/

Tribunal de Instrução Criminal ordena arresto da pensão de Ricardo Salgado

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

O Tribunal Central de Instrução Criminal deu ordem, esta quarta-feira, para que a pensão de cerca de 39 mil euros do ex-presidente do BES seja arrestada.

A notícia está a ser avançada pela TVI 24. De acordo com o canal televisivo, o Tribunal de Instrução Criminal ordenou o arresto da pensão do ex-banqueiro Ricardo Salgado, no âmbito do caso Banco Espírito Santo (BES).

No final de setembro, o Correio da Manhã já tinha avançado que o ex-presidente do BES tinha direito a uma reforma de cerca de 39 mil euros, depois de o Fundo de Pensões do Novo Banco ter reduzido em 25% o valor da sua reforma (passando de 52.437 euros para 39.162 euros por mês).

No mesmo mês, o Jornal de Negócios já tinha noticiado que o mesmo fundo pretendia limitar a pensão de Salgado para 11.500 euros brutos mensais (um corte de sete vezes face aos 90 mil euros brutos que recebia).

De acordo com o Diário de Notícias, o arresto terá como objetivo garantir o pagamento de indemnizações e proteger os lesados do BES, caso Salgado venha a ser condenado.

Outros dos administradores que estarão a ser alvo do corte nas pensões serão José Maria Ricciardi, António Souto, Amílcar Morais Pires e Joaquim Goes.

O fundo de pensões do Novo Banco entende que a reforma deve ter um teto igual ao último salário mais alto pago aos ex-administradores antes de a instituição ser dissolvida e entrar em liquidação, em julho de 2016.

Ricardo Salgado é suspeito de corrupção no setor privado, burla qualificada, fraude fiscal, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e falsificação informática.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.