O Fundo de Pensões do Novo Banco reduziu em 25% a reforma do ex-presidente do Banco Espírito Santo. Dezasseis administradores sofreram cortes no valor das suas pensões.
O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, viu o Fundo de Pensões do Novo Banco reduzir em 25% o valor da sua reforma, que, segundo o Correio da Manhã, passa de 52.437 euros para 39.162 euros por mês.
Segundo noticiou o Negócios no dia 18 de setembro, o Fundo de Pensões do Novo Banco pretendia limitar a pensão de Salgado a 11.500 euros brutos mensais – um corte de sete vezes face aos 90 mil euros brutos que recebia a antigo administrador do BES.
Os cortes nos valores das reformas foram estendidos a vários outros administradors do Grupo Espírito Santo. Segundo o Cm, José Maria Ricciardi, António Souto e Amílcar Morais Pires, que têm um plano de pensões da comissão executiva do BES, sofreram uma redução de 74% de mais 43 mil para 11.500 euros.
O valor dos cortes foi revelado após a acção judicial interposta pelo Fundo de Pensões do Novo Banco e pela entidade gestora GNB contra 18 ex-administradores do BES.
O fundo de pensões do Novo Banco entende que a reforma destes dez antigos gestores deve ter um tecto igual ao último salário mais alto pago aos administradores do BES antes de a instituição ser dissolvida e entrar em liquidação, em Julho de 2016.
Este valor era de 11.500 brutos mensais, montante que, segundo a ação judicial, deveria ser o limite máximo da pensão de Salgado.
Coitado… como é que ele vai conseguir viver com essa miséria?
Comentário torpe. Viva Salgado, viva Sócrates.
E viva vomecê! Se for tão inteligente como essas duas figuras sinistras a roubar, é um crânio!?
Se fosse na América acontecia-lhe o mesmo k ao b.Madoff, mas vivemos em Portugal e kem tem guita safa-se sempre, fosse eu a roubar 0,0001% do k ele roubou e já estava a apodrecer em Caxias, é a merda de justiça(social e penal) k temos 🙁
Eu sou natural de um país democrático. Os homens não sao julgados em hasta pública como se estivéssemos no estádio da Inquisição. Salgado e Sócrates estão a ser vítima da pequenez dos políticos portugueses e da justiça que anda a reboque da classe politica. Nenhum outro político português fez tanto pelos PALOPs como Sócrates. Por isso, fica aqui a minha homenagem. Um abraço de moçambique.
O que é que ele fez assim de tao bom? Nao vale a pena dizer que deu um pao se depois se sabe que roubou a padaria toda…
Ele e o soares,farinha do mm saco.
Salazar volta está perdoado.
Graças o coelho fora a Marques Vidal também.O banco bom passa a máu .