Tony Carreira propõe acordo por plágio: “10 mil euros para Pampilhosa e 10 mil para Pedrógão”

3

Tony Carreira quer pôr um ponto final na acusação por plágio pagando 20 mil euros: metade para os incêndios de Pampilhosa, onde nasceu, e outra metade para os de Pedrógão.

Chegou um pouco antes das 10 horas desta segunda-feira ao Campus da Justiça, em Lisboa, para ser presente ao juiz de instrução devido aos crimes de usurpação e contrafação (plágio de 11 músicas) de que está acusado. De lá saiu duas horas depois para revelar que foi proposto um acordo.

“Foi proposto foi um acordo que eu, desde o início, disse que aceitava. Não ficou hoje decidido porque estamos à espera da resposta do Nuno Rodrigues, autor da queixa. O proposto foi eu dar uma quantia de dinheiro para os incêndios de Pampilhosa da Serra e ainda um valor para os incêndios de Pedrógão Grande. Fica assim resolvido”, disse Tony Carreira aos jornalistas à saída do tribunal.

Questionado sobre se houve ou não plágio, a resposta foi: “Não, não. Claro que não houve” e “quanto às canções ficou resolvido com os devidos autores”.

O processo fica assim suspenso provisoriamente por um período de 4 meses. Durante os primeiros dez dias quer a Companhia Nacional de Música, que apresentou a queixa, pela mão de Nuno Rodrigues, quer Ricardo Landum (o outro arguido), que não estavam presentes hoje, têm de dizer se concordam com o acordo e assiná-lo. O que deverá acontecer, já que os seus representantes mostraram essa abertura.

Tony Carreira e Ricardo Landum terão de pagar o montante determinado no acordo. Assim sendo, Landum deverá entregar 2 mil euros a uma instituição de solidariedade à sua escolha e Tony os tais 20 mil euros. Com esta concordância, o processo poderá então terminar.

Numa entrevista televisiva, o cantor, que já tinha falado numa primeira fase, vetou todas as acusações, disse estar disposto a pagar, mas que não daria nem um cêntimo à Companhia que apresentou a queixa, a qual classificou de “oportunista e injustificada”.

A sessão de hoje decorreu à porta fechada. Tony está acusado de plagiar 11 músicas, entre as quais “Sonhos de Menino” e “Depois de Ti Mais Nada”.

Se o caso chegasse a julgamento, especialistas e o tribunal teriam de decidir se Tony Carreira se apropriou indevidamente dos 11 temas, se havia compassos ou notas que se repetiam entre a versão original e a do artista português e se existia alteração de tempos artísticos.

// Move

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.