Donald Trump admite que “shutdown” possa durar anos

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Esta sexta-feira, Donald Trump tornou-se irredutível: se não libertarem fundos para construção do mundo, paralisação pode durar “meses ou anos”.

A birra de Donald Trump parece não ter fim à vista. O Presidente norte-americano disse esta sexta-feira aos líderes dos democratas no Congresso que o encerramento de serviços governamentais, o designado shutdown, pode durar meses ou até anos, mas que não pensa que se chegue a esse extremo.

O Governo norte-americano está hoje no 14.º dia de encerramento parcial, devido à insistência de Trump em obter financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, o que se depara com a oposição dos democratas.

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, disseram aos repórteres, depois de uma reunião de duas horas com Trump, que este foi “brigão“, enquanto que Trump disse que o encontro tinha sido “produtivo”.

No encontro participaram também o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, e da minoria republicana na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy.

No Jardim das Rosas, na Casa Branca, Donald Trump afirmou, depois da reunião, que não iria reabrir as agências governamentais até que conseguisse “segurança fronteiriça”. Durante o fim-de-semana vão continuar os contactos entre republicanos e democratas para procurar uma saída para o impasse.

O Presidente norte-americano disse ainda que os pontos de entrada nos EUA são fortes, mas que há quilómetros e quilómetros de fronteira não protegida, por onde podem entrar drogas e pessoas contrabandeadas. A única solução, acrescentou, é ter uma estrutura em cimento ou aço que impeça isso.

Nancy Pelosi, que acaba de ser eleita presidente da Câmara dos Representantes, considerou a reunião “conflituosa” e defendeu que “não se pode resolver isto até que o Governo esteja a funcionar”.

Sexta-feira foi o segundo dia em que houve reuniões entre republicanos e democratas para procurar uma saída para esta crise. Trump continua a insistir em obter cinco mil milhões de dólares para o muro, apesar de não ter o apoio do Congresso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Diretor artístico do Teatro São Carlos demite-se

O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Patrick Dickie, apresentou esta terça-feira a sua demissão à ministra da Cultura. “O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, Patrick Dickie, informou esta tarde …

Entre elogios e recados, Marcelo dá luz verde ao decreto de execução orçamental

O Presidente da República promulgou o decreto-lei de Execução Orçamental, um dia depois de o diploma ter entrado em Belém, para que "possa entrar em vigor ainda antes do início do segundo semestre". Na nota publicada …

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …

Carrossel internacional do IVA. 15 empresários detidos em megaoperação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira 15 empresários por suspeitas de fraude fiscal e de branqueamento de capitais no âmbito de um esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. Está em causa um tipo de …

Portugal é “campeão” dos atrasos na aplicação de medidas anti-corrupção

Portugal foi o país com a maior proporção (73%) de recomendações não implementadas do Grupo de Estados Contra a Corrupção (GRECO), seguido da Turquia (70%), indica o relatório de 2018 deste órgão de monitorização anti …

"Cansado da insolência dos europeus", Irão renuncia a dois compromissos do acordo nuclear

O Irão libertar-se-á “resolutamente” de dois outros dos seus compromissos no quadro do acordo internacional sobre o seu programa nuclear “a partir de 7 de julho”, noticiou esta terça-feira a agência iraniana Fars, citando um …

Héctor Herrera já terá data de apresentação definida no Atlético de Madrid

O internacional mexicano Héctor Herrera vai ser reforço do Atlético de Madrid para as próximas épocas a partir do próximo dia 1 de julho. De acordo com o que escreve esta terça-feira o jornal catalão Mundo …