/

Pelo menos três Governos europeus investigados por causa da resposta à pandemia

Cugnot Mathieu / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron.

Pelo menos três Governos europeus estão a ser investigados por causa da resposta à pandemia de covid-19, que já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo.

A notícia é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá conta que em causa estão os Executivos de França, Espanha e Itália.

Nesta quinta-feira, a polícia francesa fez buscas em residências e gabinetes do ministro da Saúde e de outros dirigentes, no âmbito de uma investigação à resposta governamental à pandemia no novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

Segundo um comunicado do ministério, as buscas, que decorreram “sem dificuldade”, incluíram os escritórios do atual ministro da Saúde, Olivier Veran, do diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon e de outra responsável da saúde.

A investigação surge na sequência de uma queixa apresentada junto do Tribunal de Justiça da República (TJR), única instância habilitada para julgar atos cometidos por membros do Governo no exercício das suas funções, precisa a agência Lusa.

A Sábado recorda que este tribunal instaurado em 1993 por François Mitterrand para lidar com o escândalo na saúde, nas décadas de 1980 e 1990, das transfusões de sangue infetado com o VIH dadas a hemofílicos.

Em Itália, o primeiro-ministro Giuseppe Conte e seis dos seus governantes foram também informados de que uma investigação sobre a resposta à pandemia está a decorrer.

Em causa estão denúncias de homicídio culposo e abuso de poder, havendo participações em que os queixosos alegam que o Governo liderado por Conte fez muito pouco contra o vírus e outras em que se manifestam contra o confinamento.

Em território espanhola, as autoridades centrais, regionais e municipais também estão a ser investigadas, não avançando a Sábado, na versão digital, mais detalhes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.