Trump cancela visita à Dinamarca por Gronelândia não estar à venda

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Donald Trump cancelou a visita que tinha agendada à Dinamarca depois de a primeira-ministra dinamarquesa se ter recusado a vender a Gronelândia aos Estados Unidos.

Apesar de ter admitido anteriormente que a sua visita à Dinamarca não era devido ao interesse em comprar a Gronelândia, o presidente dos EUA, Donald Trump, cancelou esta quarta-feira a visita que tinha agendada para setembro à Dinamarca.

“A Dinamarca é um país muito especial com pessoas incríveis, mas tendo em conta os comentários da primeira-ministra Mette Frederiksen, de que não tem interesse em discutir a compra da Gronelândia, vou adiar o encontro que tínhamos marcado para daqui a duas semanas para outra altura”, escreveu Trump no Twitter.

Num outro tweet, o líder norte-americano agradeceu a Frederiksen por ter sido tão direta, já que poupou esforços de ambas as partes com isso. Trump disse ainda que está ansioso por reagendar a reunião no futuro.

Tanto a Casa Branca como a Casa Real dinamarquesa já confirmaram o adiamento da viagem. De acordo com o Público, Lene Balleby, responsável pela comunicação da Casa Real, disse que o anúncio de Trump foi “uma surpresa”, mas não teceu mais comentários em relação ao assunto.

A Gronelândia tem uma grande abundância de recursos e uma importância geopolítica que parece interessar a Donald Trump. A Gronelândia é um dos territórios autónomos ultramarinos do Reino da Dinamarca colonizado há três séculos. A ilha com mais de dois milhões de quilómetros quadrados (80% do território está coberto de gelo permanentemente) é habitada por 56 mil pessoas.

Os militares dos EUA já têm uma base na Gronelândia, no noroeste da ilha. O americano levantou a questão da compra num jantar, no ano passado, em que disse ter ouvido que a Dinamarca estava a procurar apoio financeiro para o território autónomo.

As aspirações do presidente norte-americano duraram pouco, com a primeira-ministra dinamarquesa a dizer que a ilha não estava à venda e que a ideia de a comprar era “absurda”.

A Gronelândia não está à venda. A Gronelândia não é dinamarquesa. A Gronelândia pertence à Gronelândia. Espero bem que isto não seja dito a sério”, disse Mette Frederiksen.

Esta terça-feira, Trump fez outra publicação no Twitter em que prometeu não construir uma Trump Tower na Gronelândia, partilhando uma fotomontagem da torre numa pequena zona habitacional da ilha.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …