Reforma de Ricardo Salgado baixou apenas para 39 mil euros

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado

O Fundo de Pensões do Novo Banco reduziu em 25% a reforma do ex-presidente do Banco Espírito Santo. Dezasseis administradores sofreram cortes no valor das suas pensões.

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, viu o Fundo de Pensões do Novo Banco reduzir em 25% o valor da sua reforma, que, segundo o Correio da Manhã, passa de 52.437 euros para 39.162 euros por mês.

Segundo noticiou o Negócios no dia 18 de setembro, o Fundo de Pensões do Novo Banco pretendia limitar a pensão de Salgado a 11.500 euros brutos mensais – um corte de sete vezes face aos 90 mil euros brutos que recebia a antigo administrador do BES.

Os cortes nos valores das reformas foram estendidos a vários outros administradors do Grupo Espírito Santo. Segundo o Cm, José Maria Ricciardi, António Souto e Amílcar Morais Pires, que têm um plano de pensões da comissão executiva do BES, sofreram uma redução de 74% de mais 43 mil para 11.500 euros.

O valor dos cortes foi revelado após a acção judicial interposta pelo Fundo de Pensões do Novo Banco e pela entidade gestora GNB contra 18 ex-administradores do BES.

O fundo de pensões do Novo Banco entende que a reforma destes dez antigos gestores deve ter um tecto igual ao último salário mais alto pago aos administradores do BES antes de a instituição ser dissolvida e entrar em liquidação, em Julho de 2016.

Este valor era de 11.500 brutos mensais, montante que, segundo a ação judicial, deveria ser o limite máximo da pensão de Salgado.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse na América acontecia-lhe o mesmo k ao b.Madoff, mas vivemos em Portugal e kem tem guita safa-se sempre, fosse eu a roubar 0,0001% do k ele roubou e já estava a apodrecer em Caxias, é a merda de justiça(social e penal) k temos 🙁

  2. Eu sou natural de um país democrático. Os homens não sao julgados em hasta pública como se estivéssemos no estádio da Inquisição. Salgado e Sócrates estão a ser vítima da pequenez dos políticos portugueses e da justiça que anda a reboque da classe politica. Nenhum outro político português fez tanto pelos PALOPs como Sócrates. Por isso, fica aqui a minha homenagem. Um abraço de moçambique.

  3. O que é que ele fez assim de tao bom? Nao vale a pena dizer que deu um pao se depois se sabe que roubou a padaria toda…
    Ele e o soares,farinha do mm saco.

RESPONDER

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …