Troca automática de informações de contas bancárias arranca em 2017

worldbank / Flickr

Os Estados-membros vão trocar automaticamente, a partir de 2017, informações entre si para combater a fraude fiscal de cidadãos que têm rendimentos fora do país em que residem, numa medida que inclui acesso às contas bancárias.

Segundo as novas regras, as autoridades fiscais terão o poder de recolher informações das contas bancárias e de, automaticamente, as trocar com os outros países participantes. Com isto, as autoridades fiscais do país em que o cidadão reside passam mais facilmente a poderem cobrar os impostos que são devidos pelos seus residentes que têm rendimentos no exterior.

Inicialmente, Luxemburgo e Áustria resistiram a esta legislação, preocupados com o facto de as regras mais duras os colocarem em desvantagem face a outros países como a Suíça e o Liechtenstein, mas acabaram por concordar.

O acordo sobre a troca automática de informações foi tomado esta semana no Conselho de Ministros das Finanças dos 28 Estados-membros (o chamado Ecofin).

“O sigilo bancário está morto e automática troca de informações será aplicado na sua forma mais ampla”, disse Algirdas Semeta, comissário europeu dos Assuntos Fiscais.

Segundo o comunicado do Conselho, as autoridades fiscais da UE passarão a ter a obrigação de trocar automaticamente as informações sobre todos os rendimentos considerados importantes (juros, dividendos e outros tipos similares de rendimento), mas também saldos de contas e receitas da venda de ativos financeiros.

As regras que estão, atualmente, em vigor já abrangem o intercâmbio automático de informações sobre emprego, honorários, seguros de vida, pensões e bens imóveis, mas desde que essas informações estivessem disponíveis. Esta legislação irá mais longe, uma vez que além de acrescentar novas categorias não faz depender do facto de a informação estar acessível.

Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia continua a negociar acordos fiscais mais fortes com Suíça, San Marino, Andorra, Mónaco e Liechtenstein.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. os maladros vao passar a receber em dinheiro vivo,bitcoins ou transferências entre off-shores ,vai continuar tudo na mesma, alguns dinossauros vao ser caçados,pois não perceberam que o ecossistema económico mudou

RESPONDER

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …