Supremo Tribunal rejeita petição republicana para invalidar vitória de Biden na Pensilvânia

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos rejeitou esta terça-feira a mais recente petição dos republicanos para invalidar a certificação da vitória do Presidente eleito Joe Biden na Pensilvânia.

De acordo com a CNN, poucas horas antes da ordem do tribunal ser divulgada, Trump fez um apelo direto aos funcionários estaduais e membros do Supremo Tribunal para que o ajudassem nos seus esforços para subverter a vontade dos eleitores, referindo-se à alegada fraude eleitoral.

“Vamos ver se alguém tem, ou não, coragem, sejam legisladores, legislaturas, um juiz do Supremo Tribunal ou vários”, disse Trump. “Vamos ver se têm coragem para fazer o que toda a gente neste país sabe que é certo”, acrescentou o presidente norte-americano.

Sem fazer comentários, o tribunal recusou, no entanto, pôr em causa o processo eleitoral na Pensilvânia, através de um comunicado com apenas uma linha de texto.

A ação rápida e sem divergências públicas é um sinal de que o Supremo Tribunal –  composto por seis juízes conservadores, incluindo três indicados por Trump (Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett) e três liberais – pode não se querer envolver nas contestações de Trump, disse Steve Vladeck, analista do Supremo Tribunal da CNN.

“O facto de os juízes terem emitido uma ordem de uma sentença sem opiniões separadas é um sinal poderoso de que o tribunal pretende ficar fora das disputas eleitorais e que vai deixar as coisas para o processo eleitoral daqui para frente”, disse Vladeck.

O Governador Tom Wolf já certificou a vitória de Biden e os 20 eleitores do Estado irão reunir-se no dia 14 de dezembro para votarem em Biden, que deve assumir as funções de presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro.

Biden obteve 306 votos no colégio eleitoral e, mesmo que os resultados da Pensilvânia estivessem em dúvida, continuaria a ter mais do que os 270 votos eleitorais necessários para se tornar presidente.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga representação de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células estaminais. Mas um estudo do IMM apresenta agora um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por …