7 anos à espera. Trabalhadores da Marinha Grande também querem creche ao sábado

Knoxville Museum of Art / Flickr

É já desde 2011 que os trabalhadores da Marinha Grande, onde os fornos de vidro nunca podem parar, esperam por um creche 24 horas por dia, durante 7 dias da semana. Até agora, ainda não viram o seu problema ser resolvido.

O Observador avança que, à semelhança do que acontece na Autoeuropa, os trabalhadores da Marinha Grande também precisam de uma creche aos sábados.

A nova creche, destinada a solucionar uma necessidade de uma população maioritariamente fabril e que trabalha por turnos e ao fim de semana, deverá funcionar nas instalações da antiga fábrica de vidros IVIMA, que encerrou em 1999.

No entanto, as obras de requalificação daquele edifício ainda não arrancaram e a Segurança Social de Leiria ainda não está a equacionar a abertura em horário alargado ou ao fim de semana.

A promessa já acompanha os trabalhadores desde 2011, pela voz do então presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira, que anunciou que o antigo edifício da fábrica IVIMA, doado à autarquia, seria remodelado e cedido a instituições particulares de solidariedade social (IPSS), que lá iriam gerir serviços na área social, incluindo duas creches.

“Nas creches existirão lugares que vão funcionar 24 horas por dia uma vez que existem mães solteiras e mães que trabalham por turnos e achamos que será uma boa valência, tudo faremos para que se concretize”, disse Álvaro Pereira, citado numa notícia do Região de Leiria.

Quase sete anos depois, a creche ainda não existe, mas Cidália Ferreira, na altura vereadora com o pelouro da ação social, e que hoje assume o lugar de presidente dessa autarquia, continua a afirmar que esta ainda é uma prioridade da Marinha Grande.

“Essa é uma necessidade que temos, porque sabemos que muita da nossa população trabalhar por turnos. As fábricas de vidro, por exemplo, nunca podem parar. Nunca se podem desligar os fornos do vidro, por isso a laboração é 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica a autarca.

O projeto continua parado porque, explica a autarca, ainda não foi possível garantir o financiamento da obra. “O ano de 2012 foi um ano de crise. Depois vão aparecendo outras prioridades, além dos atrasos nos projetos. Infelizmente, acabou por ainda não poder ser feito”, explica Cidália Ferreira. Mas a obra foi recentemente adjudicada a uma construtora, depois de no verão passado ter sido lançado um concurso público para o restauro do edifício. A obra está orçamentada em 426.593,38 euros.

A polémica em torno do financiamento das creches ao sábado começou na terça-feira, quando se soube que o Governo se preparava para pagar as creches ao sábado para os filhos dos trabalhadores da Autoeuropa que, devido à entrada em vigor do novo horário de trabalho já em fevereiro, vão ter de trabalhar nesse dia.

A decisão gerou polémica, por alegadamente estar a ser dado um apoio exclusivo àqueles trabalhadores, mas o Governo apressou-se a esclarecer que não se trata de um apoio novo nem exclusivo: trata-se do “complemento de horário de creche“, atribuído a todas as creches que tenham necessidades justificadas de expandir o seu horário de funcionamento.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social argumentou, inclusivamente, com o facto de já existirem 953 creches em Portugal a receber este complemento.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. foi preciso chegar a um governo de extrema esquerda liderado por um oportunista…para que os trabalhadores sejam tratados com desigualdade….mais palavras para que?
    afinal cada dia que passa cai a mascara aos amigos dos trabalhadores….

RESPONDER

Depois de sobreviver ao cancro, Sarah cruzou o Canal da Mancha a nado 4 vezes sem parar

Uma mulher norte-americana tornou-se a primeira pessoa a cruzar a nado o Canal da Mancha, entre o Reino Unido e França, quatro vezes sem parar. E dedicou a vitória a todos que, como ela, são …

Ataque contra Arábia Saudita terá sido lançado de solo iraniano

A Arábia Saudita e investigadores norte-americanos consideram que existe uma “grande probabilidade” de o ataque deste fim de semana a duas petrolíferas do Aramco, em Abqaiq e Khurais, ter sido feito a partir de uma …

Cardeal George Pell apresenta recurso final contra condenação por pedofilia

O cardeal australiano George Pell, antigo responsável das finanças do Vaticano, apresentou um último recurso contra a sua condenação por pedofilia, no Supremo Tribunal da Austrália, anunciou esta terça-feira a instituição. Segundo a agência Lusa, em …

David descobriu o tratamento para a doença que quase o matou

David Fajgenbaum foi internado no Hospital da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, depois do Natal de 2013, quando teve uma recaída de uma doença rara auto-imune que quase o matou. A sua condição era tão …

Líder da extrema-direita alemã abandona entrevista depois de ter sido comparado a Hitler

Björn Höcke, líder do partido de extrema-direita AfD no estado federado da Turíngia, abandonou uma televisiva após ter sido comparado a Adolf Hitler. O líder do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) no estado …

Sobe para sete o número de vítimas mortais do mau tempo em Espanha

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado esta terça-feira, o que eleva para sete o número de mortes devido ao mau …

Universidade de Coimbra elimina carne de vaca das cantinas

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou esta terça-feira o reitor, Amílcar Falcão. Este será o primeiro passo para, até …

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …