Pelo menos três Governos europeus investigados por causa da resposta à pandemia

Cugnot Mathieu / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron.

Pelo menos três Governos europeus estão a ser investigados por causa da resposta à pandemia de covid-19, que já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

A notícia é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá conta que em causa estão os Executivos de França, Espanha e Itália.

Nesta quinta-feira, a polícia francesa fez buscas em residências e gabinetes do ministro da Saúde e de outros dirigentes, no âmbito de uma investigação à resposta governamental à pandemia no novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

Segundo um comunicado do ministério, as buscas, que decorreram “sem dificuldade”, incluíram os escritórios do atual ministro da Saúde, Olivier Veran, do diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon e de outra responsável da saúde.

A investigação surge na sequência de uma queixa apresentada junto do Tribunal de Justiça da República (TJR), única instância habilitada para julgar atos cometidos por membros do Governo no exercício das suas funções, precisa a agência Lusa.

A Sábado recorda que este tribunal instaurado em 1993 por François Mitterrand para lidar com o escândalo na saúde, nas décadas de 1980 e 1990, das transfusões de sangue infetado com o VIH dadas a hemofílicos.

Em Itália, o primeiro-ministro Giuseppe Conte e seis dos seus governantes foram também informados de que uma investigação sobre a resposta à pandemia está a decorrer.

Em causa estão denúncias de homicídio culposo e abuso de poder, havendo participações em que os queixosos alegam que o Governo liderado por Conte fez muito pouco contra o vírus e outras em que se manifestam contra o confinamento.

Em território espanhola, as autoridades centrais, regionais e municipais também estão a ser investigadas, não avançando a Sábado, na versão digital, mais detalhes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …