/

Trump rejeita texto comum do G7 e chama “fraco” e “desonesto” a Trudeau

4

Kevin Dietsch / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos EUA considera que o primeiro-ministro do Canadá foi “muito desonesto e fraco” nas suas declarações e, por isso, dissociou-se do comunicado final da cimeira do G7.

Esta madrugada, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dissociou-se do comunicado final da cimeira do G7, chamando ao primeiro-ministro do Canadá, país anfitrião da reunião, de “muito desonesto e fraco” por este ter classificado como insultuosas as tarifas americanas.

“Face às falsas declarações de Justin Trudeau na sua conferência de imprensa e ao facto de o Canadá estar a impor enormes taxas sobre os nossos agricultores, trabalhadores e empresas americanas, pedi aos nossos representantes americanos que retirassem o apoio ao comunicado enquanto consideramos taxar os automóveis que estão a inundar o mercado americano”, escreveu o chefe de Estado norte-americano no Twitter.

Numa outra mensagem na mesma rede social, o Presidente dos EUA criticou o primeiro-ministro do Canadá por ter uma conduta “suave” durante a cimeira do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7), mas de ter criticado as tarifas aduaneiras americanas sobre o aço e o alumínio.

Muito desonesto e fraco. As nossas tarifas são uma resposta aos seus 270% sobre os produtos lácteos”, justificou Trump, citado pela agência France Presse.

Na conferência de imprensa, Trudeau explicou que no decurso da cimeira, que decorreu em La Malbaie, disse ao Presidente dos EUA que as tarifas deste país eram “para os canadianos que lutaram ao lado dos soldados americanos bastante insultuosas“.

“Será com pesar, mas com certeza e firmeza absolutas, que aplicaremos as tarifas no dia 1 de julho em retaliação àquelas impostas injustamente pelos americanos contra nós”, referiu o chefe do Governo canadiano.

Igualmente, a Presidência francesa defendeu que “a cooperação internacional não pode depender de raiva ou palavras“, lamentando a “incoerência” e “inconsistência” do chefe de Estado norte-americano sobre o comunicado final da cimeira do G7.

“Resumimos dois dias de cimeira num texto final de compromissos. Nós vamos cumpri-los e quem quiser voltar atrás revela-se incoerente e inconsistente“, informa a Presidência francesa em comunicado, citado pela France-Presse.

Hoje, também a Alemanha acusou Donald Trump de “destruir” uma grande parte da confiança entre os EUA e a Europa, ao remover, com um tweet, o apoio ao acordo final da cimeira de G7, no Canadá.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Heiko Maas, afirmou que “a Europa unida é a resposta para os EUA em primeiro lugar”, pois, assinalou, “pode-se rapidamente destruir uma incrível dose de confiança num tweet“.

Por isso, Maas escreveu na mesma rede social que se torna “ainda mais importante para a Europa manter-se unida e defender os seus interesses de forma ainda mais agressiva”.

Os líderes do G7 assinaram no sábado um texto, no qual defendem um comércio internacional com “regras” e se comprometem a tentar “reduzir as barreiras alfandegárias, barreiras não alfandegárias e subsídios”.

Apesar de persistir a disputa sobre taxas alfandegárias com os EUA, os sete países mais industrializados do mundo conseguiram assinar um “texto comum” depois de dois dias de cimeira em La Malbaie, na província canadiana do Quebeque. Apenas as questões ambientais não contaram com a assinatura do Presidente norte-americano.

“Faremos todos os possíveis para reduzir as barreiras alfandegárias, barreiras não alfandegárias e subsídios”, diz o comunicado final de 28 pontos e oito páginas assinado pelos EUA, Alemanha, Canadá, França, Reino Unido, Itália e Japão.

“Enfatizamos o papel crucial de um sistema de comércio internacional baseado em regras e continuamos a lutar contra o protecionismo”, refere o documento.

No comunicado, os líderes do G7 dizem-se ainda “comprometidos com a modernização da Organização Mundial de Comércio, de forma a torná-la mais justa o mais rapidamente possível”, e comprometem-se a impedir que o Irão consiga obter armas nucleares.

ZAP // Lusa

 

4 Comments

  1. Acho imensa piada ao actual Sheriff do Império dos Cowboys [USA e abusa].
    Mas este (pato) Donald representa a verdadeira mentalidade americana, com toda a sua enorme arrogância e extraordinária estupidez.

    • O que é você sabe sobre a mentalidade Americana? Por acaso conhece algum Americano? Passou tempo nos EUA? Fale-me mais sobre a arrogância e estupidez Americana…

  2. Acho imensa piada ao actual Sheriff do Império dos Cowboys [USA e abusa].
    Mas este (pato) Donald representa a verdadeira mentalidade americana, com a sua imensa arrogância e extraordinária estupidez.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.