Trump pediu ao diretor do FBI para esquecer Flynn e prender jornalistas

gageskidmore / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos EUA terá pedido ao diretor do FBI para encerrar a investigação sobre as eventuais ligações do seu ex-conselheiro, Michael Flynn, à Rússia e ainda terá sugerido que os jornalistas que publicassem fugas de informação deveriam ser presos.

Segundo o New York Times, este pedido de Donald Trump ao agora ex-diretor do FBI terá acontecido depois de uma reunião entre os dois em fevereiro, na Casa Branca, de acordo com um memorando escrito por James Comey.

“Espero que possa deixar passar isto. Ele é um bom homem”, terá dito o Presidente dos EUA ao antigo diretor do FBI, na reunião que aconteceu um dia depois do conselheiro Michael Flynn se ter demitido, diz o jornal norte-americano.

O ex-conselheiro deixou o cargo depois de ter assumido que mentiu ao vice-presidente, Mike Pence, e a outros funcionários sobre os seus contactos com a Rússia.

Entretanto, a Casa Branca já veio negar as revelações do jornal americano num comunicado. “O Presidente nunca pediu a Comey ou a outra pessoa para encerrar qualquer investigação, incluindo alguma que envolva o General Flynn”, afirma.

O New York Times escreve ainda que Comey estaria a escrever este tipo de memorandos por ter percebido que o chefe de Estado estava claramente a tentar interferir na investigação. O jornal assegura que as notas de um agente do FBI são consideradas muito credíveis, caso sejam levadas a tribunal como provas de conversas ou afirmações.

De acordo com o mesmo jornal, Donald Trump terá também sugerido ao ex-diretor do FBI que os jornalistas que publicassem fugas de informação deveriam ser presos.

Na semana passada, o Presidente despediu Comey do cargo, justificando esta decisão com o facto de este estar a fazer um “mau trabalho” relativamente à investigação sobre os e-mails da sua antiga rival democrata Hillary Clinton.

No entanto, facto é que Comey estava também a investigar a alegada interferência da Rússia nas eleições de novembro passado, o que levou muitos a compararem esta atitude com a de Richard Nixon no famoso “caso Watergate”.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Quem devida de ser despedido era o Trump. Aquilo não tem as luas todas. É pura e simplesmente aberrante.
    Sempre que aparece ou abre a boca estamos sempre á espera que saia alguma barbaridade.
    Como é possível uma pessoa como esta estar a governar uma das maiores potencias a nível mundial!!!
    Os seres humanos cada vez estão a ficar mais LOUCOS…

  2. Acho muito bem que o sistema jusdicial os julgue e prenda. Sobretudo os do Jew York Times.
    Para esses “jornalistas” (e os formatados pelos mesmos) pergunto: quem foi Seth Rich?
    O que é o “Pizzagate”?
    O que consta nos e-mails do Podesta?
    Quem é Jared Kushner?
    Quanto deve a Soros?
    Quem é Soros?
    Quem e o quê Soros patrocina?
    Porque é que os jornalistas não tocam nisto?
    Porque é que mais ninguém fala disto?

  3. Caro TSMC, gente como o Tono são a verdadeira razão de ser de animais como o Trump chegarem sequer a Presidente. Isto mostra que quando nós costumamos dizer que a humanidade tem vindo a evoluir desde a pré-história, isso é a mais pura ilusão. As mesmas pessoas que permitiram que se queimassem ateus e judeus e bruxas na fogueira, na Idade Média… Permitiram que houvesse séculos de escravatura e permitiram que Hitler subisse ao poder e apoiaram que ele matasse 6 Milhões de inocentes.

    Esse tipo de gente inferior ainda existe hoje. É a gente que responde ao discurso do medo. No fundo são uns caguinchas com medo de tudo e todos. Tudo é uma ameaça! Tudo tem de ser eliminado! Os refugiados, os emigrantes, os pretos, os pobres, os do outro partido político, os do outro clube de futebol! Matam-se pessoas por rivalidades de futebol!.. Hooliganismo sempre associado ao Nazismo… Já reparou. É a gente que sofre de excesso de medos e como qualquer animal, responde ao medo com violência.

    Trump, Le Pen, Brexit… São tudo resultado de hábeis manipulações desses medos de que essas pessoas tanto sofrem e que é tão fácil aproveitar para implementar radicalismos e autoritarismos. Sempre assim foi a volta a ser porque a História é cíclica. E a História é cíclica porque o ser humano não evolui… Não cresce interiormente. Não se liberta dos seus medos. Só a tecnologia evolui, mas não a qualidade da consciência. Típico de uma civilização que só valoriza o meterial e o técnoógico.

    Há que tirar Trump do jogo enquanto se pode minimizar o mal que el vai provocar à humanidade.

    • E, no entanto, a realidade é outra. Em vez de responder com factos, responde com os lugares comuns habituais, preferindo esconder a cabeça na areia. Nao enfrenta a realidade, prefere exibir a sua vaidade moral e ainda acusa os outros de caguinchas, o que tem a sua graça. Mas aguarda que a realidade vai ter contigo e ai vais poder continuar a demonstrar a tua coragem…

      • Quem não responde com factos é o comentador que dá aqui pelo nome de Luso. Quais serão os seus factos? As teorias de conspiração do Alex jones ou do David Icke?.. Mesmo que haja elites a querer manter o poder que têm no mundo, você acha que o Donald Trump é o quê? Uma espécie de defensor dos fracos e dos oprimidos, qual intrépido heroi de banda desenhada?.. Ou alguma espécie de Robin Hood que rouba aos ricos para dar aos pobres?

        Trump representa aquela farinha do mesmo saco que está ressabiada por ter sido deixada de fora do grupinho. tipo assim… José Sócrates, está a ver? É malta que é tão ou mais gananciosa do que as elites (basta estudar o seu percurso), mas acha-se tão boa, mas tão boa… Que resolve dar uma de mafioso independente! Costumam ter um fim triste. Ele que aguarde, que a realidade também vai ter com ele.

  4. O New York Times é uma fonte de fake news, quem oiça o que se passa em ingles, sabe que o director do FBI disse ao congresso em Maio deste ano que nunca lhe pediram para suspender qualquer investigação.
    Levar as massas a pensarem mal de Trump é fácil, basta inventar falsas noticias como esta todos os dias

    • Ah sempre quem goste de viver em negação da realidade, não é Joaquim? Falsas notícias?… Certo. no dia em que se fizerem falsas notícias sobre um gajo que despede todos que não concordam com ele… Não se vai muito longe.

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …