Trump, Fico, Frederiksen: todos foram alvos recentes. “É preocupante”

1

EU2017EE Estonian Presidency

Robert Fico

Análise de Paulo Rangel, que lembra que estes casos de atentados ou agressões estavam “banidos” nas últimas décadas.

Donald Trump foi alvo de um atentado no sábado passado, durante um comício nos EUA.

Mas não é o único caso recente de um alto responsável político, ou candidato à liderança de um país, alvo de atentado ou agressão.

Este é mais um caso que demonstra “uma subida preocupante dos níveis de violência política”, alertou Paulo Rangel.

O ministro dos Negócios Estrangeiros citou outros dois episódios recentes: Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, também foi baleado há dois meses; há pouco mais de um mês, Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca, foi agredida.

“É preocupante quando vemos que estamos perante uma certa frequência de agressões, e atos de violência política, que nas últimas décadas estavam banidos do mosso horizonte”, lembrou Rangel.

Em conversa com os jornalistas à margem do EurAfrican Forum, em Cascais, o ministro reforçou que é “altamente preocupante que este tipo de ocorrências” possa acontecer.

Rangel deixou um alerta para os “níveis de polarização, radicalização e extremismo na vida política e na linguagem política”, apelando à moderação.

O ministro dos Negócios Estrangeiros lembrou as palavras do próprio presidente dos EUA, Joe Biden – que disse que “é altura de nos acalmarmos” – para afirmar que é evidente “a necessidade de baixarmos o nível de radicalismo e extremismo“.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.