/

Trump avisa Rouhani: “Tenham cuidado com as ameaças, Irão”

1

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O irão anunciou que no domingo começa a enriquecer urânio para lá do limite estipulado no acordo nuclear e Trump aconselhou Teerão a não fazer ameaças.

Donald Trump avisou o Irão de que não deve fazer ameaças aos Estados Unidos, uma vez que estas podem vir a “morder como nunca”.

Foi assim que o Presidente norte-americano reagiu ao aviso de Hassan Rouhani, Presidente do Irão, que disse que a partir do próximo domingo, 7 de julho, passará a enriquecer urânio para lá do limite de 3,67%, caso não haja um regresso ao acordo nuclear, assinado em 2015, entre o Irão e outros seis países, além da União Europeia.

“Vamos aumentar o nível de enriquecimento de urânio para lá de 3,67% tanto quanto quisermos, tanto quanto necessário, tanto quanto for preciso”, disse Hassan Rouhani.

Perante a tomada de posição do Teerão, Donald Trump recorreu ao Twitter para fazer um aviso ao Irão. “Tenham cuidado com as ameaças, Irão. Elas podem voltar atrás e morder-vos como ninguém alguma vez mordeu!”

Segundo o Observador, França também criticou a tomada de posição do Irão. “Colocar o acordo sob questão apenas vai aumentar as tensões por si só altas na região”, disse Agnes von der Muhll, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França.

O Irão não vai ganhar nada ao sair do acordo de Viena”, adiantou a mesma responsável, em alusão ao acordo assinado em 2015 entre Irão, EUA, França, Alemanha, Reino Unido, China, Rússia e a União Europeia.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.