Trabalhista muçulmano eleito presidente da Câmara de Londres

Hannah Mckay / EPA

O novo presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, com a mulher, Saadiya.

O novo presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, com a mulher, Saadiya.

Saqiq Khan, o candidato trabalhista à câmara municipal de Londres, tornou-se o primeiro presidente da câmara muçulmano numa capital da União Europeia.

Filho de imigrantes paquistaneses, Sadiq Khan foi eleito presidente da câmara de Londres, sucedendo ao conservador Boris Johnson à frente dos destinos da capital britânica.

É o primeiro muçulmano a conquistar o cargo, derrotando o ambientalista e deputado conservador Zac Goldsmith, filho do falecido magnata e político James Goldsmith.

Khan, de 45 anos, cresceu num bairro social e trabalhou como advogado de direitos humanos, até ser eleito deputado em 2005, tendo feito parte do governo de Gordon Brown, em 2008.

Em eleições locais em que os trabalhistas ficaram aquém das expectativas, Saqiq Khan consegue uma vitória saborosa, depois de 8 anos de governação conservadora com Boris Johnson.

“Parabéns, @SaqiqKhan. Estou impaciente de trabalhar contigo para fazer de Londres uma cidade justa para todos”, declarou na rede social Twitter o chefe do ‘Labour’, Jeremy Corbyn.

Europeísta convicto, Khan é o primeiro muçulmano a liderar uma capital ocidental.

O resultado desta sexta feira é considerado um indicador da forma como os eleitores da capital britânica poderão posicionar-se no referendo do próximo dia 23 de Junho sobre o ‘Brexit’.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …