Enquanto o Texas enfrenta uma vaga de frio, Ted Cruz decidiu ir para o México

jbouie / Flickr

Ted Cruz, senador republicano do Texas

O senador republicano do Texas foi apanhado a embarcar numa viagem com destino a Cancún, no México, numa altura em que muitos norte-americanos estão sem água e eletricidade por causa de uma vaga de frio.

Numa altura em que milhões de texanos tentam, como podem, enfrentar a vaga de frio que assola os Estados Unidos (já há pelo menos 30 mortes a lamentar), o senador republicano do Texas, Ted Cruz, foi apanhado no aeroporto, esta quarta-feira, a embarcar num voo com destino a Cancún, no México.

As fotografias do senador, acompanhado pela família, causaram indignação nas redes sociais e o episódio também não passou despercebido não só pela oposição democrata, como também por figuras do seu partido.

No dia seguinte, de volta à sua casa em Houston, o senador falou com os jornalistas, tendo admitido que a viagem “foi, obviamente, um erro” e que, “pensando bem, não o deveria ter feito”. À sua porta, um grupo de manifestantes exigia a sua demissão. E a razão dada pelo republicano para justificar a sua partida – “ser um bom pai” – só pareceu agravar ainda mais o cenário.

“Comecei a ter dúvidas quase no momento em que me sentei no avião porque, por um lado, todos nós que somos pais temos a responsabilidade de cuidar dos nossos filhos, cuidar da nossa família. É algo que os texanos têm feito em todo o estado”, disse Cruz, citado pela cadeia televisiva CNN.

“Mas também tenho uma responsabilidade que levo muito a sério pelo estado do Texas e, francamente, partir quando tantos texanos estavam a sofrer não me pareceu correto, por isso, mudei o meu voo de regresso e voltei no primeiro voo disponível”, acrescentou.

Num comunicado anterior, o político já tinha afirmado que só voou para o México para poder acompanhar as filhas, que lhe tinham pedido para “fazer uma viagem com amigos”.

“Como as aulas foram canceladas durante a semana, as nossas filhas pediram-nos para fazer uma viagem com amigos. Querendo ser um bom pai, voei com elas, ontem à noite, e volto ainda esta tarde”, podia ler-se na nota.

No entanto, o jornal New York Times teve acesso a mensagens enviadas pela sua mulher, Heidi, que pintam um quadro muito diferente, nas quais pergunta numa conversa privada com um grupo de amigos se “alguém quer ou pode sair por uma semana”, porque a casa onde vivem está “congelada”.

“Podemos ir para Cancún”, terá dito numa outra mensagem, fazendo referência a um “voo direto” e a “hotéis com disponibilidade”, e sugerindo que a viagem durasse até domingo.

Heidi terá ainda recordado que a família já ficou “muitas vezes” hospedada no Ritz-Carlton, em Cancún, e destacado que o resort tinha uma excelente segurança e que estava com preços muito bons naquela semana.

De acordo com o jornal nova-iorquino, a decisão de ir para o calor do México, quando muitos texanos estão sem eletricidade e água em casa, pode ter-lhe custado o sucesso das suas ambições políticas. Ted Cruz já concorreu à Presidência uma vez e é quase certo que o deseja fazer novamente em 2024, ou depois disso.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais um Trump…
    Milhões sem energia (devido a uma rede elétrica de 3° mundo desligada do resto dos EUA!), a pior onda de frio em décadas, milhões sem água, dezenas de mortes, etc, portanto o melhor é ir de férias!…

  2. Oh Eu, Mas então porque serve a riqueza e o poder? O homem não faz nada mal.
    São os idiotas mentecaptos que seguem tipos como Trump, Bolsonaro e Ventura, que lhes dão força política

  3. Se querem ver um estado americano falhado olhem para a Califórnia. Tem mais sem-abrigo que o resto dos EUA juntos. As pessoas não conseguem pagar uma casa, as empresas estão submersas em impostos.
    5 milhões de californianos abandonaram o estado na última década.
    Sabem para onde foi a maioria? Para o Texas!

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …