Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Oliver Contreras / EPA

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos.

No seu briefing diário, de acordo com o Observador, Donald Trump anunciou que vai invocar a Lei de Produção de Defesa para “proibir a exportação de qualquer material de saúde por atores sem escrúpulos e aproveitadores”. Por esta lei, estarão especialmente protegidos os ventiladores, as máscaras N95, as máscaras cirúrgicas, as luvas e outros equipamentos de proteção individual.

“Precisamos desses objetos imediatamente para uso no nosso país, temos de tê-los“, afirmou o Presidente dos Estados Unidos, depois de deixar acusações quem tenta fazer lucros “sem escrúpulos” com a exportação de material médico.

Além disso, Trump apresentou novas recomendações de saúde pública no que toca a usar máscara em público. Sublinhando que a recomendação é para que se use uma proteção não-médica, Trump fez questão de destacar que a recomendação é voluntária. “Acho que eu não o vou fazer”, disse logo depois. “Vocês podem fazê-lo. Vocês não têm de o fazer. Eu escolho não o fazer.”

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Centro dos Estados Unidos para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) tem pressionado a Casa Branca no sentido de Trump anunciar publicamente a recomendação: todos os norte-americanos deveriam usar máscara ao sair de casa.

O CDC acredita que se esta recomendação tivesse sido anunciada há mais tempo o vírus não se teria disseminado silenciosamente por grande parte do país.

Sobre a possibilidade de uma quarentena geral em todo o país, Trump preferiu não adotar uma recomendação nacional. Em vez disso, decidiu deixar a cada governador a decisão de implementar ou não medidas de recolhimento obrigatório em casa.

Trump impede exportação. Trudeau ameaça retaliar

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau deixou um aviso a Donald Trump, depois deste ter impedido um fabricante norte-americano de enviar ventiladores e máscaras para o Canadá.

O governo de Trump ordenou a 3M, fabricante de equipamentos de proteção da saúde, que parasse de exportar máscaras de proteção para o Canadá e a América Latina na quinta-feira.

De acordo com o Jornal Económico, Trudeau disse que “o Canadá também envia equipamento para os Estados Unidos” e fez questão de sublinhar que, todos os dias, milhares de enfermeiras viajam do Canadá para trabalhar em Detroit.

“Seria um erro criar bloqueios ou reduzir a quantidade de comércio de bens e serviços essenciais, incluindo produtos médicos, através da nossa fronteira”, disse Trudeau.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.