/

Trabalhistas britânicos elegem à primeira um “verdadeiro socialista” para líder

1

lewishamdreamer / Flickr

Jeremy Corbyn, o novo líder do 'Labour', o Partido Trabalhista britânico

Jeremy Corbyn, o novo líder do ‘Labour’, o Partido Trabalhista britânico

O socialista Jeremy Corbyn foi eleito, à primeira volta, o novo líder dos trabalhistas britânicos, obtendo 59,5% dos votos e ofuscando os outros três candidatos que pretendiam puxar o partido mais para o centro e reconquistar o eleitorado.

Com 66 anos, Jeremy Corby ganhou 251.417 votos (59,5%), seguido de longe pelo mais centrista Andy Burnham, que ficou em segundo lugar com 80.462 dos votos (19%).

Yvette Cooper, a outra candidata do centro, ocupou a terceira posição com 17% de votos, enquanto Liz Kendall, representante da ala direita, ficou em último com 4,5% dos votos.

A participação nestas primárias, a 14 de agosto, foi de 76,3 %, de um total de 550.000 eleitores, segundo dados divulgados durante um congresso em Londres.

O novo líder político foi a grande revelação na campanha eleitoral, com uma mensagem contra a austeridade e a favor da renacionalização de certos serviços públicos, como ferroviário e a energia.

Segundo os analistas políticos britânicos, Corbyn “arrancou o socialismo da gaveta” e é considerado um dos líderes mais à esquerda que o Partido Trabalhista teve nas últimas décadas.

A sua chegada à liderança do Labour promete tornar a política no Reino Unido muito mais animada nos próximos tempos.

Além do líder, Tom Watson foi eleito o novo vice-líder dos trabalhistas, um novo cargo criado nestas eleições internas.

A eleição de Corbyn surge na sequência da demissão do anterior líder, Ed Miliband, após a inesperada vitória de David Cameron, com maioria absoluta, nas últimas eleições legislativas no Reino Unido.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. Muito bom!…
    A ver se vem alguma coisa de jeito daquela ilha que ultimamente (e não só!) tem sido pouco mais do que meros “cães” dos americanos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.