Trump acusa China de “complicar” a relação com a Coreia do Norte

Chris Ratcliffe / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos acusou esta quarta-feira a China de “complicar as coisas” em relação à questão norte-coreana, no momento em que as negociações entre Washington e Pyongyang enfrentam um impasse.

“A China complica imenso as coisas no que toca às relações com a Coreia do Norte”, disse Donald Trump, reiterando, no entanto, que tinha “um relacionamento fantástico” com o líder norte-coreano Kim Jong-un, com quem se reuniu em meados de junho em Singapura numa cimeira considerada histórica.

Para Trump, “uma parte do problema com a Coreia do Norte está relacionado com as disputas comerciais com a China”, reafirmando a sua disposição em rever a natureza das relações comerciais entre Washington e Pequim.

“Nós veremos o que se vai passar [com a Coreia do Norte], mas tive de agir sobre a China em relação ao comércio, pois era realmente injusto para o nosso país”, disse o Presidente norte-americano, lamentando que os seus antecessores tenham “fechado os olhos” neste caso.

As negociações para a desnuclearização na Coreia do Norte arrastam-se há semanas e o cancelamento da viagem do ministro dos Negócios Estrangeiros dos Estados Unidos, Mike Pompeo, à Coreia do Norte foi um sinal desta estagnação nas negociações entre os dois países.

“Os Estados Unidos estarão prontos para discutir quando ficar claro que o Presidente Kim está pronto para assumir o compromisso de desnuclearizar completamente a Coreia do Norte”, disse Pompeo, na terça-feira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …