Saqiq Khan, o candidato trabalhista à câmara municipal de Londres, tornou-se o primeiro presidente da câmara muçulmano numa capital da União Europeia.
Filho de imigrantes paquistaneses, Sadiq Khan foi eleito presidente da câmara de Londres, sucedendo ao conservador Boris Johnson à frente dos destinos da capital britânica.
É o primeiro muçulmano a conquistar o cargo, derrotando o ambientalista e deputado conservador Zac Goldsmith, filho do falecido magnata e político James Goldsmith.
Khan, de 45 anos, cresceu num bairro social e trabalhou como advogado de direitos humanos, até ser eleito deputado em 2005, tendo feito parte do governo de Gordon Brown, em 2008.
Em eleições locais em que os trabalhistas ficaram aquém das expectativas, Saqiq Khan consegue uma vitória saborosa, depois de 8 anos de governação conservadora com Boris Johnson.
“Parabéns, @SaqiqKhan. Estou impaciente de trabalhar contigo para fazer de Londres uma cidade justa para todos”, declarou na rede social Twitter o chefe do ‘Labour’, Jeremy Corbyn.
Europeísta convicto, Khan é o primeiro muçulmano a liderar uma capital ocidental.
O resultado desta sexta feira é considerado um indicador da forma como os eleitores da capital britânica poderão posicionar-se no referendo do próximo dia 23 de Junho sobre o ‘Brexit’.
ZAP / Lusa
Brexit
-
18 Agosto, 2020 UE e Reino Unido em nova ronda negocial com o tempo a expirar
-
16 Junho, 2020 Boris confiante de que é possível um acordo com UE em julho
Muito bom!
Pode ser que saia alguma coisa positiva do caixote do lixo da Europa (Londres)!!
Será que as londrinas brevemente irão todas andar de burca?
Estamos lindos estamos!Mais vale mudar de continente!!!
Já vais tarde…