/

Donald Trump admite que “shutdown” possa durar anos

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta sexta-feira, Donald Trump tornou-se irredutível: se não libertarem fundos para construção do mundo, paralisação pode durar “meses ou anos”.

A birra de Donald Trump parece não ter fim à vista. O Presidente norte-americano disse esta sexta-feira aos líderes dos democratas no Congresso que o encerramento de serviços governamentais, o designado shutdown, pode durar meses ou até anos, mas que não pensa que se chegue a esse extremo.

O Governo norte-americano está hoje no 14.º dia de encerramento parcial, devido à insistência de Trump em obter financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, o que se depara com a oposição dos democratas.

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, disseram aos repórteres, depois de uma reunião de duas horas com Trump, que este foi “brigão“, enquanto que Trump disse que o encontro tinha sido “produtivo”.

No encontro participaram também o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, e da minoria republicana na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy.

No Jardim das Rosas, na Casa Branca, Donald Trump afirmou, depois da reunião, que não iria reabrir as agências governamentais até que conseguisse “segurança fronteiriça”. Durante o fim-de-semana vão continuar os contactos entre republicanos e democratas para procurar uma saída para o impasse.

O Presidente norte-americano disse ainda que os pontos de entrada nos EUA são fortes, mas que há quilómetros e quilómetros de fronteira não protegida, por onde podem entrar drogas e pessoas contrabandeadas. A única solução, acrescentou, é ter uma estrutura em cimento ou aço que impeça isso.

Nancy Pelosi, que acaba de ser eleita presidente da Câmara dos Representantes, considerou a reunião “conflituosa” e defendeu que “não se pode resolver isto até que o Governo esteja a funcionar”.

Sexta-feira foi o segundo dia em que houve reuniões entre republicanos e democratas para procurar uma saída para esta crise. Trump continua a insistir em obter cinco mil milhões de dólares para o muro, apesar de não ter o apoio do Congresso.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.