/

“Nível bélico.” Irão ameaça aumentar reservas de urânio se Europa não oferecer nova proposta

rouhani.ir

O presidente do Irão, Hassan Rohani

O Irão confirmou que vai continuar a aumentar as reservas de urânio até domingo se a Europa não avançar com soluções para o acordo nuclear.

O presidente do Irão, Hassan Rohani, avisou esta quarta-feira a Europa que vai tomar medidas no próximo domingo no sentido de aumentar o enriquecimento de urânio, caso não surja nenhuma proposta para um novo acordo. estas declarações aumentam a pressão junto dos países europeus no quadro do acordo internacional sobre energia nuclear alcançado em 2015.

Se quiserem lamentar ou fazer qualquer comentário, podem fazê-lo”, disse Rouhani dirigindo-se à Europa e referindo-se também aos Estados Unidos que abandonaram o tratado, no ano passado. Além de se retirar do tratado internacional, Washington pretende incrementar as sanções económicas contra Teerão.

A tensão aumentou depois de Donald Trump ter retirado os EUA do pacto nuclear e as medidas adotadas até agora pela Europa em contraponto não têm sido eficazes.

Segundo o Observador, o Irão aumentou esta semana os limites de urânio enriquecido estabelecidos no acordo de 2015. “De acordo com informações na minha posse, o Irão ultrapassou o limite de 300 quilogramas”, declarou o chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif à agência semioficial Isna, esta segunda-feira.

No próximo domingo pode chegar ao ponto considerado como nível bélico se a Europa não fizer uma proposta no sentido de um novo acordo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.