//

TikTok chega a acordo com a atriz de voz responsável por transformar texto em fala na aplicação

Atriz diz ter autorizado o uso da sua voz para traduções de textos em mandarim, pelo que ainda não é percetível como é que acabou ser usada na rede social.

O TikTok chegou a um acordo extrajudicial com Bev Standing, a atriz responsável por dar voz às publicados naquela rede social na chamada função text-to-speech, ou seja, transformar um texto em discurso. Standing acusava o TikTok de utilizar a sua voz sem autorização, já que uma versão robótica de uma voz humana muito semelhante à de Standing tem sido usada para dar som aos vídeos dos utilizadores daquela rede social há alguns meses.

O seu representante afirmou ao site The Verge que os detalhes do acordo ainda estavam a ser finalizados e os detalhes relacionados com o pagamento a ser acertados, pelo que não poderiam ser revelados. “Eles chegaram a uma resolução amigável”, esclareceu Robert Sciglimpaglia. Ainda assim, o advogado revelou que o TikTok vai legalizar o uso da voz de Standing no âmbito do acordo, mas caberá à rede social decidir se a vai usar.

Até agora ainda não foi possível perceber como é que a voz da mulher acabou a ser usada na rede social. Standing admitiu ter feito gravações para funções de text-to-speech há alguns anos, mas estas destinavam-se a traduções de textos em mandarim. Não era suposto a voz ser usada para outro fim. Mas a verdade é que tal veio mesmo a acontecer, com os vídeos no TikTok com a sua voz a tornarem-se fenómenos de popularidade global.

Em maio, aquando da apresentação da queixa, a mulher afirmou que “independentemente do que faça” acredita que a situação irá “afetar” a sua vida profissional. O TikTok nunca se pronunciou sobre o tema, confirmando ou negando se a voz usada na aplicação é efetivamente a de Standing. No entanto, duas semanas após a apresentação da queixa, a voz usada pela rede social mudou. Em vez da voz de Standing, descrita como monótona, agora está disponível uma versão mas “otimista”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.