Sophia de Mello Breyner vai para o Panteão Nacional antes de Eusébio

Carlos Botelho / Wikimedia

Sophia de Mello Breyner Andersen

Sophia de Mello Breyner Andersen

O corpo da poetisa Sophia de Mello Breyner Andersen vai ser trasladado para o Panteão Nacional este ano e ainda antes de Eusébio, revelou esta sexta-feira a TSF. A estrela do futebol português só deverá ganhar um lugar no monumento em 2015.

Eusébio

De acordo com a emissora, os partidos com assento parlamentar chegaram a acordo, “em segredo”, já no ano passado para transferir para o Panteão Nacional os restos mortais de um dos nomes mais sonantes da poesia portuguesa do séc. XX. O corpo seria trasladado no dia 25 de abril, ao completarem-se 40 anos desde a revolução dos cravos, ou em 2 de julho, no 10º aniversário da morte da escritora.

Segundo a TSF, a família de Sophia de Mello Breyner já foi contactada por representantes da Assembleia da República e não levantou objeções à trasladação do corpo. O jornalista Miguel Sousa Tavares, filho da poetisa, disse à estação de rádio que a família se sentiu honrada com a distinção e que, pessoalmente, gostaria que a cerimónia acontecesse no 25 de Abril.

Sophia de Mello Breyner Andresen, falecida em 2004, foi a primeira mulher a receber o Prémio Camões, em 1999. Era também conhecida como a “poetisa de Abril”.

O Panteão Nacional é um monumento localizado na igreja de Santa Engrácia, em Lisboa, e acolhe os túmulos de grandes vultos da história portuguesa, desde nomes da política como o General Humberto Delgado até estrelas que levaram a música nacional a brilhar lá fora, como Amália Rodrigues.

ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …