/

Sobe para 10 número de mortos em Toronto. Atropelamento foi deliberado

4

Um total de dez pessoas morreram e 15 ficaram feridas na sequência do atropelamento ocorrido, esta segunda-feira, na cidade canadiana de Toronto que as autoridades classificam como um “ato deliberado”.

O condutor da carrinha, um jovem de 25 anos oriundo da cidade vizinha de Richmond Hill, que subiu o passeio e causou as dez mortes atuou de maneira deliberada, afirmou o chefe de polícia Mark Saunders.

Já o ministro da Segurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, afastou a possibilidade de alargar a investigação para já, por considerar que se tratou de um ato isolado do condutor.

“Os eventos que aconteceram nas ruas atrás de nós são horrendos, mas não parecem estar ligados de alguma forma à segurança nacional, com base nas informações disponíveis neste momento”, disse ainda o governante, citado pelo Expresso.

Alek Minassian foi detido depois do atropelamento. As fotos e vídeos da detenção mostraram um homem agressivo, que inicialmente enfrenta um polícia empunhando o que parece ser uma pistola. Em seguida, o jovem de 25 anos larga o que tem na mão e é dominado e algemado sobre o ‘capot’ da viatura da polícia.

Segundo o Diário de Notícias, que cita a Reuters, o suspeito fazia parte de um programa para estudantes com necessidades especiais, na escola secundária de Thornlea.

Shereen Chami, um ex-colega, conta que o jovem andava sempre pelos corredores com a cabeça baixa, as mãos uma na noutra e a miar como um gato. “Não era uma pessoa sociável mas, pelo que me lembro, era absolutamente inofensivo“, recordou.

A conta de Facebook de Minassian já não está disponível mas, de acordo com o DN, uma versão básica ainda disponível online diz que, depois da escola secundária, o jovem frequentou o Seneca College em Toronto, de 2011 a abril de 2018, e lista como atividade desenvolvimento de software. Terá começado a trabalhar no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aberta do Seneca College em setembro de 2013.

O local onde ocorreu o atropelamento, uma artéria bastante frequentada da cidade, com passeios largos, onde muitos peões caminhavam durante a pausa de almoço, para aproveitar o dia de sol, “vai ser encerrada durante vários dias, porque o inquérito vai ser longo, com diversas testemunhas para ouvir e muitas imagens de câmaras de vigilância para visionar”, observou o subcomissário da polícia de Toronto, Peter Yuen.

“Os nossos corações estão com todos os afetados”, declarou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, na Câmara dos Comuns, antes de o balanço ser conhecido.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, também qualificou de “tragédia” o atropelamento em massa e, em comunicado, afirmou que “os EUA apoiam o povo canadiano após este trágico evento”.

O incidente ocorreu quando Toronto acolhe uma reunião dos ministros da Segurança Pública do G7, depois de ter sido o anfitrião, durante o fim-de-semana, da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá).

ZAP // Lusa

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.