Trump anuncia plano para reabrir a economia em três etapas

Esta quinta-feira, o Presidente dos Estados Unidos apresentou um plano para relançar a economia norte-americana em três etapas.

O documento, divulgado pela CNN, inclui diretrizes que sugerem que Donald Trump terá uma abordagem cautelosa para relança a economia dos Estados Unidos, adotando um retorno gradual das pessoas aos espaços públicos, ainda que sem especificar datas.

“De acordo com os dados mais recentes, a nossa equipa de especialistas concorda que podemos iniciar uma nova frente nesta guerra, que chamaremos de ‘reabertura dos Estados Unidos'”, declarou Trump.

Durante uma conferência de imprensa, a partir da Casa Branca, o governante sublinhou que manter as restrições “não é uma solução sustentável a longo prazo” e que a sua administração emitirá um guia para dar aos governadores poder de decisão, dependendo do número de casos.

“Vamos abrir o nosso país. Os americanos querem que aconteça.”

De acordo com o Diário de Notícias, na primeira fase, as escolas vão manter-se fechadas, continuam a não ser permitidas visitas em lares de idosos e as viagens não essenciais devem ser evitadas. Sempre que possível, deve dar-se prioridade ao teletrabalho.

Além disso, a população mais vulnerável deve manter-se em casa. Os teatros, recintos desportivos e igrejas podem abrir, mas “sob estritos protocolos de distanciamento físico”.

A segunda fase implica que as viagem não essenciais possam ser retomadas e que escolas, creches e acampamentos podem reabrir. Por último, a terceira fase baseia-se no regresso à normalidade, com a maioria dos norte-americanos a manter as práticas de higiene e o distanciamento social.

“Vamos recomeçar a nossa vida novamente, vamos rejuvenescer a economia novamente”, afirmou o Presidente dos Estados Unidos.

Nas últimas 24 horas, o país registou 4.491 mortes devido à covid-19, elevando para cerca de 33 mil o total de vítimas mortais, indicou a Universidade Johns Hopkins esta quinta-feira. Este número poderá incluir óbitos “provavelmente relacionados” com a Covid-19, mas que inicialmente não tinham sido contabilizados.

Esta semana, a cidade de Nova Iorque anunciou que ia acrescentar 3.778 mortes provavelmente causadas pelo novo coronavírus ao número de óbitos locais.

De acordo com os centros de prevenção e de luta conta as doenças norte-americanos (CDC), o país contava às 20h00 TMG (21h00 em Lisboa) 31.071 mortos, incluindo 4.141 provavelmente causados pela covid-19, um número ligeiramente inferior ao avançado pela Universidade Johns Hopkins.

Os Estados Unidos são atualmente o país com mais óbitos no mundo, à frente da Itália (com 22.170 mortos), Espanha (19.130) e França (17.920) e Reino Unido (13.729 mortos).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Trump devia ler a 9 emenda primeiro Coitado nem sabe as próprias leis. Os governadores é quem tem o poder de fechar e abrir as economias. A única coisa que podia fazer para facilitar e não faz era facilitar os testes em massa e compra dos EPI o que parece não quer financiar. Resumidamente se tivessem metido um macaco verdadeiro como presidente era provável não dar tantas atrapalhadas diárias

RESPONDER

A atmosfera deste exoplaneta "infernal" está cheia de metal

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera. O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela …

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …