Testes em massa em cidade italiana parecem ter travado o surto da Covid-19

Maxim Shipenkov / EPA

Vò, uma pequena cidade no norte de Itália, pode mostrar como lidar com o novo coronavírus após as autoridades de saúde terem travado a disseminação da Covid-19, evitando novas infeções.

A primeira morte da Itália pela Covid-19 foi registada na cidade de Vò, no norte do país, uma comunidade de 3.300 habitantes na província de Pádua, a 50 quilómetros de Veneza. Os cientistas envolvidos dizem que foi uma iniciativa experimental que lhes permitiu criar um “quadro epidemiológico” completo da Covid-19, de acordo com o Financial Times.

Desde o início do surto, as autoridades têm testado e voltado a testar todos os habitantes da cidade – com ou sem sintomas. De acordo com a Newsweek, entre metade e três quartos das pessoas com Covid-19 em Vò, eram assintomáticas.

Quem testasse positivo nestes testes, era colocado em quarentena – assim como todas as pessoas com quem entrara em contato.

Os testes começaram no final de fevereiro, quando aproximadamente 3% dos residentes de Vò estavam infectados com o vírus que causa a Covid-19. Metade era assintomática: não apresentava sintomas como febre, tosse e falta de ar típicos da doença. Uma segunda rodada de testes dias depois revelou que a taxa de infeção tinha caído para 0,3%.

“No segundo teste realizado, registamos uma queda de 90% na taxa de casos positivos. E de todos os que foram positivos no segundo teste, oito pessoas eram assintomáticas”, disse a professora Andrea Crisanti, especialista em infeções no Imperial College London, em período sabático na Universidade de Pádua, em declarações à Sky News.

O sucesso da experiência sugere que testes agressivos combinados com quarentena completa de qualquer pessoa que possa estar infetada pode ajudar a conter o surto noutros lugares.

Ao testar toda a gente, as autoridades locais conseguiram colocar em quarentena portadores assintomáticos – algo que não poderia ser alcançado com métodos de teste mais típicos usados para confirmar o Covid-19 em pessoas que já apresentavam sinais da doença.

“Conseguimos conter o surto aqui porque identificámos e eliminámos as infeções submersas e isolámo-las”, disse Crisanti. “É isso que faz a diferença.”

“É claro que não se pode testar todos os italianos – mas pode-se testar pessoas próximas daqueles que são assintomáticos”, disse Crisanti. “Devemos usar casos assintomáticos como um sino de alarme para ampliar a nossa ação”.

Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde instou mais países a testar, isolar e rastrear novos casos de Covid-19 para conter a propagação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …