Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Oliver Contreras / EPA

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos.

No seu briefing diário, de acordo com o Observador, Donald Trump anunciou que vai invocar a Lei de Produção de Defesa para “proibir a exportação de qualquer material de saúde por atores sem escrúpulos e aproveitadores”. Por esta lei, estarão especialmente protegidos os ventiladores, as máscaras N95, as máscaras cirúrgicas, as luvas e outros equipamentos de proteção individual.

“Precisamos desses objetos imediatamente para uso no nosso país, temos de tê-los“, afirmou o Presidente dos Estados Unidos, depois de deixar acusações quem tenta fazer lucros “sem escrúpulos” com a exportação de material médico.

Além disso, Trump apresentou novas recomendações de saúde pública no que toca a usar máscara em público. Sublinhando que a recomendação é para que se use uma proteção não-médica, Trump fez questão de destacar que a recomendação é voluntária. “Acho que eu não o vou fazer”, disse logo depois. “Vocês podem fazê-lo. Vocês não têm de o fazer. Eu escolho não o fazer.”

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Centro dos Estados Unidos para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) tem pressionado a Casa Branca no sentido de Trump anunciar publicamente a recomendação: todos os norte-americanos deveriam usar máscara ao sair de casa.

O CDC acredita que se esta recomendação tivesse sido anunciada há mais tempo o vírus não se teria disseminado silenciosamente por grande parte do país.

Sobre a possibilidade de uma quarentena geral em todo o país, Trump preferiu não adotar uma recomendação nacional. Em vez disso, decidiu deixar a cada governador a decisão de implementar ou não medidas de recolhimento obrigatório em casa.

Trump impede exportação. Trudeau ameaça retaliar

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau deixou um aviso a Donald Trump, depois deste ter impedido um fabricante norte-americano de enviar ventiladores e máscaras para o Canadá.

O governo de Trump ordenou a 3M, fabricante de equipamentos de proteção da saúde, que parasse de exportar máscaras de proteção para o Canadá e a América Latina na quinta-feira.

De acordo com o Jornal Económico, Trudeau disse que “o Canadá também envia equipamento para os Estados Unidos” e fez questão de sublinhar que, todos os dias, milhares de enfermeiras viajam do Canadá para trabalhar em Detroit.

“Seria um erro criar bloqueios ou reduzir a quantidade de comércio de bens e serviços essenciais, incluindo produtos médicos, através da nossa fronteira”, disse Trudeau.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …