/

Tigre de um zoo de Nova Iorque testa positivo ao novo coronavírus

kohlmann.sascha / Flickr

Um tigre do jardim zoológico do Bronx em Nova Iorque, nos Estados Unidos, testou positivo ao novo coronavírus, indicou no domingo a instituição.

Em comunicado, o jardim zoológico detalha que o grande felino terá contraído o novo coronavírus oriundo da China, que provoca a doença covid-19, através de um guarda que, na altura, não apresentava qualquer sintoma.

Este tigre malaio de quatro anos de nome Nadia, a sua irmã Azul, dois tigres siberianos e três leões de África sofrem todos de tosse seca, mas deverão restabelecer-se completamente, indicou o zoo, dando conta que apenas o teste feito a Nadia deu positivo.

“Testámos o felino e tomámos todas as precauções e asseguramos que qualquer conhecimento adquirido sobre a covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus) contribuirá para a compreensão deste novo coronavírus no mundo”, acrescenta o comunicado enviado à agência noticiosa AFP.

“Apesar de o seu apetite ter diminuído, os felinos do zoo do Bronx estão bem devido aos cuidados veterinários e permaneçam despertos e interativos com os seus guardas”.

“Não sabemos como se irá desenvolver esta doença entre os grandes felinos porque as diferentes espécies podem reagir de forma diferente às novas infeções, mas vamos continuar a vigiá-los de perto e a antecipar um completo restabelecimento”, indicou ainda a instituição nova-iorquina na mesma nota de imprensa.

Os quatro zoos e o aquário da cidade de Nova Iorque, onde o número de mortes provocada pelo novo coronavírus já ultrapassa as 4.000, estão encerrados desde 16 de março.

No final de março um gato foi infetado pelo novo coronavírus na Bélgica, contaminado pelo seu dono que estava doente, referiam as autoridades sanitárias belgas que então excluíram qualquer risco de contaminação do animal ao homem.

Caso similares foram assinalados em Hong Kong, onde dois cães testaram positivo. Os animais teriam contraído o vírus junto de pessoas que os acolhiam.

O jardim zoológico do Bronx declarou que estão em vigor medidas preventivas para os guardas e todos os felinos dos zoos da cidade.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.