May enfrenta moção de censura do próprio partido e pode cair hoje

David Levenson / Pool

Os ingleses foram acordados esta manhã com a notícia de que Theresa May vai enfrentar uma moção de censura esta quarta-feira por parte do próprio grupo parlamentar conservador.

O anúncio foi feito por Graham Brady, responsável pelo Comité 1922, que tem como incumbência receber as cartas de deputados conservadores que queiram ativar o processo. Ao serem recebidas 48, o processo é aberto – que aconteceu esta madrugada. A votação irá decorrer ainda esta quarta-feira e, se Theresa May for derrotada, será automaticamente substituída por um novo líder que os conservadores elejam.

Theresa May esteve a percorrer várias capitais europeias a tentar uma renegociação urgente do acordo, cuja votação foi adiada uma vez que teria sido chumbado no Parlamento.

Enquanto isso, alguns membros do partido conservador estiveram a movimentar-se nos bastidores no sentido de levar pelo menos 48 deputados do partido a comunicarem a perda de confiança na liderança do governo. O deputado Jacob Rees-Mogg, eurocético conhecido pela sua postura a favor de um hard Brexit — deu início a este processo, entregando a primeira das 48 cartas a pedir uma moção de censura.

De acordo com o Observador, os procedimentos do dia já estão agendados, avançou Graham Brady. Ao 12h00, vai acontecer o debate semanas no Parlamento; às 14h00, a primeira-ministra britânica vai reunir com o Conselho de Ministros; e às 17h com o Comité 1922. A votação da moção de censura tem início às 18h00, estando o anúncio dos resultados previsto para pouco depois das 20h00.

Theresa May não se admite

A primeira-ministra já falou sobre a situação, num púlpito à frente da porta da sua residência oficial.

Vou contestar a moção de censura”, anunciou Theresa May. “Vou lutar contra esta moção com todas as forças que tenho.”

“Decidi candidatar-se à liderança porque queria um futuro melhor, uma economia forte, um país onde ninguém fica para trás”, começa por explicar, em jeito de balanço. “Neste momento crucial da nossa História, isso significa conseguir o Brexit mas ter um acordo com a União Europeia.”

Theresa May disse que, durante o dia de terça-feira, esteve reunida com a chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e o presidente da comissão europeia, Jean-Claude Juncker. “Estamos a fazer progressos”, avançou.

May relembrou que um novo primeiro-ministro teria de suspender ou alargar o período da entrada em vigor do Artigo 50 – que prevê a saída do país da UE a 29 de março de 2019 – , e que isso iria “contra a vontade expressa do povo”.

“Os conservadores não podem ser um partido de um tema só. Nós somos o partido de toda a nação”, disse Theresa May. “Moderados, pragmáticos, mainstream. Comprometidos em unir o país e construir um pais que funciona para todos”, continuou. “Quero cumprir o Brexit pelo qual as pessoas votaram e construir um país que funciona para todos.”

“Semanas passadas a lutarmos internamente só nos enfraqueceria”, declarou, deixando mais uma vez claro porque recusa a hipótese de suspender o processo do Brexit ou realizar um segundo referendo. “Continuo de pé, pronta para acabar este trabalho”, finaliza a primeira-ministra.

A votação secreta da moção de censura está entregue ao Comité 1922, o grupo parlamentar do Partido Conservador. Para vencer, Theresa May precisa de garantir o apoio de metade dos deputados mais um, ou seja, uma maioria simples – 158 votos.

Para já, pelo menos 48 conservadores (15% do total) entregaram cartas com o pedido oficial para a saída de May, mas só Graham Brady sabe exatamente quantos e quem foram. Se vencer, May garante imunidade — não poderá voltar a ser sujeita a uma moção de censura durante o próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …