Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como “moeda de troca” para agradar ao Chega

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado Adjunto, Tiago Antunes

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como “moeda de troca” para o governo dos Açores.

A Constituição surge como moeda de troca de um acordo para chegar ao poder. Fico preocupado que se venda a Constituição em troca de um governo regional”, disse o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, no podcast Política com Palavra do PS.

Como a revisão da Constituição e a reforma da justiça “estão na reforma do PSD, tudo indica que é a concretização de uma promessa feita ao Chega. Acho francamente grave. Porque a Constituição não pode ser uma arma de barganha entre partidos para chegar ao poder nos Açores”, acrescentou.

Segundo o Público, o governante apontou ainda o facto de o líder social-democrata não ter divulgado o articulado das propostas: “Isso deixou-me inquieto. O que tem a agenda escondida do PSD?”, questionou.

Sobre as reformas, Tiago Antunes frisou que não são o foco do país neste momento. “A revisão constitucional ou a reforma do sistema eleitoral estão em 59.º lugar na prioridade dos portugueses”, referiu.

A recuperação da economia, das aprendizagens, o reforço do SNS, a conclusão do processo de vacinação e o combate à desproteção laboral são as preocupações do Governo.

Rui Rio propôs uma reforma “moderada” do sistema eleitoral que passa por uma redução de 15 deputados, um desdobramento dos maiores círculos eleitorais e pela criação de um círculo nacional de compensação.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …