/

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como “moeda de troca” para agradar ao Chega

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado Adjunto, Tiago Antunes

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como “moeda de troca” para o governo dos Açores.

A Constituição surge como moeda de troca de um acordo para chegar ao poder. Fico preocupado que se venda a Constituição em troca de um governo regional”, disse o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, no podcast Política com Palavra do PS.

Como a revisão da Constituição e a reforma da justiça “estão na reforma do PSD, tudo indica que é a concretização de uma promessa feita ao Chega. Acho francamente grave. Porque a Constituição não pode ser uma arma de barganha entre partidos para chegar ao poder nos Açores”, acrescentou.

Segundo o Público, o governante apontou ainda o facto de o líder social-democrata não ter divulgado o articulado das propostas: “Isso deixou-me inquieto. O que tem a agenda escondida do PSD?”, questionou.

Sobre as reformas, Tiago Antunes frisou que não são o foco do país neste momento. “A revisão constitucional ou a reforma do sistema eleitoral estão em 59.º lugar na prioridade dos portugueses”, referiu.

A recuperação da economia, das aprendizagens, o reforço do SNS, a conclusão do processo de vacinação e o combate à desproteção laboral são as preocupações do Governo.

Rui Rio propôs uma reforma “moderada” do sistema eleitoral que passa por uma redução de 15 deputados, um desdobramento dos maiores círculos eleitorais e pela criação de um círculo nacional de compensação.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.