Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Oliver Contreras / EPA

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos.

No seu briefing diário, de acordo com o Observador, Donald Trump anunciou que vai invocar a Lei de Produção de Defesa para “proibir a exportação de qualquer material de saúde por atores sem escrúpulos e aproveitadores”. Por esta lei, estarão especialmente protegidos os ventiladores, as máscaras N95, as máscaras cirúrgicas, as luvas e outros equipamentos de proteção individual.

“Precisamos desses objetos imediatamente para uso no nosso país, temos de tê-los“, afirmou o Presidente dos Estados Unidos, depois de deixar acusações quem tenta fazer lucros “sem escrúpulos” com a exportação de material médico.

Além disso, Trump apresentou novas recomendações de saúde pública no que toca a usar máscara em público. Sublinhando que a recomendação é para que se use uma proteção não-médica, Trump fez questão de destacar que a recomendação é voluntária. “Acho que eu não o vou fazer”, disse logo depois. “Vocês podem fazê-lo. Vocês não têm de o fazer. Eu escolho não o fazer.”

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Centro dos Estados Unidos para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) tem pressionado a Casa Branca no sentido de Trump anunciar publicamente a recomendação: todos os norte-americanos deveriam usar máscara ao sair de casa.

O CDC acredita que se esta recomendação tivesse sido anunciada há mais tempo o vírus não se teria disseminado silenciosamente por grande parte do país.

Sobre a possibilidade de uma quarentena geral em todo o país, Trump preferiu não adotar uma recomendação nacional. Em vez disso, decidiu deixar a cada governador a decisão de implementar ou não medidas de recolhimento obrigatório em casa.

Trump impede exportação. Trudeau ameaça retaliar

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau deixou um aviso a Donald Trump, depois deste ter impedido um fabricante norte-americano de enviar ventiladores e máscaras para o Canadá.

O governo de Trump ordenou a 3M, fabricante de equipamentos de proteção da saúde, que parasse de exportar máscaras de proteção para o Canadá e a América Latina na quinta-feira.

De acordo com o Jornal Económico, Trudeau disse que “o Canadá também envia equipamento para os Estados Unidos” e fez questão de sublinhar que, todos os dias, milhares de enfermeiras viajam do Canadá para trabalhar em Detroit.

“Seria um erro criar bloqueios ou reduzir a quantidade de comércio de bens e serviços essenciais, incluindo produtos médicos, através da nossa fronteira”, disse Trudeau.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …