Sophia de Mello Breyner vai para o Panteão Nacional antes de Eusébio

Carlos Botelho / Wikimedia

Sophia de Mello Breyner Andersen

Sophia de Mello Breyner Andersen

O corpo da poetisa Sophia de Mello Breyner Andersen vai ser trasladado para o Panteão Nacional este ano e ainda antes de Eusébio, revelou esta sexta-feira a TSF. A estrela do futebol português só deverá ganhar um lugar no monumento em 2015.

Eusébio

De acordo com a emissora, os partidos com assento parlamentar chegaram a acordo, “em segredo”, já no ano passado para transferir para o Panteão Nacional os restos mortais de um dos nomes mais sonantes da poesia portuguesa do séc. XX. O corpo seria trasladado no dia 25 de abril, ao completarem-se 40 anos desde a revolução dos cravos, ou em 2 de julho, no 10º aniversário da morte da escritora.

Segundo a TSF, a família de Sophia de Mello Breyner já foi contactada por representantes da Assembleia da República e não levantou objeções à trasladação do corpo. O jornalista Miguel Sousa Tavares, filho da poetisa, disse à estação de rádio que a família se sentiu honrada com a distinção e que, pessoalmente, gostaria que a cerimónia acontecesse no 25 de Abril.

Sophia de Mello Breyner Andresen, falecida em 2004, foi a primeira mulher a receber o Prémio Camões, em 1999. Era também conhecida como a “poetisa de Abril”.

O Panteão Nacional é um monumento localizado na igreja de Santa Engrácia, em Lisboa, e acolhe os túmulos de grandes vultos da história portuguesa, desde nomes da política como o General Humberto Delgado até estrelas que levaram a música nacional a brilhar lá fora, como Amália Rodrigues.

ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2020-21. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …