Sophia vai hoje para o Panteão

D.R.

-

O corpo da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, falecida há dez anos, é traslado esta quarta-feira do cemitério de Carnide para o Panteão Nacional, em Lisboa, numa cerimónia que se inicia às 16h30 e deverá terminar pelas 20h30.

Panteão Nacional

A Assembleia da República, em fevereiro, decidiu por unanimidade dar honras de Panteão Nacional à autora de “A menina do mar”, como forma de homenagear “a escritora universal, a mulher digna, a cidadã corajosa, a portuguesa insigne“, e de evocar o seu exemplo de “fidelidade aos valores da liberdade e da justiça”, como se lê no texto parlamentar.

A urna com os restos mortais de Sophia de Mello Breyner Andresen sai, pelas 16h30, do Cemitério de Carnide, seguindo o cortejo fúnebre para a Capela do Rato, onde, pelas 17h15, é rezada uma missa pelo patriarca Manuel Clemente e pelo padre Tolentino de Mendonça, com a presença da família.

O cortejo, escoltado pela GNR, sai da capela em direção ao Panteão Nacional, passando pela Assembleia da República. O armão militar que transporta a urna contendo os restos mortais da poetisa está previsto chegar pelas 19h ao adro do Panteão Nacional, onde dará entrada pelo lado nascente, do campo de Santa Clara.

Honras de Panteão Nacional

À cerimónia, no Panteão, assistem a família, o Presidente da República, a presidente da Assembleia da República, o Primeiro-ministro e outras altas individualidades do Estado.

Escutado o Hino Nacional pelo Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, José Manuel dos Santos, membro da Academia Nacional de Belas Artes, fará a evocação da poetisa, seguindo-se uma atuação da Companhia Nacional de Bailado, que voltará a ter outra, entre o discurso da presidente da Assembleia da República e o do Chefe de Estado, ao qual se seguirá a difusão de uma gravação, de 1957, de uma leitura de poemas por Sophia de Mello Breyner Andresen.

Pelas 20h, Aníbal Cavaco Silva, Assunção Esteves e Pedro Passos Coelho assinam o Termo de Sepultura no Panteão Nacional, será ouvido o “Magnificat” de Bach, pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos, que interpretará em seguida o Hino Nacional.

Os militares da GNR transportarão então a urna para o interior do Panteão até à sala onde se encontra a arca tumular, onde ficará depositada, e escutar-se-á o toque de clarim pela GNR, assinalando o final da cerimónia.

A arca tumular de Sophia de Mello Breyner Andresen ficará na sala onde se encontram as do general Humberto Delgado e do escritor Aquilino Ribeiro.

Numa outra sala estão as arcas tumulares de Amália Rodrigues, de João de Almeida Garrett, Abílio Guerra Junqueiro e João de Deus e, numa outra, as dos presidentes da República Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …