Reforma de Ricardo Salgado baixou apenas para 39 mil euros

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado

O Fundo de Pensões do Novo Banco reduziu em 25% a reforma do ex-presidente do Banco Espírito Santo. Dezasseis administradores sofreram cortes no valor das suas pensões.

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, viu o Fundo de Pensões do Novo Banco reduzir em 25% o valor da sua reforma, que, segundo o Correio da Manhã, passa de 52.437 euros para 39.162 euros por mês.

Segundo noticiou o Negócios no dia 18 de setembro, o Fundo de Pensões do Novo Banco pretendia limitar a pensão de Salgado a 11.500 euros brutos mensais – um corte de sete vezes face aos 90 mil euros brutos que recebia a antigo administrador do BES.

Os cortes nos valores das reformas foram estendidos a vários outros administradors do Grupo Espírito Santo. Segundo o Cm, José Maria Ricciardi, António Souto e Amílcar Morais Pires, que têm um plano de pensões da comissão executiva do BES, sofreram uma redução de 74% de mais 43 mil para 11.500 euros.

O valor dos cortes foi revelado após a acção judicial interposta pelo Fundo de Pensões do Novo Banco e pela entidade gestora GNB contra 18 ex-administradores do BES.

O fundo de pensões do Novo Banco entende que a reforma destes dez antigos gestores deve ter um tecto igual ao último salário mais alto pago aos administradores do BES antes de a instituição ser dissolvida e entrar em liquidação, em Julho de 2016.

Este valor era de 11.500 brutos mensais, montante que, segundo a ação judicial, deveria ser o limite máximo da pensão de Salgado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse na América acontecia-lhe o mesmo k ao b.Madoff, mas vivemos em Portugal e kem tem guita safa-se sempre, fosse eu a roubar 0,0001% do k ele roubou e já estava a apodrecer em Caxias, é a merda de justiça(social e penal) k temos 🙁

  2. Eu sou natural de um país democrático. Os homens não sao julgados em hasta pública como se estivéssemos no estádio da Inquisição. Salgado e Sócrates estão a ser vítima da pequenez dos políticos portugueses e da justiça que anda a reboque da classe politica. Nenhum outro político português fez tanto pelos PALOPs como Sócrates. Por isso, fica aqui a minha homenagem. Um abraço de moçambique.

  3. O que é que ele fez assim de tao bom? Nao vale a pena dizer que deu um pao se depois se sabe que roubou a padaria toda…
    Ele e o soares,farinha do mm saco.

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …