Trump anuncia plano para reabrir a economia em três etapas

Esta quinta-feira, o Presidente dos Estados Unidos apresentou um plano para relançar a economia norte-americana em três etapas.

O documento, divulgado pela CNN, inclui diretrizes que sugerem que Donald Trump terá uma abordagem cautelosa para relança a economia dos Estados Unidos, adotando um retorno gradual das pessoas aos espaços públicos, ainda que sem especificar datas.

“De acordo com os dados mais recentes, a nossa equipa de especialistas concorda que podemos iniciar uma nova frente nesta guerra, que chamaremos de ‘reabertura dos Estados Unidos'”, declarou Trump.

Durante uma conferência de imprensa, a partir da Casa Branca, o governante sublinhou que manter as restrições “não é uma solução sustentável a longo prazo” e que a sua administração emitirá um guia para dar aos governadores poder de decisão, dependendo do número de casos.

“Vamos abrir o nosso país. Os americanos querem que aconteça.”

De acordo com o Diário de Notícias, na primeira fase, as escolas vão manter-se fechadas, continuam a não ser permitidas visitas em lares de idosos e as viagens não essenciais devem ser evitadas. Sempre que possível, deve dar-se prioridade ao teletrabalho.

Além disso, a população mais vulnerável deve manter-se em casa. Os teatros, recintos desportivos e igrejas podem abrir, mas “sob estritos protocolos de distanciamento físico”.

A segunda fase implica que as viagem não essenciais possam ser retomadas e que escolas, creches e acampamentos podem reabrir. Por último, a terceira fase baseia-se no regresso à normalidade, com a maioria dos norte-americanos a manter as práticas de higiene e o distanciamento social.

“Vamos recomeçar a nossa vida novamente, vamos rejuvenescer a economia novamente”, afirmou o Presidente dos Estados Unidos.

Nas últimas 24 horas, o país registou 4.491 mortes devido à covid-19, elevando para cerca de 33 mil o total de vítimas mortais, indicou a Universidade Johns Hopkins esta quinta-feira. Este número poderá incluir óbitos “provavelmente relacionados” com a Covid-19, mas que inicialmente não tinham sido contabilizados.

Esta semana, a cidade de Nova Iorque anunciou que ia acrescentar 3.778 mortes provavelmente causadas pelo novo coronavírus ao número de óbitos locais.

De acordo com os centros de prevenção e de luta conta as doenças norte-americanos (CDC), o país contava às 20h00 TMG (21h00 em Lisboa) 31.071 mortos, incluindo 4.141 provavelmente causados pela covid-19, um número ligeiramente inferior ao avançado pela Universidade Johns Hopkins.

Os Estados Unidos são atualmente o país com mais óbitos no mundo, à frente da Itália (com 22.170 mortos), Espanha (19.130) e França (17.920) e Reino Unido (13.729 mortos).

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Trump devia ler a 9 emenda primeiro Coitado nem sabe as próprias leis. Os governadores é quem tem o poder de fechar e abrir as economias. A única coisa que podia fazer para facilitar e não faz era facilitar os testes em massa e compra dos EPI o que parece não quer financiar. Resumidamente se tivessem metido um macaco verdadeiro como presidente era provável não dar tantas atrapalhadas diárias

RESPONDER

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …

Sporting e FC Porto na luta por seis títulos

Final da Liga Europeia de hóquei em patins foi o exemplo mais recente. Mas já aconteceram outros casos; e outros surgirão ainda nesta temporada. Quando, em julho de 2020, FC Porto e Sporting protagonizaram o jogo …

Cisão no PSD da Guarda, com líder da concelhia a avançar como independente

O presidente da Comissão Política Concelhia da Guarda do PSD, Sérgio Costa, demitiu-se do cargo e anunciou hoje que é candidato independente à liderança da autarquia nas eleições autárquicas deste ano. "A partir deste momento, sou …

Em Espanha, Tiago Tomás é destacado como "o sucessor de Cristiano" no Sporting

Tiago Tomás foi figura de destaque numa reportagem do jornal espanhol AS, que aponta o jovem avançado como o "sucesso de Cristiano [Ronaldo]". Com apenas 18 anos de idade, Tiago Tomás destacou-se esta temporada ao agarrar …