Reforma de Ricardo Salgado baixou apenas para 39 mil euros

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado

O Fundo de Pensões do Novo Banco reduziu em 25% a reforma do ex-presidente do Banco Espírito Santo. Dezasseis administradores sofreram cortes no valor das suas pensões.

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, viu o Fundo de Pensões do Novo Banco reduzir em 25% o valor da sua reforma, que, segundo o Correio da Manhã, passa de 52.437 euros para 39.162 euros por mês.

Segundo noticiou o Negócios no dia 18 de setembro, o Fundo de Pensões do Novo Banco pretendia limitar a pensão de Salgado a 11.500 euros brutos mensais – um corte de sete vezes face aos 90 mil euros brutos que recebia a antigo administrador do BES.

Os cortes nos valores das reformas foram estendidos a vários outros administradors do Grupo Espírito Santo. Segundo o Cm, José Maria Ricciardi, António Souto e Amílcar Morais Pires, que têm um plano de pensões da comissão executiva do BES, sofreram uma redução de 74% de mais 43 mil para 11.500 euros.

O valor dos cortes foi revelado após a acção judicial interposta pelo Fundo de Pensões do Novo Banco e pela entidade gestora GNB contra 18 ex-administradores do BES.

O fundo de pensões do Novo Banco entende que a reforma destes dez antigos gestores deve ter um tecto igual ao último salário mais alto pago aos administradores do BES antes de a instituição ser dissolvida e entrar em liquidação, em Julho de 2016.

Este valor era de 11.500 brutos mensais, montante que, segundo a ação judicial, deveria ser o limite máximo da pensão de Salgado.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse na América acontecia-lhe o mesmo k ao b.Madoff, mas vivemos em Portugal e kem tem guita safa-se sempre, fosse eu a roubar 0,0001% do k ele roubou e já estava a apodrecer em Caxias, é a merda de justiça(social e penal) k temos 🙁

  2. Eu sou natural de um país democrático. Os homens não sao julgados em hasta pública como se estivéssemos no estádio da Inquisição. Salgado e Sócrates estão a ser vítima da pequenez dos políticos portugueses e da justiça que anda a reboque da classe politica. Nenhum outro político português fez tanto pelos PALOPs como Sócrates. Por isso, fica aqui a minha homenagem. Um abraço de moçambique.

  3. O que é que ele fez assim de tao bom? Nao vale a pena dizer que deu um pao se depois se sabe que roubou a padaria toda…
    Ele e o soares,farinha do mm saco.

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …