Trabalhador romeno chegou e já é celebridade no Reino Unido

fb/spirescu.victor/

Victor Spirescu tornou-se famoso no Reino Unido

Victor Spirescu tornou-se famoso no Reino Unido

Os ‘media’ britânicos previam grande afluxo de búlgaros e romenos ao Reino Unido após o levantamento das restrições de trabalho a 1 de Janeiro, mas só descobriram Victor Spirescu, um romeno que já se tornou uma celebridade.

Este romeno de 30 anos surge em sucessivas entrevistas como o rosto dos trabalhadores migrantes cuja chegada em massa ao Reino Unido causa preocupação.

O jovem tornou-se inesperadamente uma ‘estrela’ ao chegar ao aeroporto de Luton (norte de Londres) no dia em que foram levantadas para búlgaros e romenos as restrições do mercado de trabalho na União Europeia (UE), sendo recebido por jornalistas e por dois parlamentares.

As atenções recaíram nele por ser um dos passageiros do voo proveniente da Roménia que nunca tinha estado no Reino Unido. Quase todos os outros passageiros já trabalhavam e residiam em território britânico e regressavam das férias de Natal.

“Não estou cá para roubar. Venho trabalhar e depois volto para casa”, afirmou Spirescu, que deixou noiva na Roménia e pretende apenas ganhar dinheiro para renovar a casa que compraram.

O jornal Daily Telegraph já enviou uma equipa de reportagem à aldeia romena de Pelisor para entrevistar a jovem de 19 anos.

Victor Spirescu, que segundo o Times teve várias ocupações no seu país (pastor, eletricista, mecânico), já encontrou trabalho no Reino Unido na lavagem de carros.

“Quando vou ao supermercado, as pessoas olham para mim. Ouvi uma criança dizer à mãe: ‘olha, é o tipo da televisão'”, contou à Sky News, acrescentando que as pessoas têm sido simpáticas.

A inquietação suscitada pela abertura total do mercado de trabalho a cidadãos dos dois países mais pobres da UE levou o primeiro-ministro conservador britânico, David Cameron, a restringir o acesso dos imigrantes aos benefícios sociais.

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …