Trump diz que, se for eleito, Clinton vai parar à prisão

Saul Loeb / EPA

-

O candidato republicano à Casa Branca disse que, se for eleito Presidente dos Estados Unidos, vai investigar Hillary Clinton devido ao caso dos ‘emails’ e que, sob a sua liderança, já estaria “na prisão”.

Durante o segundo debate entre os dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump voltou a atacar a candidata democrata por ter usado um endereço de correio eletrónico privado enquanto secretária de Estado (2009-2013) e ameaçou, caso chegue à Casa Branca, nomear um procurador especial para a investigar.

Em resposta, Hillary Clinton voltou a admitir que cometeu um “erro” com os emails e garantiu estar “muito comprometida” em lidar de forma séria com informação classificada.

“É de facto muito bom que alguém com o temperamento de Donald Trump não seja responsável pela lei no nosso país”, declarou, impelindo o republicano a responder: “Porque estarias na prisão”.

Naquele que foi o segundo debate entre os candidatos, considerado por muitos como um debate “feio” e “assustador”, não faltou a troca de acusações acerca dos abusos de Trump contra mulheres.

O magnata negou ter atacado sexualmente mulheres e disse que as “respeita”, respondendo à recente divulgação de um vídeo de 2005 em que se ouve Trump a fazer comentários degradantes sobre uma atriz de telenovelas, com uma linguagem considerada vulgar e ofensiva.

Quando Clinton trouxe o assunto para cima da mesa, o republicano voltou a dizer que se tratou de “conversa de balneário” e sublinhou que já pediu desculpa à sua família e aos cidadãos dos EUA.

A democrata considerou que as declarações neste vídeo não foram fruto de um momento excecional, mas sim um reflexo de “quem Trump é”.

“Tudo o que vimos e ouvimos na sexta-feira foi Donald a dizer o que pensa sobre as mulheres, dar-lhes pontos pela sua aparência”, acrescentou.

Ao mesmo tempo que se defendia destas acusações – que incluem suspeitas de que o candidato republicano agarrava de forma sexual mulheres contra a sua vontade – Trump apontou o dedo ao antigo Presidente e marido de Hillary, Bill Clinton, acusando-o de ter um comportamento muito pior.

Momentos antes de o debate começar em St. Louis, no Missouri, Trump surgiu em público, perante os jornalistas, com quatro mulheres que acusaram o ex-Presidente de assédio sexual.

Sondagens dão vitória a Clinton no segundo debate

De acordo com uma sondagem da CNN, Hillary ganhou o frente-a-frente – reunindo 57% dos votos e Trump 34% – mas a amostra utilizada será mais democrata do que republicana, porque há mais democratas a ver os debates.

Entre os entrevistados, 63% considerou, no entanto, que o magnata teve melhor prestação do que no primeiro debate, há duas semanas – já 15% respondeu que o desempenho de Trump foi semelhante e 21% que esteve pior.

No caso de Clinton, 39% disse que a sua prestação melhorou, 34% que foi igual e 26% que piorou.

O próximo debate decorre no dia 19 de outubro, em Las Vegas, e as eleições para eleger o novo Presidente norte-americano realizam-se a 8 de novembro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vez a deturpação/interpretação (tendenciosa) da “imprensa” (letra minúscula e entre aspas porque a maioria “dessa” não merece qualquer respeito). Trump não disse que iria processar a Hillary. Disse sim que, se fosse eleito, (que espero bem que não) iria mandar investigar o assunto. Investigar e processar são coisas bem diferentes. Mas tem mais impacto assim, não é ZAP/Lusa?

    • Caro Mais uma vez,

      De facto, a palavra “processar” aparece no primeiro parágrafo da nossa notícia.

      Sendo essa a primeira e a única vez que o termo foi usado, podemos concluir que terá sido um erro do jornalista que a escreveu e não uma intenção de que a notícia tivesse mais “impacto”.

      Mesmo assim, agradecemos o seu reparo. O erro já foi corrigido.

      • Muito bem. Gostei. É raro, mas admitiram o erro (?).
        Nota: Quando está assinado ZAP/Lusa, a notícia e da vossa responsabilidade. Partilhada… Mas vossa, portanto descartar no jornalista, (partindo do principio que foi MESMO erro) não fica muito bem. De qualquer forma é um ponto positivo, (o facto de assumirem o erro) mas é como se fosse uma gota no deserto. No meio de tantos negativos… Enfim. Mas é um passo (muito pequenininho)

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …