/

Sophia de Mello Breyner vai para o Panteão Nacional antes de Eusébio

Carlos Botelho / Wikimedia

Sophia de Mello Breyner Andersen

Sophia de Mello Breyner Andersen

O corpo da poetisa Sophia de Mello Breyner Andersen vai ser trasladado para o Panteão Nacional este ano e ainda antes de Eusébio, revelou esta sexta-feira a TSF. A estrela do futebol português só deverá ganhar um lugar no monumento em 2015.

De acordo com a emissora, os partidos com assento parlamentar chegaram a acordo, “em segredo”, já no ano passado para transferir para o Panteão Nacional os restos mortais de um dos nomes mais sonantes da poesia portuguesa do séc. XX. O corpo seria trasladado no dia 25 de abril, ao completarem-se 40 anos desde a revolução dos cravos, ou em 2 de julho, no 10º aniversário da morte da escritora.

Segundo a TSF, a família de Sophia de Mello Breyner já foi contactada por representantes da Assembleia da República e não levantou objeções à trasladação do corpo. O jornalista Miguel Sousa Tavares, filho da poetisa, disse à estação de rádio que a família se sentiu honrada com a distinção e que, pessoalmente, gostaria que a cerimónia acontecesse no 25 de Abril.

Sophia de Mello Breyner Andresen, falecida em 2004, foi a primeira mulher a receber o Prémio Camões, em 1999. Era também conhecida como a “poetisa de Abril”.

O Panteão Nacional é um monumento localizado na igreja de Santa Engrácia, em Lisboa, e acolhe os túmulos de grandes vultos da história portuguesa, desde nomes da política como o General Humberto Delgado até estrelas que levaram a música nacional a brilhar lá fora, como Amália Rodrigues.

ZAP

 

Eusébio

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.