Trump elogia política migratória do Governo italiano

Jim Lo Scalzo / EPA

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e o Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca

O Presidente norte-americano elogiou, esta segunda-feira, a linha política assumida pelo atual Governo italiano em matérias migratórias, afirmando que outros países europeus deviam adotar a mesma “posição firme” e seguir o exemplo.

Donald Trump falava no início de um encontro com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que foi recebido, esta segunda-feira, na Casa Branca, em Washington.

Conte é o líder da atual coligação governamental italiana (que tomou posse no passado dia 1 de junho) que integra o partido de extrema-direita nacionalista Liga e o Movimento 5 Estrelas (M5S, populista). “É um homem que fez um trabalho formidável”, afirmou o Presidente dos EUA, numa referência à atual postura política do Governo de Roma em matérias migratórias.

“Sei que ele tem uma posição firme na fronteira”, prosseguiu Trump, defendendo que “muitos outros países na Europa deviam fazer o mesmo”.

O atual Governo italiano tem adotado uma linha dura contra as migrações. Por exemplo, o Executivo de Roma decidiu bloquear, ao longo das últimas semanas, o acesso aos portos italianos a vários navios de organizações não-governamentais (ONG) que estão envolvidas no resgate de migrantes no mar Mediterrâneo.

“A Itália é um importante aliado na NATO, parceiro eminente no Afeganistão e no Iraque e é crucial para trazer estabilidade na região do Mediterrâneo“, indicou uma nota informativa divulgada em finais de junho passado pela Casa Branca quando anunciou a visita de Conte a Washington.

Nesse mesmo mês, durante a última reunião do G7 (grupo das sete maiores economias do mundo) no Canadá, Trump já tinha qualificado o atual primeiro-ministro italiano como “super”. “É muito firme em relação à imigração, como eu”, afirmou na altura Trump.

Recorde-se que o Presidente dos EUA deseja construir um muro na fronteira com o México para combater a imigração ilegal e adotou uma política migratória de “tolerância zero” que separou crianças menores dos respetivos pais, indocumentados, na fronteira entre os EUA e o território mexicano.

Nas mesmas declarações antes da reunião com o primeiro-ministro italiano, o chefe de Estado norte-americano adiantou que o encontro com Conte também iria servir para abordar questões comerciais e militares.

Este encontro ocorre dias depois do compromisso alcançado, na quinta-feira passada, entre Trump e o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude-Juncker, para uma trégua que permita reduzir as crescentes tensões comerciais dos últimos meses entre Washington e a Europa, após a imposição de taxas pelos EUA.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.