“Colocou inúmeras pessoas em risco”. Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

Studio Grafico EPICS / Flickr

O treinador do Atalanta, Gian Piero Gasperini

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas.

O treinador do Atalanta, Gian Piero Gasperini, admitiu ter tido sintomas compatíveis com a covid-19 um dia antes do encontro da Liga dos Campeões com o Valência, disputado em 10 de março e à porta fechada.

Em entrevista ao jornal Gazzetta dello Sport, o técnico italiano explicou que começou a sentir-se mal a 9 de março, um dia antes do jogo da segunda mão dos oitavos de final da Champions.

“Não estava com febre, mas sentia-me destruído e como se estivesse com 40 graus“, afirmou Gasperini, explicando que quando regressou a Bérgamo, depois do jogo, a cidade “parecia uma guerra, com ambulâncias a passar de dois em dois minutos”.

“À noite, sempre a piorar, pensei: se for ao hospital o que é que vai acontecer comigo, tive medo de morrer”, admitiu o técnico, de 62 anos, que acabou por recuperar sem necessitar de internamento.

Após a revelação, o Valência emitiu um comunicado no qual “expressa publicamente a sua surpresa” pelo facto de Gasperini reconhecer que, no dia anterior e durante o jogo, estava ciente de ser portador de sintomas compatíveis com o novo coronavírus e não ter tomado medidas preventivas.

O clube espanhol adianta ainda que, no caso de o treinador estar na altura infetado, Gasperini colocou em risco muitas pessoas durante a viagem e permanência em Valência.

“O Valência expressa publicamente a sua surpresa pelo facto de o treinador da equipa adversária ter reconhecido que, tanto no dia anterior, como no dia do jogo, estar consciente dos sintomas presumivelmente compatíveis com os do coronavírus sem tomar medidas preventivas, colocando em risco, se tivesse sido o caso, inúmeras pessoas durante a sua viagem e estadia em Valência”, lê-se na nota publicada no site oficial do clube.

Muitos especialistas apontaram o encontro da 1.ª mão, disputado em Milão, a 19 de fevereiro, como um dos grandes focos de contágio da doença na Europa, sobretudo em Espanha e Itália, dois dos países mais afetados.

O jogo da segunda mão, em Valência, já foi à porta fechada, numa altura em que a pandemia começava a alastrar.

Cinco dias depois, a 15 de março, o central argentino do Valência Ezequiel Garay deu positivo para a covid-19 e, quatro dias depois, foi revelado que 35% da equipa também estava infetada.

Gasperini referiu que os testes serológicos realizados há 10 dias à equipa da Atalanta confirmam que teve covid-19, acrescentando: “Tenho anticorpos, mas isso não significa que esteja imune”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente, muitas vezes, o espírito desportivo manifesta-se desta forma egoísta: os interesses pessoais em jogo, o bom nome do clube, uma agenda a cumprir e o resto logo se vê! São estas as referências que queremos transmitir aos nossos jovens? Este senhor teria que responder por este seu acto absolutamente irresponsável!!

RESPONDER

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …

A Estação Espacial Internacional moveu-se para evitar uma colisão

Esta terça-feira, a Estação Espacial Internacional realizou uma "manobra de evasão" para evitar ser atingida por um pedaço de lixo espacial. Controladores de voo russos e norte-americanos terão trabalhado em conjunto para mover a Estação Espacial …

Professor de Direito que ataca feminismo está a ser julgado por violência doméstica

Francisco Aguilar, professor na Faculdade de Direito de Lisboa, está a causar polémica devido a conduta que escolhe para dar as suas aulas. O professor que leciona algumas cadeiras do mestrado em Direito, aproveita as …