Conservadores conseguem inesperada maioria absoluta no Reino Unido

Facundo Arrizabalaga / EPA

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

Os Conservadores de David Cameron garantiram a maioria absoluta nas eleições gerais do Reino Unido, com 323  deputados eleitos, um resultado inesperado que leva o primeiro-ministro britânico a falar numa “noite boa”.

Quando ainda não foram contabilizados todos os votos, a BBC calcula que os Conservadores devem garantir 331 lugares no Parlamento, enquanto o Partido Trabalhista deverá situar-se nos 233 deputados. Os Liberais Democratas são os grandes derrotados das eleições, esperando-se que elejam apenas oito deputados.

Já o Partido Nacionalista Escocês (SNP) deve eleger 56 deputados, transformando-se na terceira maior força política na Câmara dos Comuns.

O Partido Democrata Unionista da Irlanda do Norte também deverá ficar pelos oito deputados, o Plaid Cymru pelos três, o Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP) e os Verdes por apenas um cada.

The Open University / Flickr

O líder do Partido Trabalhista britânico, Ed Miliband

O líder do Partido Trabalhista britânico, Ed Miliband

Ed Miliband vai demitir-se

O líder do Partido Trabalhista britânico, Ed Miliband, vai apresentar a demissão, na sequência da derrota sofrida pelo partido, noticiou a BBC.

O líder do principal partido da oposição britânica vai comunicar a decisão à sua equipa antes de anunciá-la publicamente, segundo a televisão britânica.

Líder dos Liberais-Democratas assume derrota e já se demitiu

O líder dos Liberais Democratas britânicos, Nick Clegg, também se demitiu depois da derrota esmagadora que o partido sofreu nas eleições.

“Os resultados foram esmagadores”, disse Clegg, que era vice-primeiro-ministro no Governo cessante liderado pelo conservador David Cameron.

“Esta foi uma noite cruel e castigadora para os Liberais-Democratas”, disse Clegg, num discurso após a sua reeleição, apesar dos maus resultados do seu partido.

Farage dos Independentistas demite-se mas admite recandidatar-se

O líder do Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, anunciou também a demissão, depois de falhar a terceira tentativa para entrar no Parlamento britânico.

Farage, 51 anos, que perdeu a eleição em South Thanet, no condado de Kent (sudeste), disse no entanto que vai refletir durante o verão sobre a possibilidade de se apresentar novamente em setembro como candidato à liderança do partido eurocético.

O vencedor em South Thanet foi o conservador Craig Mackinlay, com 18.848 votos. Farage obteve 16.026 e, o humorista Al Murray, 318.

Nacionalistas escoceses elegem a mais jovem deputada em 348 anos

Uma estudante de 20 anos, representante do Partido Nacional Escocês (SNP), foi eleita a mais jovem deputada do  Reino Unido desde 1667.

Mhairi Black derrotou Douglas Alexander, chefe da campanha eleitoral do Partido Trabalhista em Paisley e Renfrewshire South.

“Esta eleição está perto de fazer com que a voz desta circunscrição e de toda a Escócia seja ouvida, mais do que antes, de forma mais eficaz em Westminster”, disse Mhairi Black.

“Prometo usar esta voz não apenas para melhorar a Escócia, mas também para perseguir políticas progressistas em benefício das pessoas em todo o Reino Unido”, realçou a jovem.

Douglas Alexander, reconhecendo a derrota, afirmou que a jovem estudante protagonizou uma “campanha formidável”.

Mhairi Black, com 23.548 votos, bateu Douglas Alexander, que foi porta-voz para o departamento de Negócios Estrangeiros do Partido Trabalhista, que obteve 17.864.

Lusodescendente Eduardo Gonçalves falha eleição para deputado

O lusodescendente Eduardo Gonçalves, candidato pelo partido Liberal Democrata ao Parlamento britânico, manifestou-se “decepcionado” ao falhar a eleição em Rugby, onde Mark Pawsey, do partido Conservador, manteve o lugar de deputado.

Eduardo Gonçalves angariou 2.776 votos (6%), ficando-se pelo quarto lugar, atrás do candidato do partido eurocético UKIP Gordan Davies, que recolheu 6.885 votos (14%).

O candidato Liberal Democrata elegeu como prioridade da sua campanha combater o discurso anti-imigração feito por aquele partido, que defende a saída do Reino Unido da União Europeia.

Numa declaração partilhada pela sua página no Facebook, Eduardo Gonçalves reconheceu que “não foi desta vez” que venceu, atribuindo o resultado à “mudança profunda que aconteceu no Reino Unido”.

Gonçalves, filho de pais portugueses, mas nascido em Londres em 1968, foi o primeiro candidato de origem portuguesa à Câmara dos Comuns.

113 britânicos votaram num candidato morto

Cento e treze britânicos votaram num candidato morto, que obteve a título póstumo o segundo melhor resultado da sua carreira política.

Ronnie Carroll morreu a 13 de abril com 80 anos, quando os boletins de voto no círculo eleitoral londrino de Hampstead e Kilburn já tinham sido imprimidos, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP.

Em caso de vitória de Carroll, os eleitores seriam obrigados a voltar às urnas.

Antigo concorrente do festival da Eurovisão, Ronnie Carroll concorreu pelo mesmo círculo eleitoral nas eleições de 1997, obtendo 141 votos, o seu melhor resultado.

Carroll participou também numas legislativas intercalares, em 2008, em Haltemprice e Howden, em que conseguiu 29 votos. Na época, o objectivo do candidato era não obter qualquer voto e estabelecer um novo recorde.

ZAP, Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Realço o fiasco das empresas de sondagem… Entre a verdade e a fraude!
    Por cá estão prestes a mercantilizar sociologia política e opinião pública, base dos fenómenos políticos na estruturação das sociedades modernas, o que se presta a “serviço de grupos” partidários – Entre a verdade e a fraude, as sondagens são ‘voyeurismo’ em democracia política.

RESPONDER

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …