Tony Carreira propõe acordo por plágio: “10 mil euros para Pampilhosa e 10 mil para Pedrógão”

Tony Carreira quer pôr um ponto final na acusação por plágio pagando 20 mil euros: metade para os incêndios de Pampilhosa, onde nasceu, e outra metade para os de Pedrógão.

Chegou um pouco antes das 10 horas desta segunda-feira ao Campus da Justiça, em Lisboa, para ser presente ao juiz de instrução devido aos crimes de usurpação e contrafação (plágio de 11 músicas) de que está acusado. De lá saiu duas horas depois para revelar que foi proposto um acordo.

“Foi proposto foi um acordo que eu, desde o início, disse que aceitava. Não ficou hoje decidido porque estamos à espera da resposta do Nuno Rodrigues, autor da queixa. O proposto foi eu dar uma quantia de dinheiro para os incêndios de Pampilhosa da Serra e ainda um valor para os incêndios de Pedrógão Grande. Fica assim resolvido”, disse Tony Carreira aos jornalistas à saída do tribunal.

Questionado sobre se houve ou não plágio, a resposta foi: “Não, não. Claro que não houve” e “quanto às canções ficou resolvido com os devidos autores”.

O processo fica assim suspenso provisoriamente por um período de 4 meses. Durante os primeiros dez dias quer a Companhia Nacional de Música, que apresentou a queixa, pela mão de Nuno Rodrigues, quer Ricardo Landum (o outro arguido), que não estavam presentes hoje, têm de dizer se concordam com o acordo e assiná-lo. O que deverá acontecer, já que os seus representantes mostraram essa abertura.

Tony Carreira e Ricardo Landum terão de pagar o montante determinado no acordo. Assim sendo, Landum deverá entregar 2 mil euros a uma instituição de solidariedade à sua escolha e Tony os tais 20 mil euros. Com esta concordância, o processo poderá então terminar.

Numa entrevista televisiva, o cantor, que já tinha falado numa primeira fase, vetou todas as acusações, disse estar disposto a pagar, mas que não daria nem um cêntimo à Companhia que apresentou a queixa, a qual classificou de “oportunista e injustificada”.

A sessão de hoje decorreu à porta fechada. Tony está acusado de plagiar 11 músicas, entre as quais “Sonhos de Menino” e “Depois de Ti Mais Nada”.

Se o caso chegasse a julgamento, especialistas e o tribunal teriam de decidir se Tony Carreira se apropriou indevidamente dos 11 temas, se havia compassos ou notas que se repetiam entre a versão original e a do artista português e se existia alteração de tempos artísticos.

// Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias. Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares …

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …