Trump anuncia plano para reabrir a economia em três etapas

Esta quinta-feira, o Presidente dos Estados Unidos apresentou um plano para relançar a economia norte-americana em três etapas.

O documento, divulgado pela CNN, inclui diretrizes que sugerem que Donald Trump terá uma abordagem cautelosa para relança a economia dos Estados Unidos, adotando um retorno gradual das pessoas aos espaços públicos, ainda que sem especificar datas.

“De acordo com os dados mais recentes, a nossa equipa de especialistas concorda que podemos iniciar uma nova frente nesta guerra, que chamaremos de ‘reabertura dos Estados Unidos'”, declarou Trump.

Durante uma conferência de imprensa, a partir da Casa Branca, o governante sublinhou que manter as restrições “não é uma solução sustentável a longo prazo” e que a sua administração emitirá um guia para dar aos governadores poder de decisão, dependendo do número de casos.

“Vamos abrir o nosso país. Os americanos querem que aconteça.”

De acordo com o Diário de Notícias, na primeira fase, as escolas vão manter-se fechadas, continuam a não ser permitidas visitas em lares de idosos e as viagens não essenciais devem ser evitadas. Sempre que possível, deve dar-se prioridade ao teletrabalho.

Além disso, a população mais vulnerável deve manter-se em casa. Os teatros, recintos desportivos e igrejas podem abrir, mas “sob estritos protocolos de distanciamento físico”.

A segunda fase implica que as viagem não essenciais possam ser retomadas e que escolas, creches e acampamentos podem reabrir. Por último, a terceira fase baseia-se no regresso à normalidade, com a maioria dos norte-americanos a manter as práticas de higiene e o distanciamento social.

“Vamos recomeçar a nossa vida novamente, vamos rejuvenescer a economia novamente”, afirmou o Presidente dos Estados Unidos.

Nas últimas 24 horas, o país registou 4.491 mortes devido à covid-19, elevando para cerca de 33 mil o total de vítimas mortais, indicou a Universidade Johns Hopkins esta quinta-feira. Este número poderá incluir óbitos “provavelmente relacionados” com a Covid-19, mas que inicialmente não tinham sido contabilizados.

Esta semana, a cidade de Nova Iorque anunciou que ia acrescentar 3.778 mortes provavelmente causadas pelo novo coronavírus ao número de óbitos locais.

De acordo com os centros de prevenção e de luta conta as doenças norte-americanos (CDC), o país contava às 20h00 TMG (21h00 em Lisboa) 31.071 mortos, incluindo 4.141 provavelmente causados pela covid-19, um número ligeiramente inferior ao avançado pela Universidade Johns Hopkins.

Os Estados Unidos são atualmente o país com mais óbitos no mundo, à frente da Itália (com 22.170 mortos), Espanha (19.130) e França (17.920) e Reino Unido (13.729 mortos).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Trump devia ler a 9 emenda primeiro Coitado nem sabe as próprias leis. Os governadores é quem tem o poder de fechar e abrir as economias. A única coisa que podia fazer para facilitar e não faz era facilitar os testes em massa e compra dos EPI o que parece não quer financiar. Resumidamente se tivessem metido um macaco verdadeiro como presidente era provável não dar tantas atrapalhadas diárias

RESPONDER

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …