Tornados colocam 53 milhões de americanos em alerta

Aproximação de tornado vista da janela da Biblioteca Harold Washington, em Chicago (foto: YouTube/pushtoyota)

Aproximação de tornado vista da janela da Biblioteca Harold Washington, em Chicago (foto: YouTube/pushtoyota)

A cidade de Chicago e outras áreas da região centro-oeste dos Estados Unidos (Midwest) foram este domingo afetadas por fortes tempestades e algumas zonas estão em alerta devido a ameaça de tornados, segundo os serviços meteorológicos norte-americanos.

O alerta de tornado foi acionado em sete estados do norte e do centro do país (Illinois, Indiana, Iowa, Michigan, Missouri, Ohio e Wisconsin), indicou o Serviço de Meteorologia norte-americano, na sua página na Internet.

“Vários em rápida movimentação, intensos tornados, tempestades graves, granizo e ventos fortes são esperados nestas zonas”, informou o serviço, acrescentando que a situação é “particularmente perigosa”.

Alguns tornados chegaram a terra durante o dia de hoje. Imagens publicadas na imprensa local e na rede social Twitter mostravam árvores arrancadas, algumas caídas em cima de casas ou de carros.

O alerta de tornados inclui, entre outras, as cidades de Chicago, Detroit e Indianapolis.

Em Chicago, um jogo de futebol norte-americano entre as equipas Chicago Bears e Baltimore Ravens foi suspenso durante um período por causa do vento e da chuva.

Os adeptos foram convidados a deixar as bancadas e a refugiar-se nos corredores do estádio, de acordo com o jornal Chicago Tribune.

Tornado causa 2 mortes no Illinois

O chefe da agência de gestão de emergências de Illinois, Jonathon Monken, confirmou à CNN a morte de duas pessoas no estado.

Segundo Monken, 70 casas foram completamente destruídas em duas áreas diferentes e centenas foram danificadas severamente. Quatro abrigos da Cruz Vermelha foram abertas na zona afetada.

De acordo com a NBC, pelo menos 37 pessoas ficaram feridas em Peoria, sendo que sete delas apresentavam ferimentos graves.

ZAP/MA/AE-DJN/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …