Trabalhadores de fast food em protestos em 150 cidades nos Estados Unidos

@popdemoc / Twitter

-

A polícia norte-americana deteve esta quinta-feira 44 pessoas em Nova Iorque e Los Angeles durante protestos de funcionários de restaurantes de fast food que exigiam aumentos salariais e o direito a formar sindicatos.

Centenas de manifestantes concentraram-se no bairro de entretenimento e teatros de Manhattan, uma ação no âmbito de greves a nível nacionais e protestos contra a indústria de fastfood, segundo a página strikefastfood.org.

Em Los Angeles, os manifestantes reuniram-se antes do amanhecer junto a um restaurante da cadeia McDonalds no sul da cidade, antes de um outro protesto na baixa mais tarde, durante o qual dez pessoas foram detidas por se terem recusado a dispersar.

Em Nova Iorque, cerca de duas dezenas de pessoas protestaram junto a um restaurante da mesma cadeia na Times Square e 19 foram detidas por conduta desordeira quando bloquearam o trânsito automóvel.

No mesmo dia mais 15 pessoas foram detidas, anunciou um porta-voz da polícia de Nova Iorque, que não especificou onde ocorreram estas detenções.

@popdemoc / Twitter

-

Os manifestantes reivindicam um aumento salarial para 15 dólares (cerca de 11 euros) por hora, mais do dobro do salário de 7,25 dólares (5,30 euros)/hora pago pela maioria das cadeias de restaurantes.

Os trabalhadores também exigem o direito de criar sindicatos livres de retaliação.

Os organizadores dizem que os protestos foram convocados em 150 cidades norte-americanas, incluindo Chicago, Detroit, Miami, Denver e Los Angeles.

Foram cancelados os planos para realizar uma greve em St. Louis, Missouri, que foi recentemente palco de protestos violentos depois de, a 09 de agosto, a polícia ter alvejado um adolescente negro desarmado.

O movimento de trabalhadores do setor do fast food começou em Nova Iorque em novembro de 2012 e tem-se espalhado desde então, mas ainda sem produzir efeitos fora dos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Lisboa admite que SMS da EMEL foi uma situação "excecional"

A Proteção Civil municipal "considerou relevante" utilizar a base de dados da EMEL para enviar a SMS sobre os riscos da tempestade Leslie, "dada a necessidade de alertar o maior número de pessoas", revelou o …

China diz que campos de reeducação no Xinjiang servem para "treinos vocacionais"

O governador da região do Xinjiang, extremo noroeste da China, descreveu hoje o internamento massivo de membros da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigure como um "sistema de formação" que "salva" do extremismo religioso. Shohrat …

Rio acusa Governo de "partidarização" ao escolher Galamba para secretário de Estado

O presidente do PSD, Rio Rio, acusou esta segunda-feira o Governo de estar a “partidarizar a pasta da Energia”, reagindo a notícias que dão conta de que o deputado do PS João Galamba é o …

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …