Recibos verdes no Estado aumentaram 14,6%. Um terço é no Ministério do Trabalho

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro do Trabalho, liderado por Vieira da Silva, regista 6113 prestações de serviços

O número de trabalhadores a recibos verdes nos organismos públicos voltou a aumentar no ano passado (14,6%). O Ministério do Trabalho emprega um terço de todos os trabalhadores precários do Estado.

Estes dados, relativos a 2017, foram divulgados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público e mostram que o número de trabalhadores a prestar serviços precários ao Estado aumentou, comparativamente ao ano anterior.

Os serviços do Estado central e as autarquias tinham, em 2017, 17.728 pessoas em regime de prestação de serviços, mais 14,6% do que em 2016, revela o Público esta terça-feira.

O jornal aponta ainda que desde 2013 que não existiam tanto trabalhadores a recibos verdes a trabalhar para o Estado. Há cinco anos, existiam 28 mil trabalhadores portugueses nesta situação.

Mais de metade dos trabalhadores (56%) têm ligação aos organismos de administração central, com especial incidência os serviços que dependem dos ministérios do Trabalho e da Segurança Social, da Saúde e da Ciência e Ensino Superior.

O Ministério do Trabalho, liderado pelo ministro Vieira da Silva, tem 6113 trabalhadores precários, valor que representa 61% dos recibos verdes da administração central e um terço de total.

Os dados da DGAEP mostram ainda que 43,7% das prestações de serviço registadas no final de 2017 ocorreram na administração local. As câmaras, juntas de freguesia e outros organismos locais tinham 7746 trabalhadores com este tipo de vínculo, mais 3,8% do que em 2016.

Atualmente, o Governo tem em andamento o Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública, o PREVPAP, que é um plano proposto pelo Executivo para a regularização dos vínculos de trabalhadores que prestem funções permanentes nos serviços do Estado com mais de 30 mil candidaturas, só na Administração Central.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Olha o Raríssimas! Enquanto este não explicar devidamente esse episódio não lhe reconheço qualquer autoridade moral para falar ou fazer o que quer que seja.

    • Completamente de acordo. Este sr conivente na manigância da raríssimas, e no financiamento a uma IPSS da sogra, se tivesse um pingo de decência tinha posto o lugar à disposição.

  2. Caríssimos, isto dos recibos verdes e esta regularização dos precários, foi feito à medida para “regularizar” muitos militantes do PS (e outros), que curiosamente, bastou estarem “precários” desde que o PS é governo.
    Esta lei foi feita à medida para partidarizar a função pública!
    Investiguem os nomes de família de muitos precários. Vejam bem as ligações que escondem por trás desta “precaridade”.
    No fim, no fim, lá vai o “Zé” ser chamado a pagar!

  3. … atualmente o que mantem este gabarito de políticos vivos quer a nível Nacional, quer a nível Internacional são os RECIBOS VERDES e os MIGRANTES de resto este indivíduos não merecem qualquer perda de tempo a atura-los ou ouvi-los.

RESPONDER

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …

Atentado em Estrasburgo faz três mortos. Atirador ainda em fuga

A França está em estado de "Alerta Atentado", depois do tiroteio em Estrasburgo. O atirador que matou 3 pessoas estava sinalizado por radicalização e continua em fuga. O movimento "Coletes Amarelos" lança no ar uma …