Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Oliver Contreras / EPA

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos.

No seu briefing diário, de acordo com o Observador, Donald Trump anunciou que vai invocar a Lei de Produção de Defesa para “proibir a exportação de qualquer material de saúde por atores sem escrúpulos e aproveitadores”. Por esta lei, estarão especialmente protegidos os ventiladores, as máscaras N95, as máscaras cirúrgicas, as luvas e outros equipamentos de proteção individual.

“Precisamos desses objetos imediatamente para uso no nosso país, temos de tê-los“, afirmou o Presidente dos Estados Unidos, depois de deixar acusações quem tenta fazer lucros “sem escrúpulos” com a exportação de material médico.

Além disso, Trump apresentou novas recomendações de saúde pública no que toca a usar máscara em público. Sublinhando que a recomendação é para que se use uma proteção não-médica, Trump fez questão de destacar que a recomendação é voluntária. “Acho que eu não o vou fazer”, disse logo depois. “Vocês podem fazê-lo. Vocês não têm de o fazer. Eu escolho não o fazer.”

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Centro dos Estados Unidos para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) tem pressionado a Casa Branca no sentido de Trump anunciar publicamente a recomendação: todos os norte-americanos deveriam usar máscara ao sair de casa.

O CDC acredita que se esta recomendação tivesse sido anunciada há mais tempo o vírus não se teria disseminado silenciosamente por grande parte do país.

Sobre a possibilidade de uma quarentena geral em todo o país, Trump preferiu não adotar uma recomendação nacional. Em vez disso, decidiu deixar a cada governador a decisão de implementar ou não medidas de recolhimento obrigatório em casa.

Trump impede exportação. Trudeau ameaça retaliar

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau deixou um aviso a Donald Trump, depois deste ter impedido um fabricante norte-americano de enviar ventiladores e máscaras para o Canadá.

O governo de Trump ordenou a 3M, fabricante de equipamentos de proteção da saúde, que parasse de exportar máscaras de proteção para o Canadá e a América Latina na quinta-feira.

De acordo com o Jornal Económico, Trudeau disse que “o Canadá também envia equipamento para os Estados Unidos” e fez questão de sublinhar que, todos os dias, milhares de enfermeiras viajam do Canadá para trabalhar em Detroit.

“Seria um erro criar bloqueios ou reduzir a quantidade de comércio de bens e serviços essenciais, incluindo produtos médicos, através da nossa fronteira”, disse Trudeau.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A maior parte da vida na Terra vai desaparecer por falta de oxigénio em mil milhões de anos

A previsão dos cientistas é catastrófica: dentro de mil milhões de anos, a atmosfera da Terra vai ter pouquíssimo oxigénio, tornando inabitável a vida aeróbica complexa. No início da história da Terra, os níveis de oxigénio …

Rio faz depender desconfinamento de indicadores (e não da data). Mas plano "já podia e já devia" existir

O presidente do PSD, Rui Rio, voltou esta terça-feira a fazer depender o desconfinamento do país de indicadores a definir pelos cientistas, "independentemente de ser Páscoa ou não, de ser em março ou em abril". No …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. Carlos Costa está incontactável

As audições da comissão de inquérito ao Novo Banco arrancam em 10 de março, uma primeira ronda na qual os deputados querem ouvir o antigo governador do Banco de Portugal Carlos Costa, que o Parlamento …

Computador quântico resolve problema 3 milhões de vezes mais rápido do que um computador clássico

Uma equipa de cientistas da empresa de computação quântica D-Wave demonstrou que consegue simular alguns materiais até três milhões de vezes mais rápido do que com os métodos clássicos. Os cientistas, com a ajuda de investigadores …

Afinal, não foram buracos negros. Há uma alternativa exótica para o "tsunami" de ondas gravitacionais

No ano passado, cientistas detetaram ondas gravitacionais do que parecia ser a colisão de buracos negros mais massiva alguma vez registada. Agora, uma equipa internacional de astrofísicos propôs uma teoria alternativa. Uma equipa internacional de investigadores …

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …