Trump afunda. Hillary já está a 11 pontos

(dr) heatst.com

-

A candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, está 11 pontos percentuais à frente do republicano Donald Trump na corrida eleitoral para a presidência dos Estados Unidos.

Segundo uma sondagem, elaborada pela rede de televisão norte-americana NBC News, em parceria com The Wall Street Journal, divulgada este domingo, Hillary reúne 48% da preferência do eleitorado contra 37% de Trump. As eleições são no dia 8 de novembro.

O distanciamento de Hillary em relação a Trump ocorre a três dias do terceiro debate ente os dois candidatos, marcado para quarta-feira, em Las Vegas, no estado de Nevada. O debate será a última oportunidade de Trump recuperar eleitores.

Há duas semanas, todas as sondagens mostravam uma pequena margem de diferença entre os dois candidatos.

Porém, a divulgação de um vídeo de 2005, em que Trump faz comentários ofensivos em relação às mulheres, e o surgimento de vários relatos de mulheres que disseram ter sido assediadas pelo candidato, em períodos que variam entre há 7 e 30 anos atrás, provocaram a queda do apoio ao republicano.

Diante dos resultados das novas sondagens, Donald Trump intensificou os comentários nas redes sociais que colocam em dúvida a integridade do processo eleitoral norte-americano.

Em mensagem publicada este domingo no Twitter, Trump disse que “as eleições estão a ser manipuladas pela imprensa desonesta, favorecendo Hillary Clinton. Isso é mau”.

O comentário foi feito depois de o governador do Indiana, Mike Pence, que concorre a vice-presidente com Trump, ter dado uma entrevista ao programa Meet the Press, da NBC News, com expressões conciliadoras sobre os rumos da eleição norte-americana.

Pence disse que Trump “vai aceitar com certeza o resultado da eleição”.

Nos últimos dias, porém, em diferentes comícios, Trump atacou a postura crítica da imprensa, citando especificamente o jornal The New York Times.

Segundo o republicano, esse posicionamento da imprensa faz parte de uma conspiração internacional que tem o objetivo de destruir a democracia americana.

Apesar da posição conciliatória de Pence, dois outros conselheiros de Trump – Newt Gingrich e Rudolph Giuliani – incentivam as críticas radicais do candidato republicano.

Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Representantes e Rudolph Giuliani, ex-presidente da Câmara de de Nova Iorque, insinuam que os democratas estão a contabilizar até votos de pessoas que já morreram, para tentar provar o avanço de Hillary Clinton na corrida eleitoral.

O senador republicano Jef Sessions, que representa o estado do Alabama – um dos mais próximos apoiantes de Donald Trump – afirma também que as eleições estão a ser manipuladas.

Alguns políticos republicanos, porém, não partilham dessa visão radical dos conselheiros de Trump.

Um deles, o actual presidente da Câmara de Representantes, Paul Ryan, diz que a democracia americana “depende da confiança no resultado das eleições”.

Paul Ryan “está totalmente confiante de que as eleições serão realizadas com integridade.”

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Imprensa portuguesa ao serviço da Killary, nem uma palavra das criticas no sentido oposto, e existem milhares de coisas a apontar.

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …