/

É esta a tripulação da primeira viagem privada à Estação Espacial Internacional

Axiom Space

Tripulação da Ax-1: Michael López-Alegría, Mark Pathy, Larry Connor e Eytan Stibbe.

A tripulação da primeira missão espacial totalmente privada vai incluir quatro homens: três turistas espaciais como clientes e um ex-astronauta da NASA como comandante.

A viagem é organizada pela Axiom Space e tem como destino a Estação Espacial Internacional (EEI).

Os viajantes espaciais serão Larry Connor, empresário norte-americano de imóveis e tecnologia; Eytan Stibbe, empresário e antigo piloto de caça israelita; Mark Pathy, investidor e filantropo canadiano; e Michael López-Alegría, um astronauta aposentado da NASA de origem espanhola.

O voo Axiom Mission 1 (Ax-1) surge de um acordo comercial com a NASA e está programado para janeiro de 2022. A agência espacial escolheu a startup norte-americana para liderar o projeto de construção do primeiro módulo residencial na EEI. A Axiom Space vai construir o seu “habitat” espacial para humanos à entrada do Nó 2, um dos módulos de conexão da EEI.

Um lugar na aeronave Crew Dragon custa, segundo o The Washington Post, 55 milhões de dólares. Os tripulantes vão viver a bordo do complexo orbital e passar oito dias em microgravidade com uma vista privilegiada para o planeta Terra.

O piloto da Crew Dragon será Larry Connor, que será o primeiro astronauta privado a viajar numa missão espacial. A cápsula da SpaceX foi desenhada para voar de forma autónoma, sendo que o contributo de Connor será apenas necessário em situações de emergência, escreve a Europa Press.

Com 71 anos, Connor vai tornar-se também o segundo homem mais velho a viajar no Espaço. Será apenas superado por John Glenn, que com 77 anos fez o seu segundo voo espacial.

A Axiom Space, fundada pelo ex-gestor do programa da estação espacial da NASA, Michael Suffredini, vai organizar o treino e supervisionar as operações em voo da tripulação do Ax-1, com López-Alegría como representante da empresa enquanto estiver no espaço.

A missão Ax-1 será a primeira de uma série de voos para a Estação Espacial Internacional. O ator Tom Cruise, por exemplo, é uma figuras que pode vir a participar (e pilotar) numa futura missão.

A SpaceX também delineou planos para o que será a primeira missão totalmente civil do mundo ao espaço, com planos para descolar no final do ano. A missão “Inspiration4” terá uma tripulação de quatro pessoas e será liderada pelo empreendedor e piloto norte-americano Jared Isaacman.

Os restantes lugares na Crew Dragon estão disponíveis, embora Isaacman tenha algumas ideias em mente, escreve o New Atlas. Um será para um embaixador do St. Jude Children’s Research Hospital; outro será para um patrocinador escolhido aleatoriamente, com o intuito de angariar fundos para o hopsital; e o último lugar será para outro empreendedor que use a Shift4 Payments, a plataforma de eCommerce criada por Isaacman.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.