Três pessoas detidas por fraude bilionária em banco da Índia

Segurança à porta de uma das joalharias de luxo de Nirav Modi em Nova Deli

Duas pessoas ligadas ao PNB, Banco Nacional do Punjab, e um responsável do grupo financeiro do empresário joalheiro Nirav Modi foram detidos este sábado, acusados de uma fraude de cerca de 1,5 mil milhões de euros à entidade financeira, o segundo maior banco da Índia.

O ex-diretor do PNB, Gokulnath Shetty, já reformado, e Manoj Kharat, um funcionário do mesmo banco, foram detidos sob acusação de envolvimento na que é uma das maiores fraudes bancárias na história do país, informou a agência local PTI. Também foi detido Manoj Hemant Karat, representante do grupo empresarial do joalheiro Nirav Modi.

O PNB anunciou nesta semana que em 29 de janeiro denunciou à autoridade anti-corrupção indiana a fraude de 113 mil milhões de rupias, 1,5 mil milhões de euros, através de uma filial em Bombaim, mediante o envio fraudulento de memorandos de entendimento a dois grupos empresariais.

Um deles pertence a Nirav Modi, um dos joalheiros mais importantes do país, e o outro ao empresário Mehul Chinubhai Choksi. O Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano adiantou que os seus passaportes, que se encontram em paradeiro desconhecido, foram suspensos.

O banco indicou que dois dos seus funcionários conseguiram fazer cartas de entendimento, uma espécie de carta de crédito para acesso a empréstimos no estrangeiro, sem as registar no sistema de contabilidade da entidade financeira, tendo assim obtido acesso directo ao sistema internacional SWIFT de comunicação interbancária.

Segundo a investigação, pelo menos 650 milhões de euros foram desviados a partir de 150 cartas emitidas por Shetty e Kharat. Até ao momento, 18 empregados do PNB foram suspenso, incluídos vários directores.

A agência de segurança indiana especializada em crimes financeiros, tomou entretanto controlo de centenas de joalherias, comércios e propriedades de Nirav Modi em todo o país.

A fraude do PNB, banco de capital público que cotado na Bolsa de Valores indiana, é já um dos maiores escândalos no setor financeiro indiano e levantou uma guerra de acusações entre os partidos políticos, que são responsabilizados pela falta de controlo sobre o sistema financeiro.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …