Tigre de um zoo de Nova Iorque testa positivo ao novo coronavírus

kohlmann.sascha / Flickr

Um tigre do jardim zoológico do Bronx em Nova Iorque, nos Estados Unidos, testou positivo ao novo coronavírus, indicou no domingo a instituição.

Em comunicado, o jardim zoológico detalha que o grande felino terá contraído o novo coronavírus oriundo da China, que provoca a doença covid-19, através de um guarda que, na altura, não apresentava qualquer sintoma.

Este tigre malaio de quatro anos de nome Nadia, a sua irmã Azul, dois tigres siberianos e três leões de África sofrem todos de tosse seca, mas deverão restabelecer-se completamente, indicou o zoo, dando conta que apenas o teste feito a Nadia deu positivo.

“Testámos o felino e tomámos todas as precauções e asseguramos que qualquer conhecimento adquirido sobre a covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus) contribuirá para a compreensão deste novo coronavírus no mundo”, acrescenta o comunicado enviado à agência noticiosa AFP.

“Apesar de o seu apetite ter diminuído, os felinos do zoo do Bronx estão bem devido aos cuidados veterinários e permaneçam despertos e interativos com os seus guardas”.

“Não sabemos como se irá desenvolver esta doença entre os grandes felinos porque as diferentes espécies podem reagir de forma diferente às novas infeções, mas vamos continuar a vigiá-los de perto e a antecipar um completo restabelecimento”, indicou ainda a instituição nova-iorquina na mesma nota de imprensa.

Os quatro zoos e o aquário da cidade de Nova Iorque, onde o número de mortes provocada pelo novo coronavírus já ultrapassa as 4.000, estão encerrados desde 16 de março.

No final de março um gato foi infetado pelo novo coronavírus na Bélgica, contaminado pelo seu dono que estava doente, referiam as autoridades sanitárias belgas que então excluíram qualquer risco de contaminação do animal ao homem.

Caso similares foram assinalados em Hong Kong, onde dois cães testaram positivo. Os animais teriam contraído o vírus junto de pessoas que os acolhiam.

O jardim zoológico do Bronx declarou que estão em vigor medidas preventivas para os guardas e todos os felinos dos zoos da cidade.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …