgio Conceição. O FCPORTO está com um ponto de vantagem e a ideia era acabar assim já o campeonato.
          E não se esqueçam também do André Ventura que é o responsável por tudo isto só para depois vir dizer que a culpa é dos ciganos. E o próprio Costa sabia que tinha caído nas sondagens e então teve de arranjar uma distração.
          Mas o principal responsável de tudo isto foi mesmo o palerma do primeiro-ministro inglês. Queria demonstrar que ter fronteiras era bom e assim consegui-o.

    • Ontem andavam a dizer que a Lombardia tinha pedido ajuda à Cuba, China e Venezuela. Hoje já foi a Russia (deve ser porque a Vodka hoje está mais barata que o rum venezuelano)

      A verdade é que a China se ofereceu a ajudar. Não quer dizer que o resto da Europa não faça nada, mas os burocratas europeus são lentos por natureza. Cuba e Rússia…que tem para oferecer?!?!?

      Para além disso, em vez de perceber que o povo rural chinês come de tudo sem higiene, é mais fácil dizer que os americanos criam vírus para se lixarem a si próprios ( e andam a comprar desesperadamente a vacina a posteriori)

      Pessoalmente, acho que o COVID 19 devia ser mortal apenas aos idiotas que andam a semear teorias de conspiração.

      • Outro extraterrestre que acabou de aterrar e nem sabe ler os jornais italianos!…
        Larga a aguardente que isso não é para santos nem para extraterrestres!!..

        • Claro….normalmente os idiotas, em vez de usar argumentos lógicos, começam aos insultos.
          Argumentar com inteligência….nem por isso.
          Já agora, não deite as culpas a essa estupidez ao Corona. Ele só ataca as vias respiratórias 🙂

          • …”começam aos insultos” “devia ser mortal apenas aos idiotas” “culpas a essa estupidez”, estás em frente ao espelho, só podes!..
            Não saias em frente ao espelho para espelhares mais uns quantos adjectivos que te caracterizam!…

      • “Ontem andavam a dizer que a Lombardia…”
        Bem… andavam a dizer?!
        Quem?
        Os “jornalistas” de facebook?!
        E tu ainda falas das teorias do conspiração dos outros?!
        Enfim…
        É óbvio que Itália (e muito menos a Lombardia) não pediu ajuda a nenhum desses países – só alguém completamente a leste da realidade geopolítica mundial para espalhar essas tretas!…
        E o chinocas sempre comeram tudo sem grande higiene – só que antes não tinham o ar, a água e os solos todos poluídos!!

  2. O egoísmo do ser humano….
    Que tristeza.
    Se não mudamos de atitude rapidamente, teremos outros COVID 19 para dizimar com a raça humana.
    Respeitem, sejam humildes.
    Aprendam porque este vírus veio para ensinar.

    • “Aprendam porque este vírus veio para ensinar.”
      Hahahaaaa… muito bom!!
      Tens futuro numa dessas seitas religiosas brasileiras!…

    • Ai Telma, Telma… o que raio tem este vírus a ver com a humildade ou o respeito?
      E quanto tivermos de ir desta para melhor vamos! Os dinossauros tb já mandaram nisto tudo e tb já não estão cá para contar a história. Agora uma coisa é certa… até irmos de vela ainda vamos dar luta!

      • quem vai dar luta!
        Tu?
        Deixa-me rir.
        Não podes nada contra este vírus, o que te safa são aqueles que estão no activo a tentar salvar as pessoas, e ainda assim, é por tentativas….
        No entanto estava me a referir a algo muito mais importante que é ao respeito pelos animais e pela nossa terra.
        Se não entendes, também não vou gastar o meu tempo a explicar.
        Ficas na tua.

      • quem vai dar luta!
        Tu?
        Deixa-me rir.
        Não podes nada contra este vírus, o que te safa são aqueles que estão no activo a tentar salvar as pessoas, e ainda assim, é por tentativas….
        No entanto estava me a referir a algo muito mais importante que é ao respeito pelos animais e pela nossa terra.
        Se não entendes, também não vou gastar o meu tempo a explicar.
        Ficas na tua.

        • Quem vai dar luta é a humanidade no seu todo. E ao ficares em casa, ao lavares as mãos, ao evitar propagar o vírus estás a contribuir nesse esforço. Mas já percebi que isto tudo é demasiado para o teu intelecto.
          E depois “…Não podes nada contra este vírus…” enfim. Já viu que somos mais de 7 biliões e que este vírus supostamente apenas atingiu apenas 150 mil pessoas e matou menos de 6 mil até ao momento. Há muitos que provavelmente já tiveram o vírus e nem deram por ele. E há vários milhares que já tiveram e já recuperaram!
          Olhe… tenha juízo!

          • É exactamente de pessoas como tu que estou a falar, a tua falta de humildade, de respeito pelo próximo e pelas diversas opiniões,os insultos desnecessários e constantes pela tua espécie são inaceitáveis.
            Digo tua espécie porque certamente dentro desta humanidade, existem muitas, e infelizmente a tua está à mostra e muito aquém do que se espera.
            Tenho pena de ti. Ser supremo.
            Ah! Não te escondas atrás do meu nome, coloca o teu oh ser supremo.Ahahah

            • Na Terra não há 7 biliões de humanos; há “apenas” 7 mil milhões e fui Eu! que os contou um a um!…

  3. Fantástico!!!! Tanta teoria, tanta inteligência á flor da pele, tanta contra informação.
    Nunca a humanidade esteve exposta a uma pandemia desta dimensão. Já existiram muitas, mas conseguiram ser confinadas e controladas num curto espaço de tempo. Esta, se não for controlada no prazo máximo de 03/04 semanas, irá refletir-se numa receção enorme, quer a nível nacional como internacional, infelizmente. Quem de momento está desempregado, muito dificilmente irá arranjar colocação. Fala-se de ajuda ás empresas, etc, etc.. E quem é que ajuda essas pessoas? Vão viver do quê? Se uma parte significativa nem está a receber do fundo de desemprego. A ajuda deve ser geral e tem que tocar a todos, sem exceções.

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …