Todos querem Salgueiro Maia no Panteão

(dr) Alfredo Cunha / Fundação Mário Soares

Salgueiro Maia, 25 de abril (detalhe)

Quando Eusébio faleceu, logo surgiu uma espécie de consenso para que o seu corpo fosse trasladado para o Panteão Nacional. Desde lá, várias vozes se levantaram para garantir que outras figuras históricas também tenham o seu lugar no monumento. Esta semana foi a vez da defesa do Salgueiro Maia.

Panteão Nacional

Depois de Sophia de Mello Breyner e Eusébio, é a vez do Salgueiro Maia entrar na “fila” para entrar no Panteão Nacional.

Tudo começou esta terça-feira, quando o socialista Manuel Alegre apelou a todos os deputados para que aprovem a trasladação do corpo do capitão de Abril Salgueiro Maia para o Panteão Nacional, no âmbito do 40º aniversário do 25 de Abril.

A trasladação seria a “homenagem nunca prestada” ao “herói e símbolo do 25 de Abril Salgueiro Maia”, afirmou Manuel Alegre durante o seu discurso na “sessão cívica em defesa da Constituição, da democracia e do Estado social”, que teve lugar, ao final da tarde de ontem, no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra.

Esta quarta-feira, Eduardo Lourenço também se juntou à causa: “Não tenho nada contra. Se querem representar o 25 a por alguém que teve uma atitude que foi importante para o triunfo desse movimento, porque não? Estará lá melhor do que outros”, afirmou aos jornalistas no final de um almoço-conferência na associação 25 de Abril, em Lisboa.

Quem também se juntou à “claque” foi Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril. “Nós já tivemos essa ideia, lançámos a ideia, mas as dificuldades foram tão grandes, as burocracias eram tantas, que nós decidimos não formalizar uma proposta concreta”, afirmou aos jornalistas.

“Achámos também que não devem ser os militares de Abril a avançar com este tipo de propostas”, acrescentou Vasco Lourenço, que considerou que deve ser “o poder” a promover a iniciativa. No entanto, o presidente da Associação 25 de Abril não espera esse gesto do atual Governo: “o atual poder não tem nada a ver com o 25 de Abril, antes pelo contrário, tem feito tudo para procurar destruir o 25 de Abril”, argumentou. Para Vasco Lourenço, assumir o 25 de Abril é também assumir que um seu representante deve estar no panteão nacional.

Quem está no Panteão?

O Panteão Nacional, localizado em Lisboa na Igreja de Santa Engrácia, em Santa Clara, acolhe os túmulos de grandes personalidades da história portuguesa.

Entre as figuras ilustres aí sepultadas, encontram-se sobretudo presidentes da República e escritores, além do general Humberto Delgado e de Amália Rodrigues, a única mulher presente. É a estes nomes, portanto, que se irá juntar, entre abril e julho deste ano, a escritora Sophia de Mello Breyner e, posteriormente, o jogador de futebol Eusébio.

Atualmente, as personalidades sepultadas no Panteão Nacional são:

  • Almeida Garrett, escritor e político (1799-1854), trasladado em 1966
  • Guerra Junqueiro, escritor (1850-1923), trasladado em 1966
  • João de Deus, escritor (1830-1896), trasladado em 1966
  • Óscar Carmona, presidente da República (1869-1951), trasladado em 1966
  • Sidónio Pais, presidente da República (1872-1918), trasladado em 1966
  • Teófilo Braga, presidente da República (1843-1924), trasladado em 1966
  • Humberto Delgado, opositor ao Estado Novo (1906-1965), trasladado em 1990
  • Amália Rodrigues, fadista (1920-1999), trasladada em 2001
  • Manuel de Arriaga, presidente da República (1840-1917), trasladado em 2004
  • Aquilino Ribeiro, escritor (1885-1963), trasladado em  2007

Além das sepulturas, é possível encontrar também memoriais de heróis da História de Portugal, tais como Nuno Álvares Pereira, o Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Vasco da Gama e Afonso de Albuquerque.

Em Coimbra, o Mosteiro de Santa Cruz, que também tem o estatuto de Panteão Nacional, acolhe os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal: D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

Aline Flor, ZAP (com Lusa)

PARTILHAR

RESPONDER

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …