Trump responde a Obama: “Foi um Presidente grosseiramente incompetente”

Yuri Gripas /ABACA / POOL

Depois de Barack Obama ter criticado o atual Presidente dos Estados Unidos, foi a vez de Donald Trump responder que este foi “grosseiramente incompetente” quando liderou o país.

Este domingo, Donald Trump desvalorizou as críticas sobre a forma como tem liderado os Estados Unidos, nomeadamente durante a crise desencadeada pela pandemia de covid-19, e disse que Barack Obama foi “grosseiramente incompetente” quando era Presidente.

“Ele era um Presidente incompetente, é tudo o que posso dizer. Grosseiramente incompetente”, disse Trump, citado pelo Politico.

Em relação à pandemia, Trump afirmou que tem estado a liderar bem os Estados Unidos. “Acho que tivemos um ótimo final de semana. Fizemos muitas reuniões fantásticas. Está a ser feito um tremendo progresso em muitas frentes, incluindo a cura para esta peste horrível que assolou o nosso país.”

As críticas do ex-Presidente norte-americano foram feitas no sábado, durante um discurso no Show Me Your Walk – HBCU Edition, um evento de duas horas, transmitido online, que assinalou a conclusão da licenciatura por milhares de alunos das HBCUs, instituições de ensino superior criadas antes da Lei dos Direitos Civis de 1964.

“Muitos deles [atuais líderes] nem sequer fingem estar a liderar“, afirmou Obama. “Mais do que tudo, esta pandemia finalmente abriu a cortina com à ideia de que tantas pessoas no comando sabem o que estão a fazer”, acrescentou.

Na origem das críticas estão as notícias de que Barack Obama terá, alegadamente, criticado em privado a gestão de Donald Trump, no início da semana passada, e a desistência da procuradoria-geral de acusar o seu antigo assessor, Michael Flynn.

Depois dessas críticas, Trump começou a usar a expressãoObamagate“, numa alusão ao escândalo político do caso Watergate, que levou à demissão de Richard Nixon.

As críticas ressuscitam a acusação feita por Trump de que o ex-Presidente terá mandado o FBI escutá-lo. Entre os tweets encontra-se um em que o republicano diz que este “Obamagate faz com que Watergate pareça algo pequeno” ou outro no qual considera a administração de Obama a “mais corrupta da história dos EUA”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …