É esta a tripulação da primeira viagem privada à Estação Espacial Internacional

Axiom Space

Tripulação da Ax-1: Michael López-Alegría, Mark Pathy, Larry Connor e Eytan Stibbe.

A tripulação da primeira missão espacial totalmente privada vai incluir quatro homens: três turistas espaciais como clientes e um ex-astronauta da NASA como comandante.

A viagem é organizada pela Axiom Space e tem como destino a Estação Espacial Internacional (EEI).

Os viajantes espaciais serão Larry Connor, empresário norte-americano de imóveis e tecnologia; Eytan Stibbe, empresário e antigo piloto de caça israelita; Mark Pathy, investidor e filantropo canadiano; e Michael López-Alegría, um astronauta aposentado da NASA de origem espanhola.

O voo Axiom Mission 1 (Ax-1) surge de um acordo comercial com a NASA e está programado para janeiro de 2022. A agência espacial escolheu a startup norte-americana para liderar o projeto de construção do primeiro módulo residencial na EEI. A Axiom Space vai construir o seu “habitat” espacial para humanos à entrada do Nó 2, um dos módulos de conexão da EEI.

Um lugar na aeronave Crew Dragon custa, segundo o The Washington Post, 55 milhões de dólares. Os tripulantes vão viver a bordo do complexo orbital e passar oito dias em microgravidade com uma vista privilegiada para o planeta Terra.

O piloto da Crew Dragon será Larry Connor, que será o primeiro astronauta privado a viajar numa missão espacial. A cápsula da SpaceX foi desenhada para voar de forma autónoma, sendo que o contributo de Connor será apenas necessário em situações de emergência, escreve a Europa Press.

Com 71 anos, Connor vai tornar-se também o segundo homem mais velho a viajar no Espaço. Será apenas superado por John Glenn, que com 77 anos fez o seu segundo voo espacial.

A Axiom Space, fundada pelo ex-gestor do programa da estação espacial da NASA, Michael Suffredini, vai organizar o treino e supervisionar as operações em voo da tripulação do Ax-1, com López-Alegría como representante da empresa enquanto estiver no espaço.

A missão Ax-1 será a primeira de uma série de voos para a Estação Espacial Internacional. O ator Tom Cruise, por exemplo, é uma figuras que pode vir a participar (e pilotar) numa futura missão.

A SpaceX também delineou planos para o que será a primeira missão totalmente civil do mundo ao espaço, com planos para descolar no final do ano. A missão “Inspiration4” terá uma tripulação de quatro pessoas e será liderada pelo empreendedor e piloto norte-americano Jared Isaacman.

Os restantes lugares na Crew Dragon estão disponíveis, embora Isaacman tenha algumas ideias em mente, escreve o New Atlas. Um será para um embaixador do St. Jude Children’s Research Hospital; outro será para um patrocinador escolhido aleatoriamente, com o intuito de angariar fundos para o hopsital; e o último lugar será para outro empreendedor que use a Shift4 Payments, a plataforma de eCommerce criada por Isaacman.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …