Calamidade pública: Tornado em Paredes deixa 50 desalojados e empregos em risco

aaronHwarre / Flickr

-

Cerca de 50 residentes de quatro freguesias de Paredes ficaram desalojados, durante a noite, em consequência de um tornado que danificou dezenas de habitações, disse à Lusa fonte autárquica.

Segundo a vereadora Hermínia Moreira, da edilidade de Paredes, o tornado foi sentido cerca de 3:00 sobretudo nas freguesias de Lordelo, Vilela, Sobrosa e Duas Igrejas.

“Viveram-se momentos assustadores durante a noite”, comentou.

Na maioria dos desalojados, já está assegurado alojamento, com o apoio das respectivas famílias, havendo apenas a situação de cinco pessoas que a câmara está a acompanhar para se encontrar uma solução.

Além dos estragos em dezenas de habitações, cujos telhados e janelas foram destruídos, a maioria em Duas Igrejas, registam-se ainda prejuízos no pavilhão desportivo da Escola Secundária de Vilela e na igreja e cemitério de Duas Igrejas.

As coberturas do pavilhão foram arrancadas pelo vento e levadas dezenas de metros. No cemitério, várias sepulturas foram danificadas e a igreja próxima também viu danificada a cobertura.

Na zona de Vilela há registo também de 30 árvores destruídas e prejuízos em instalações de fábricas.

Segundo a página da ANPC, estão nas freguesias de Vilela, Duas Igrejas e Lordelo 29 operacionais, entre os quais 19 bombeiros, acompanhados por nove veículos.

 

Dezenas de empregos em risco

Os ventos fortes sentidos durante a noite causaram graves prejuízos em duas fábricas, uma têxtil e outra de móveis, disse à Lusa o comandante dos bombeiros de Lordelo, Pedro Alves.

Segundo aquele elemento da proteção civil, as unidades fabris, ambas em Duas Igrejas, “ficaram muito destruídas, pondo em risco vários postos de trabalho”.

“Estão inoperacionais”, avançou.

Os danos mais graves ocorreram na fábrica de móveis, cujas paredes e telhado foram destruídas pelos ventos fortes. A fábrica de confeções, próxima da primeira, também ficou sem cobertura e uma das fachadas ficou destruída. As duas unidades empregam dezenas de pessoas, acrescentou.

O comandante disse também que os danos foram provocados por um tornado que arrancou telhados e várias árvores nas freguesias de Vilela, Duas Igrejas e Lordelo.

Às 12:40, havia o registo de 60 habitações danificadas na área operacional de Lordelo e no terreno mantinham-se 31 operacionais dos bombeiros daquela cidade, apoiados por sete viaturas.

Nas últimas horas, foram também desobstruídas duas estradas municipais que estavam encerradas devido à presença de árvores caídas e de outro material levado pelo vento.

O alarme para o fenómeno meteorológico foi dado cerca das 3:15.

“Neste momento, os bombeiros e os serviços municipais estão a fazer o levantamento exaustivo dos danos”, avançou também à Lusa.

Apesar dos danos materiais, não houve feridos.

Estão ainda sem energia as localidades de Vilela e Duas Igrejas, devido aos muitos postes de eletricidade que o fenómeno derrubou.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …