Atalanta-Valência foi “uma bomba biológica”. E o Liverpool-Atlético Madrid também

Atalanta Bergamasca Calcio / Facebook

Adeptos do Atalanta de Itália.

O jogo entre o Atalanta e o Valência, a contar para a Liga dos Campeões, que se disputou em Milão foi um grande foco de contágio de Covid-19. De tal forma que o presidente da Câmara de Bérgamo, uma das cidades italianas mais afectadas pela pandemia, diz que foi “uma bomba biológica”.

“Nesse momento, não sabíamos o que se passava. O primeiro paciente em Itália aconteceu a 23 de Fevereiro. Se o vírus já circulava, os 40 mil adeptos que foram ao Estádio de San Siro contagiaram-se”, analisa o autarca de Bérgamo, a cidade do clube Atalanta.

O jogo em San Siro ocorreu a 19 de Fevereiro, para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Pouco depois registou-se o primeiro caso de coronavírus na região da Lombardia, onde se situa Bérgamo e onde ocorreu a maioria dos falecimentos devido a Covid-19, num total superior a 4.400 mortes. Os casos de infectados são mais de 32 mil.

O autarca de Bérgamo, Giorgio Gori, considera, agora, que o jogo entre o Atalanta e o Valência foi um dos focos de contágio. “O jogo foi uma bomba biológica”, salienta Gori em declarações divulgadas pelo jornal espanhol Marca.

“Ninguém sabia que o vírus já circulava entre nós. Muitos vieram ao jogo em grupos e houve muitos contactos nessa noite. O vírus passou de uns para outros“, salienta Gori, realçando porém que “a faísca” foi “no hospital de Alzano Lombardo com um paciente com uma pneumonia não identificada e que contagiou outros pacientes, médicos e enfermeiros”.

O Valência, que perdeu o jogo por 4-1 em San Siro, tem diversos jogadores e elementos da equipa técnica infectados com Covid-19, incluindo o ex-benfiquista Garay e o ex-portista Mangala.

Também o Atalanta tem, pelo menos, um jogador infectado, o guarda-redes Sportiello que foi titular na segunda-mão em Espanha, a 10 de Março, que já foi realizada à porta fechada por causa do coronavírus e que o Valência voltou a perder por 3-4.

Para o avançado da Atalanta, Papu Gómez, é agora uma evidência que esse jogo com o Valência foi um erro. “Temos 120 mil habitantes e nesse dia 45 mil foram a San Siro”,diz  o jogador referindo-se a Bérgamo. “Foi um jogo histórico para a Atalanta, uma loucura. A minha mulher demorou três horas a chegar a Milão quando normalmente em 40 minutos chegamos lá”, salienta o capitão da equipa de Bérgamo.

Jogo em Liverpool também pode ter ajudado a alastrar coronavírus

Outro jogo que pode ter sido um foco de contaminação, mas no Reino Unido, foi o embate entre o Liverpool e o Atlético de Madrid, também dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

O jogo disputado a 11 de Março em Liverpool contou com a presença de cerca de 3 mil adeptos do Atlético de Madrid, numa altura em que Espanha já tinha cerca de mil infectados e 48 mortes registadas. A maioria dos casos era precisamente em Madrid.

O jogo que os madrilenos ganharam por 3-2 realizou-se à porta aberta, apesar de, naquele momento, o campeonato espanhol já só se realizar à porta fechada. Apesar disso, a UEFA e as autoridades britânicas permitiram a realização do desafio com o Estádio aberto a adeptos.

Nos últimos dias, a UEFA decidiu adiar as finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, numa altura em que os grandes campeonatos de futebol da Europa estão suspensos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …