Romenos e búlgaros podem trabalhar livremente na UE a partir de hoje

WarzauWynn / Flickr

-

Romenos e búlgaros podem trabalhar livremente na União Europeia a partir de hoje, com o levantamento das últimas restrições no seu acesso ao mercado de trabalho europeu, o que gera preocupação no Reino Unido e na Alemanha.

As últimas restrições no acesso ao mercado de trabalho, que eram aplicadas a nove países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Reino Unido, Luxemburgo, Malta e Holanda), surgem sete anos após a adesão da Roménia e da Bulgária à União Europeia.

“Isto causa agitação sobretudo no Reino Unido e na Alemanha”, onde uma parte da imprensa e dos políticos falava na ameaça de uma “invasão”, salientou na terça-feira o diário romeno Romania Libera.

Membros do partido conservador britânico pediram até ao último momento ao Governo que adiasse a abertura do mercado de trabalho, considerando que “a vaga de imigrantes romenos e búlgaros iria pesar sobre os serviços públicos”.

Na Alemanha, o partido conservador da Baviera, ligado à chanceler Angela Merkel, também se manifestou contra o levantamento das restrições, mas o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, salientou que a “livre circulação de pessoas é uma oportunidade” para o país.

Já em Espanha, que acolhe cerca de um milhão de romenos e também muitos búlgaros, esta questão não suscitou qualquer polémica.

O primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, e responsáveis búlgaros garantiram que não se iria registar uma vaga de emigração a partir de hoje.

“Os cidadãos querem um bom trabalho, um bom salário e justiça no seu país e não comprar um bilhete simples para deixar a Bulgária”, disse na noite de terça-feira o Presidente búlgaro, Rossen Pleneliev, na sua mensagem de ano novo.

Vários analistas independentes consideram que as grandes vagas de emigração da Roménia e Bulgária já tiveram lugar.

Desde a queda do comunismo, cerca de três milhões de romenos e um milhão de búlgaros emigraram, na sua maioria para Espanha e Itália.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vem mas é para estender a “pata” “dá dinheirinho senor” coma a filharada toda a pedir e irem cravar ajuda na segurança social e a lixar o Tuga legitimo, isso é que é…
    Já para não falar dos “extras” deles, gamar…

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …