Trabalhistas britânicos elegem à primeira um “verdadeiro socialista” para líder

lewishamdreamer / Flickr

Jeremy Corbyn, o novo líder do 'Labour', o Partido Trabalhista britânico

Jeremy Corbyn, o novo líder do ‘Labour’, o Partido Trabalhista britânico

O socialista Jeremy Corbyn foi eleito, à primeira volta, o novo líder dos trabalhistas britânicos, obtendo 59,5% dos votos e ofuscando os outros três candidatos que pretendiam puxar o partido mais para o centro e reconquistar o eleitorado.

Com 66 anos, Jeremy Corby ganhou 251.417 votos (59,5%), seguido de longe pelo mais centrista Andy Burnham, que ficou em segundo lugar com 80.462 dos votos (19%).

Yvette Cooper, a outra candidata do centro, ocupou a terceira posição com 17% de votos, enquanto Liz Kendall, representante da ala direita, ficou em último com 4,5% dos votos.

A participação nestas primárias, a 14 de agosto, foi de 76,3 %, de um total de 550.000 eleitores, segundo dados divulgados durante um congresso em Londres.

O novo líder político foi a grande revelação na campanha eleitoral, com uma mensagem contra a austeridade e a favor da renacionalização de certos serviços públicos, como ferroviário e a energia.

Segundo os analistas políticos britânicos, Corbyn “arrancou o socialismo da gaveta” e é considerado um dos líderes mais à esquerda que o Partido Trabalhista teve nas últimas décadas.

A sua chegada à liderança do Labour promete tornar a política no Reino Unido muito mais animada nos próximos tempos.

Além do líder, Tom Watson foi eleito o novo vice-líder dos trabalhistas, um novo cargo criado nestas eleições internas.

A eleição de Corbyn surge na sequência da demissão do anterior líder, Ed Miliband, após a inesperada vitória de David Cameron, com maioria absoluta, nas últimas eleições legislativas no Reino Unido.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom!…
    A ver se vem alguma coisa de jeito daquela ilha que ultimamente (e não só!) tem sido pouco mais do que meros “cães” dos americanos…

RESPONDER

Em 2020, o Ártico teve a segunda menor extensão de gelo já registada

A 15 de setembro de 2020, o gelo do mar Ártico atingiu a sua extensão mínima anual, a segunda menor já registada. A região do Ártico em geral está a aquecer três vezes mais depressa …

Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar - e a matar - coalas em toda a Austrália. Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente …

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …