Trump responde a Obama: “Foi um Presidente grosseiramente incompetente”

Yuri Gripas /ABACA / POOL

Depois de Barack Obama ter criticado o atual Presidente dos Estados Unidos, foi a vez de Donald Trump responder que este foi “grosseiramente incompetente” quando liderou o país.

Este domingo, Donald Trump desvalorizou as críticas sobre a forma como tem liderado os Estados Unidos, nomeadamente durante a crise desencadeada pela pandemia de covid-19, e disse que Barack Obama foi “grosseiramente incompetente” quando era Presidente.

“Ele era um Presidente incompetente, é tudo o que posso dizer. Grosseiramente incompetente”, disse Trump, citado pelo Politico.

Em relação à pandemia, Trump afirmou que tem estado a liderar bem os Estados Unidos. “Acho que tivemos um ótimo final de semana. Fizemos muitas reuniões fantásticas. Está a ser feito um tremendo progresso em muitas frentes, incluindo a cura para esta peste horrível que assolou o nosso país.”

As críticas do ex-Presidente norte-americano foram feitas no sábado, durante um discurso no Show Me Your Walk – HBCU Edition, um evento de duas horas, transmitido online, que assinalou a conclusão da licenciatura por milhares de alunos das HBCUs, instituições de ensino superior criadas antes da Lei dos Direitos Civis de 1964.

“Muitos deles [atuais líderes] nem sequer fingem estar a liderar“, afirmou Obama. “Mais do que tudo, esta pandemia finalmente abriu a cortina com à ideia de que tantas pessoas no comando sabem o que estão a fazer”, acrescentou.

Na origem das críticas estão as notícias de que Barack Obama terá, alegadamente, criticado em privado a gestão de Donald Trump, no início da semana passada, e a desistência da procuradoria-geral de acusar o seu antigo assessor, Michael Flynn.

Depois dessas críticas, Trump começou a usar a expressãoObamagate“, numa alusão ao escândalo político do caso Watergate, que levou à demissão de Richard Nixon.

As críticas ressuscitam a acusação feita por Trump de que o ex-Presidente terá mandado o FBI escutá-lo. Entre os tweets encontra-se um em que o republicano diz que este “Obamagate faz com que Watergate pareça algo pequeno” ou outro no qual considera a administração de Obama a “mais corrupta da história dos EUA”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …