Depois de Barack Obama ter criticado o atual Presidente dos Estados Unidos, foi a vez de Donald Trump responder que este foi “grosseiramente incompetente” quando liderou o país.
Este domingo, Donald Trump desvalorizou as críticas sobre a forma como tem liderado os Estados Unidos, nomeadamente durante a crise desencadeada pela pandemia de covid-19, e disse que Barack Obama foi “grosseiramente incompetente” quando era Presidente.
“Ele era um Presidente incompetente, é tudo o que posso dizer. Grosseiramente incompetente”, disse Trump, citado pelo Politico.
Em relação à pandemia, Trump afirmou que tem estado a liderar bem os Estados Unidos. “Acho que tivemos um ótimo final de semana. Fizemos muitas reuniões fantásticas. Está a ser feito um tremendo progresso em muitas frentes, incluindo a cura para esta peste horrível que assolou o nosso país.”
As críticas do ex-Presidente norte-americano foram feitas no sábado, durante um discurso no Show Me Your Walk – HBCU Edition, um evento de duas horas, transmitido online, que assinalou a conclusão da licenciatura por milhares de alunos das HBCUs, instituições de ensino superior criadas antes da Lei dos Direitos Civis de 1964.
“Muitos deles [atuais líderes] nem sequer fingem estar a liderar“, afirmou Obama. “Mais do que tudo, esta pandemia finalmente abriu a cortina com à ideia de que tantas pessoas no comando sabem o que estão a fazer”, acrescentou.
Na origem das críticas estão as notícias de que Barack Obama terá, alegadamente, criticado em privado a gestão de Donald Trump, no início da semana passada, e a desistência da procuradoria-geral de acusar o seu antigo assessor, Michael Flynn.
Depois dessas críticas, Trump começou a usar a expressão “Obamagate“, numa alusão ao escândalo político do caso Watergate, que levou à demissão de Richard Nixon.
As críticas ressuscitam a acusação feita por Trump de que o ex-Presidente terá mandado o FBI escutá-lo. Entre os tweets encontra-se um em que o republicano diz que este “Obamagate faz com que Watergate pareça algo pequeno” ou outro no qual considera a administração de Obama a “mais corrupta da história dos EUA”.
Vindo do Tr..mpas, não constitui uma ofensa, mas sim mais um elogio ao Obama.