Tony Carreira propõe acordo por plágio: “10 mil euros para Pampilhosa e 10 mil para Pedrógão”

Tony Carreira quer pôr um ponto final na acusação por plágio pagando 20 mil euros: metade para os incêndios de Pampilhosa, onde nasceu, e outra metade para os de Pedrógão.

Chegou um pouco antes das 10 horas desta segunda-feira ao Campus da Justiça, em Lisboa, para ser presente ao juiz de instrução devido aos crimes de usurpação e contrafação (plágio de 11 músicas) de que está acusado. De lá saiu duas horas depois para revelar que foi proposto um acordo.

“Foi proposto foi um acordo que eu, desde o início, disse que aceitava. Não ficou hoje decidido porque estamos à espera da resposta do Nuno Rodrigues, autor da queixa. O proposto foi eu dar uma quantia de dinheiro para os incêndios de Pampilhosa da Serra e ainda um valor para os incêndios de Pedrógão Grande. Fica assim resolvido”, disse Tony Carreira aos jornalistas à saída do tribunal.

Questionado sobre se houve ou não plágio, a resposta foi: “Não, não. Claro que não houve” e “quanto às canções ficou resolvido com os devidos autores”.

O processo fica assim suspenso provisoriamente por um período de 4 meses. Durante os primeiros dez dias quer a Companhia Nacional de Música, que apresentou a queixa, pela mão de Nuno Rodrigues, quer Ricardo Landum (o outro arguido), que não estavam presentes hoje, têm de dizer se concordam com o acordo e assiná-lo. O que deverá acontecer, já que os seus representantes mostraram essa abertura.

Tony Carreira e Ricardo Landum terão de pagar o montante determinado no acordo. Assim sendo, Landum deverá entregar 2 mil euros a uma instituição de solidariedade à sua escolha e Tony os tais 20 mil euros. Com esta concordância, o processo poderá então terminar.

Numa entrevista televisiva, o cantor, que já tinha falado numa primeira fase, vetou todas as acusações, disse estar disposto a pagar, mas que não daria nem um cêntimo à Companhia que apresentou a queixa, a qual classificou de “oportunista e injustificada”.

A sessão de hoje decorreu à porta fechada. Tony está acusado de plagiar 11 músicas, entre as quais “Sonhos de Menino” e “Depois de Ti Mais Nada”.

Se o caso chegasse a julgamento, especialistas e o tribunal teriam de decidir se Tony Carreira se apropriou indevidamente dos 11 temas, se havia compassos ou notas que se repetiam entre a versão original e a do artista português e se existia alteração de tempos artísticos.

// Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …