Donald Trump admite que “shutdown” possa durar anos

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta sexta-feira, Donald Trump tornou-se irredutível: se não libertarem fundos para construção do mundo, paralisação pode durar “meses ou anos”.

A birra de Donald Trump parece não ter fim à vista. O Presidente norte-americano disse esta sexta-feira aos líderes dos democratas no Congresso que o encerramento de serviços governamentais, o designado shutdown, pode durar meses ou até anos, mas que não pensa que se chegue a esse extremo.

O Governo norte-americano está hoje no 14.º dia de encerramento parcial, devido à insistência de Trump em obter financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, o que se depara com a oposição dos democratas.

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, disseram aos repórteres, depois de uma reunião de duas horas com Trump, que este foi “brigão“, enquanto que Trump disse que o encontro tinha sido “produtivo”.

No encontro participaram também o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, e da minoria republicana na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy.

No Jardim das Rosas, na Casa Branca, Donald Trump afirmou, depois da reunião, que não iria reabrir as agências governamentais até que conseguisse “segurança fronteiriça”. Durante o fim-de-semana vão continuar os contactos entre republicanos e democratas para procurar uma saída para o impasse.

O Presidente norte-americano disse ainda que os pontos de entrada nos EUA são fortes, mas que há quilómetros e quilómetros de fronteira não protegida, por onde podem entrar drogas e pessoas contrabandeadas. A única solução, acrescentou, é ter uma estrutura em cimento ou aço que impeça isso.

Nancy Pelosi, que acaba de ser eleita presidente da Câmara dos Representantes, considerou a reunião “conflituosa” e defendeu que “não se pode resolver isto até que o Governo esteja a funcionar”.

Sexta-feira foi o segundo dia em que houve reuniões entre republicanos e democratas para procurar uma saída para esta crise. Trump continua a insistir em obter cinco mil milhões de dólares para o muro, apesar de não ter o apoio do Congresso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …