Recibos verdes no Estado aumentaram 14,6%. Um terço é no Ministério do Trabalho

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro do Trabalho, liderado por Vieira da Silva, regista 6113 prestações de serviços

O número de trabalhadores a recibos verdes nos organismos públicos voltou a aumentar no ano passado (14,6%). O Ministério do Trabalho emprega um terço de todos os trabalhadores precários do Estado.

Estes dados, relativos a 2017, foram divulgados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público e mostram que o número de trabalhadores a prestar serviços precários ao Estado aumentou, comparativamente ao ano anterior.

Os serviços do Estado central e as autarquias tinham, em 2017, 17.728 pessoas em regime de prestação de serviços, mais 14,6% do que em 2016, revela o Público esta terça-feira.

O jornal aponta ainda que desde 2013 que não existiam tanto trabalhadores a recibos verdes a trabalhar para o Estado. Há cinco anos, existiam 28 mil trabalhadores portugueses nesta situação.

Mais de metade dos trabalhadores (56%) têm ligação aos organismos de administração central, com especial incidência os serviços que dependem dos ministérios do Trabalho e da Segurança Social, da Saúde e da Ciência e Ensino Superior.

O Ministério do Trabalho, liderado pelo ministro Vieira da Silva, tem 6113 trabalhadores precários, valor que representa 61% dos recibos verdes da administração central e um terço de total.

Os dados da DGAEP mostram ainda que 43,7% das prestações de serviço registadas no final de 2017 ocorreram na administração local. As câmaras, juntas de freguesia e outros organismos locais tinham 7746 trabalhadores com este tipo de vínculo, mais 3,8% do que em 2016.

Atualmente, o Governo tem em andamento o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública, o PREVPAP, que é um plano proposto pelo Executivo para a regularização dos vínculos de trabalhadores que prestem funções permanentes nos serviços do Estado com mais de 30 mil candidaturas, só na Administração Central.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Olha o Raríssimas! Enquanto este não explicar devidamente esse episódio não lhe reconheço qualquer autoridade moral para falar ou fazer o que quer que seja.

    • Completamente de acordo. Este sr conivente na manigância da raríssimas, e no financiamento a uma IPSS da sogra, se tivesse um pingo de decência tinha posto o lugar à disposição.

  2. Caríssimos, isto dos recibos verdes e esta regularização dos precários, foi feito à medida para “regularizar” muitos militantes do PS (e outros), que curiosamente, bastou estarem “precários” desde que o PS é governo.
    Esta lei foi feita à medida para partidarizar a função pública!
    Investiguem os nomes de família de muitos precários. Vejam bem as ligações que escondem por trás desta “precaridade”.
    No fim, no fim, lá vai o “Zé” ser chamado a pagar!

  3. … atualmente o que mantem este gabarito de políticos vivos quer a nível Nacional, quer a nível Internacional são os RECIBOS VERDES e os MIGRANTES de resto este indivíduos não merecem qualquer perda de tempo a atura-los ou ouvi-los.

RESPONDER

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo, de acordo com uma lista divulgada pela Forbes esta sexta-feira. É o segundo ano consecutivo que a norte-americana figura no primeiro lugar. Pelo segundo ano consecutivo, …

Divórcio chega ao Espaço. Astronauta acedeu à conta da ex-mulher a partir da EEI

A NASA está a investigar aquele que pode ser o primeiro crime cometido no espaço. Uma astronauta acedeu à conta bancária da ex-mulher a partir da Estação Espacial Internacional. A astronauta Anne McClain é acusada de …

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …